Câncer de mama: espera de negras para iniciar tratamento é mais longa

Enviado por / FonteViva Bem | UOL

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Cancer sugere que, após um diagnóstico de câncer de mama, mulheres negras têm uma espera mais longa para o início do tratamento do que as mulheres brancas, além de maior chance de ter um tratamento com duração prolongada.

A equipe de pesquisadores avaliou se esses dois aspectos do atendimento —tempo para atendimento e duração do tratamento— podem ser fatores contribuintes para um dado já levantado por outras pesquisas mais antigas: as mulheres negras enfrentam um risco maior de morrer por causa da doença, apesar das taxas semelhantes de diagnóstico em mulheres brancas, e essa disparidade é especialmente alta entre as mulheres mais jovens.

Como o estudo foi feito

A análise incluiu 2.841 participantes (números aproximadamente iguais de mulheres negras e brancas) com câncer de mama em estágio entre um e três, com dados do Carolina Breast Cancer Study, um estudo populacional de mulheres com câncer de mama invasivo.

O tempo médio geral para o início do tratamento foi de 34 dias. Mais mulheres negras experimentaram um atraso no tempo de tratamento (13,4% contra 7,9%) e uma duração prolongada do tratamento (29,9% contra 21,1%) em comparação com as mulheres brancas.

Cerca de 32% das mulheres negras jovens estavam em fases de prolongamento de duração do tratamento, em comparação com 22,3% das mulheres brancas mais jovens; da mesma forma, 27,9% das mulheres negras mais velhas tiveram uma duração prolongada do tratamento, em comparação com 19,9% das mulheres brancas mais velhas.

Além disso, entre as mulheres com alto nível socioeconômico, 11,7% das mulheres negras tiveram atrasos no início do tratamento, em comparação com 6,7% das mulheres brancas.

Como os autores explicam os resultados

De acordo com Marc Emerson e Melissa Troester, dois dos cientistas envolvidos na análise, mesmo entre as mulheres com baixo nível socioeconômico, ainda é possível notar menos atrasos que entre as mulheres brancas, enfatizando a experiência das mulheres negras, que “parecem enfrentar barreiras únicas’.

“É importante reconhecer que as causas do atraso são complexas e refletem as barreiras individuais e os fatores do nível do sistema”, acrescentou Troester.

O estudo identificou uma série de barreiras específicas no grupo mais afetado, incluindo questões financeiras e de transporte.

 

+ sobre o tema

COVID-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as...

Corinthians celebra primeira vacinada no Brasil: “corintiana de Itaquera”

O Corinthians comemorou hoje a vacinação de Monica Calazans,...

Pesquisa da UFMG identifica mais de 71 bebês com anticorpos para a Covid-19 em Minas Gerais

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)...

População negra é a mais afetada pela insegurança alimentar

A atual situação econômica, a pandemia do novo coronavírus e a...

para lembrar

Adolescente com hidrocefalia conta como superou bullying e decidiu virar cantora

Angel Wanjiru, de 14 anos, tem hidrocefalia congênita. Quando...

Projeto que dificulta atendimento a vítimas de estupro será votado na terça-feira

Após divergências, o Projeto  de Lei que visa dificultar...

Justiça racial: sociedade e Estado em prol da igualdade

Por muito tempo, discriminação foi tema ignorado por Marcia Lima...

Ser atrevida? Só se for pra agradar homem

Na lógica absurda da revista 'Atrevida', todas temos de...
spot_imgspot_img

Beyoncé canta Tina Turner em espetáculo futurista da nova turnê ‘Renaissance’

Numa performance brilhante, Beyoncé fez o primeiro de seus cinco shows em Londres nesta segunda-feira no estádio Tottenham Spurs, como parte de sua aguardada turnê "Renaissance", a...

Tina Turner: 10 dos maiores sucessos da lenda da música

A cantora Tina Turner, que morreu nesta quarta-feira (24/05) aos 83 anos, criou muitos clássicos com sua combinação de R&B, funk, rock e pop,...

Morre Tina Turner, cantora considerada a rainha do rock’n’roll, aos 83 anos

Morreu nesta quarta-feira, dia 24, a cantora Tina Turner, aos 83 anos. A morte foi confirmada por um assessor da cantora. A cantora morreu em casa,...
-+=