Casal denuncia alunos de escola particular por racismo

 

 

O Ministério Público de Araranguá deve investigar uma denúncia de racismo que envolve um casal como vítima e seis adolescentes de classe média alta como autores. Conforme a Polícia Militar de Araranguá, o casal morador do bairro Coloninha contou que foi até uma padaria no Centro para encomendar uma torta. Enquanto era feita a encomenda no balcão pela mulher, o homem aguardava próximo ao caixa, quando escutou a conversa de seis adolescentes, que segundo ele, faziam comentários pejorativos sobre um jogador de futebol, que é negro.

Indignado com o fato dos garotos fazerem comentários racistas na presença da esposa, que também é negra, o homem se dirigiu ao grupo e chamou sua atenção. Na saída da padaria, o homem e a mulher foram surpreendidos pelos garotos, que passaram a xingar o casal, tendo como alvo principal a mulher negra, para quem dirigiram adjetivos racistas. Ao perceber que os garotos usavam o uniforme de uma escola particular próxima ao estabelecimento comercial, o homem decidiu conversar com o diretor da escola, local onde os jovens foram identificados.

Na delegacia, conforme a vítima, o atendimento não foi completado e a ocorrência foi registrada na Polícia Militar, e depois, encaminhou a denúncia para o Ministério Público. No MP, a mulher vítima de preconceito prestou uma declaração, que ainda será analisada.

O casal foi recebido pelo promotor da 3ª Vara, Rodrigo Cunha Amorim, que recolheu o depoimento da mulher e deve encaminhar o caso para o titular da Promotoria da Infância e Juventude, Diógenes Viana Alves, que deve analisar o caso e decidir se formaliza ou não a denúncia.

Escola deve tomar atitudes internas – A reportagem do Jornal Amorim procurou o diretor da escola particular onde os seis adolescentes estudam para conhecer as providências tomadas pelo estabelecimento quanto a este caso. O diretor diz que apesar do fato não ter acontecido na escola, o estabelecimento não se exime da responsabilidade na educação dos alunos. Segundo ele, questões relacionadas ao racismo e à inclusão são debatidas constantemente no estabelecimento, que ensina a tratar as pessoas de modo igual.

 

 

 

 

Fonte: Abpn

+ sobre o tema

Minas Gerais – Governo proíbe polícia de divulgar dados sobre violência

Para especialistas, população não se sente mais segura sendo...

Red Bulls paga aos adeptos para não insultarem jogadores

Major League Soccer quer limpar o futebol nos EUA...

Pichação racista causa revolta entre alunos da Universidade Mackenzie em São Paulo

Dona de 145 anos de história, a Universidade Presbiteriana...

para lembrar

Consciência negra

Senso comum se iludiu com a mestiçagem Por Nei Lopes,...

Canibalismo e Racismo: A Devoração do Outro

por Sérgio Martins Meiwes, um homem de cerca de 42...

Lei isenta comunidades quilombolas do pagamento do ITR e perdoa dívida

A partir de agora, as comunidades quilombolas não terão...

Preso japonês que tumultuou votação anti racismo

Durante votação sobre lei anti discriminação, um cidadão foi...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=