CNE determina novas regras para a matrícula nos ensinos fundamental e infantil

A partir de 2011, crianças que vão ingressar na escola pela primeira vez só poderão ser matriculadas se tiverem 4 anos completos até 31 de março do mesmo ano. A resolução é do Conselho Nacional de Educação (CNE) e vale para todo o Brasil. O conselho também estabeleceu uma idade mínima para o ingresso dos alunos no ensino fundamental. Em 2012, só serão matriculadas crianças que completarem 6 anos até o final de março.

Antes da nova regra, no Distrito Federal, a data para idade limite de matrícula de quem nunca estudou era 30 de junho. Segundo Lívia Queiroz, diretora de Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, a medida visa normatizar uma data única para todo o país a fim de evitar divergências. “Cada unidade da federação estava trabalhando com uma data diferente, o que gera transtorno para uma criança que muda de estado, por exemplo.”

Além da normatização entre os conselhos estaduais, a nova regra pretende aumentar a maturidade do aluno que chega ao ensino fundamental, recentemente ampliado para nove anos de duração. “A idade de ingresso no primeiro ano diminuiu com o ensino fundamental extendido e para a criança é um prejuízo pular etapas”, destaca Lívia.

A dona de casa Norma Almeida se sentiu prejudicada com a resolução. Ela pretendia colocar o filho de 3 anos na escola em 2011. “Queria colocar o Felipe no ano que vem para poder voltar a trabalhar. Agora não quero deixá-lo sozinho por mais um ano.” Felipe completa 4 anos em junho de 2011.

Temor

A mudança preocupou alguns pais que já têm filhos matriculados e temem que eles sejam obrigados a repetir o mesmo ano por não terem idade suficiente para avançar. Lívia Queiroz esclarece que os alunos que já estudam no ensino infantil em 2010 vão poder seguir normalmente para o ensino fundamental em 2011. “Não existe retenção do aluno. Para quem já estuda, é garantida a entrada no ensino fundamental, independemente da idade.” A partir de 2012, a data limite se estabelece em 31 de março.

Para a diretora da Escola Classe 2 do Guará, Eliana Alves de Souza, não dá para dizer se a resolução prejudica os alunos. “O desenvolvimento varia de criança para criança, não adianta força as habilidades cognitivas. Alguns se desenvolvem mais cedo e vão poder entrar antes.” As novas regras não tiram a liberdade das escolas de acelerar algumas que crianças que estiverem mais avançadas, caso haja necessidade.

Fonte: Correio Web

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

Brincar é um ato revolucionário!

A Ciranda Paulo Freire, realizada pelo Movimento dos Trabalhadores...

A Importância da Geografia no Ensino da Cultura Africana no Currículo Escolar

  A Lei 10639 foi promulgada pelo Congresso Nacional em...

Fundação tem orçamento de R$ 1 milhão para pesquisas educacionais

Estímulo financeiro é para projetos que possam resultar em...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=