Cartórios registram 13 mil trocas de nomes de pessoas trans em 5 anos

Enviado por / FonteDa Agência Brasil

Desde 2018, mudança é permitida a pessoas trans

O Brasil fecha o ano de 2023 com a marca de 13 mil alterações de registro civil de transexuais e transgêneros nos últimos cinco anos. De acordo com a Arpen Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), neste ano, 3.908 pessoas se dirigiram ao cartório para solicitar a mudança de gênero ou nome até o dia 10 de dezembro.

Conforme os dados divulgados, os pedidos de alteração de nome começaram em 2018, quando o Supremo Tribunal Federa (STF) autorizou a medida. Naquele ano, houve 1.129 alterações de registro. Em 2019, foi registrado aumento para 1.848. Nos anos seguintes, os registros ficaram nos patamares de 1.283 (2020) e 1.863 (2021). As alterações passaram para 3.165 (2022) e 3.908 (2023).

Em relação aos pedidos de mudança de gênero, 2.169 foram do masculino para feminino e 1.512 do feminino para o masculino.

Em agosto de 2018, o Supremo autorizou transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo.

Antes da decisão, transexuais somente podiam adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

Atualmente, para realizar a alteração, os interessados devem ir ao cartório de registro civil de sua região para entrada no procedimento. São necessários alguns documentos, como certidão de nascimento ou casamento, documentos pessoais de identificação e certidões solicitadas pelo cartório.

+ sobre o tema

Deputadas e especialistas alertam para racismo e violência contra mulheres negras

A situação de violência contra as mulheres vem piorando...

Evangélicos querem impedir distribuição de cartilha anti-homofobia

João Campos acredita que a cartilha está fazendo apologia...

Parceria entre Avon e FGV cria disciplina inédita sobre gênero nas empresas

Com a proposta de aproximar o discurso da prática,...

para lembrar

Modelos com autismo fazem sucesso e viram garotas-propaganda em Gana

Meninas com autismo vêm roubando os holofotes em Gana. Da...

Lançamento do PLP 2.0 – aplicativo de combate a violência contra mulher – dia 17 em Porto Alegre

Nesta quinta-feira dia 17 de dezembro, acontece o lançamento...

O amor que liberta nasce de uma mulher

Se recebi algum amor, foi do universo feminino, da...

Após posts machistas, estagiário de construtora é demitido

Com direito à lição de moral no Facebook, estagiário...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=