CNE determina novas regras para a matrícula nos ensinos fundamental e infantil

A partir de 2011, crianças que vão ingressar na escola pela primeira vez só poderão ser matriculadas se tiverem 4 anos completos até 31 de março do mesmo ano. A resolução é do Conselho Nacional de Educação (CNE) e vale para todo o Brasil. O conselho também estabeleceu uma idade mínima para o ingresso dos alunos no ensino fundamental. Em 2012, só serão matriculadas crianças que completarem 6 anos até o final de março.

Antes da nova regra, no Distrito Federal, a data para idade limite de matrícula de quem nunca estudou era 30 de junho. Segundo Lívia Queiroz, diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, a medida visa normatizar uma data única para todo o país a fim de evitar divergências. “Cada unidade da federação estava trabalhando com uma data diferente, o que gera transtorno para uma criança que muda de estado, por exemplo.”

Além da normatização entre os conselhos estaduais, a nova regra pretende aumentar a maturidade do aluno que chega ao ensino fundamental, recentemente ampliado para nove anos de duração. “A idade de ingresso no primeiro ano diminuiu com o ensino fundamental extendido e para a criança é um prejuízo pular etapas”, destaca Lívia.

A dona de casa Norma Almeida se sentiu prejudicada com a resolução. Ela pretendia colocar o filho de 3 anos na escola em 2011. “Queria colocar o Felipe no ano que vem para poder voltar a trabalhar. Agora não quero deixá-lo sozinho por mais um ano.” Felipe completa 4 anos em junho de 2011.

Temor

A mudança preocupou alguns pais que já têm filhos matriculados e temem que eles sejam obrigados a repetir o mesmo ano por não terem idade suficiente para avançar. Lívia Queiroz esclarece que os alunos que já estudam no ensino infantil em 2010 vão poder seguir normalmente para o ensino fundamental em 2011. “Não existe retenção do aluno. Para quem já estuda, é garantida a entrada no ensino fundamental, independemente da idade.” A partir de 2012, a data limite se estabelece em 31 de março.

Para a diretora da Escola Classe 2 do Guará, Eliana Alves de Souza, não dá para dizer se a resolução prejudica os alunos. “O desenvolvimento varia de criança para criança, não adianta força as habilidades cognitivas. Alguns se desenvolvem mais cedo e vão poder entrar antes.” As novas regras não tiram a liberdade das escolas de acelerar algumas que crianças que estiverem mais avançadas, caso haja necessidade.

Fonte: Correio Web

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

para lembrar

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Quando usar vírgula? A vírgula é um dos elementos...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário de A...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília)...

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.