Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras

Organizado por entidades de mulheres negras do interior, Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras. Em diálogo com a capital, quilombos e o litoral, o evento, que reúne cerca de 300 mulheres de 28 cidades paulistas, debate as demandas das mulheres negras de São Paulo.

Por Suelaine Carneiro

Encontro Estadual de Mulheres Negras – Campinas/SP – Mulheres Negras 30 ano (Foto: Maria Sylvia)

Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras

A abertura foi  realizada no dia 31 de agosto, na Casa de Cultura Tainã, um espaço de cultura negra. É uma organização comprometida com  a preservação da memória ancestral negra e o enfrentamento ao racismo, na conexão entre a Rota dos Baobás, com a inclusão digital e a discussão sobre os territórios.

Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras
Campinas sedia Encontro Estadual de Mulheres Negras

Encontro Estadual de Mulheres Negras – Campinas/SP – Mulheres Negras 30 ano (Foto: Maria Sylvia)

O dia 01/9 começou com a apresentação  do panorama da construção do Encontro, com apresentações de Lucia Castro, da Comissão de Mulheres Negras do Interior, Neon Cunha – ativista trans independente e Andreia  Alves,   da Mulheres Negras de São Paulo, representantes do Estado de SP na coordenação do Encontro Nacional de Mulheres Negras.

O tema Política e Trabalho, contou com a mediação de Ana Almeida, da Unegro de Ribeirão Preto e a participação de Nilza Iraci de Geledés Instituto da Mulher Negra, a Mãe Mameto Dango da família da Gomeia, uma das fundadoras da Lavagem da Escadaria da Catedral de Campinas, junto com Mameto Oya Corajacy, da Casa do Arco IRIS Inzo Musambu Hongolo Menha, e a deputada estadual Leci Brandão, que abordaram as desigualdades e racismo no Estado de SP, o racismo religioso e os desafios da representação política negra.

Encontro Estadual de Mulheres Negras – Campinas/SP – Mulheres Negras 30 ano (Foto: Maria Sylvia)

Na parte da tarde serão abordados os temas educação e cultura , racismo religioso e racismo institucional, saúde mental, a questão geracional e a diversidade.

O evento irá até o dia 02/9, quando haverá a eleição das delegadas indicadas para o Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos: contra o racismo e a violência e pelo Bem Viver , que ocorrerá no mês de dezembro em Goiânia.

+ sobre o tema

A maldição do homem gentil

Algumas mulheres já me disseram que sou um homem...

França: Quem é Elisabeth Moreno, ministra para a igualdade de género ?

Após a derrota nas eleições municpais em França, o...

para lembrar

Candidato revela ser gay em horário político no Ceará; veja vídeo

Aílton Lopes (PSOL) diz ser gay na propaganda eleitoral...

Rio 2016: Simone Manuel calls out police brutality after historic Olympic swimming victory

Rio 2016: Simone Manuel calls out police brutality after...

Mulheres negras são mais vítimas de violência que as brancas

As mulheres negras são mais vítimas de violência que...

Não há nada de errado com as mulheres negras. Assim como as outras, somos maravilhosas!

Há algumas semanas, textos de ativistas do feminismo negro...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=