Centenário de Mandela: Reviva os passos do líder na África do Sul

Em 18 de julho de 2018, o sul-africano Nelson Mandela faria 100 anos. Para celebrar o ex-presidente e sua luta pela liberdade e igualdade no mundo, festas, eventos e shows marcarão este ano.

Por Andrea Miramontes, Lado B Viagem

Crédito: Getty Images Robben Island, prisão onde Mandela passou 18 dos 27 anos em que ficou encarcerado

Para ajudar a desvendar o mundo do líder, um app do turismo da África do Sul faz com que qualquer um possa percorrer os passos de Madiba, como Mandela é carinhosamente chamado.

O  aplicativo Madiba’s Journey (A Jornada de Madiba) permite caminhar pela chamada “Jornada de Mandela” . Ele usa dados de localização dos usuários para indicar em tempo real a que distância eles se encontram das atrações. Você acha para baixar gratuitamente e de forma segura no post do Lado B Viagem.

Tem informações em português sobre os lugares, textos e áudios sobre as atrações, mapas e fotos.

O que visitar para viver a história de Mandela

Entre os locais icônicos está Soweto, em Joanesburgo. Inicialmente concebida como uma área urbana de construção de habitações para não-brancos, a região foi um importante foco de resistência no período do Apartheid.

Visite a Vilakazi Street¸ única rua do mundo onde viveram dois vencedores do Prêmio Nobel da Paz: o arcebispo emérito Desmond Tutu e Nelson Mandela.

Entre os locais que podem ser visitados por ali está a casa onde Madiba viveu por 15 anos, hoje um museu.

Visite ainda a Praça Nelson Mandela e o Museu do Apartheid, em Joanesburgo, a escultura Volting Line, em Port Elizabeth, que representa as primeiras eleições democráticas da África do Sul, realizadas em 1994.

Na Cidade do Cabo, é imperdível a ida à Robben Island, prisão onde Mandela passou 18 dos 27 anos em que ficou encarcerado.

Em um barco que sai do V&A Waterfront, visitantes fazem um tour dividido em duas partes: uma a pé por dentro da prisão, para visitar a cela onde dormia Mandela.

De ônibus pela ilha, é possível saber mais sobre a vida dos homens que estiveram lá durante o Apartheid, além de conhecer todo o histórico do local, que já foi até base militar e colônia de leprosos.

Por fim, não deixe de ver o local da captura de Mandela, chamado de Howik e fica em KwaZulu-Natal, onde há uma bela escultura em sua homenagem.

+ sobre o tema

Entre a espada e o precipício

José Heleno Santos - Sargento da PM, Secretário da...

Associação dos Sonhadores Anônimos – por Ramiro Conceição

ASA(Associação dos Sonhadores Anônimos)by Ramiro Conceição Só por...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Reverendo Jesse Jackson fala sobre avanços e retrocessos rumo à igualdade racial nos EUA

Defensor de direitos humanos, o pastor norte-americano Jesse Jackson...

No ritmo: professora convida alunos MCs para compor funks sobre as aulas

Em São Paulo, inovação no ensino de História mostra...
spot_imgspot_img

Grammy 2025: Beyoncé vence Álbum do Ano; conquista é histórica

Beyoncé cravou um marco histórico na carreira após conquistar o Grammy de Álbum do Ano com o projeto Cowboy Carter na noite deste domingo (2/2). Um dos...

Espetáculo sobre primeira doutora negra em filosofia do Brasil estreará no CCBB

A peça "Mãe Preta" estreará no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo nesta quinta-feira (6). Dirigida por Lucelia Sergio, a montagem homenageia Helena Theodoro, primeira...

Grammy: Milton Nascimento explica por que não teve cadeira na cerimônia

O equipe do cantor Milton Nascimento, 82, explicou nesta segunda-feira (3) quais foram os motivos que a Academia da Gravação alegou para negar a ele um...
-+=