Com Dilma, Conib homenageará em Salvador as vítimas do Holocausto

O evento terá como destaque a lembrança da morte de 20 mil afrodescendentes vítimas do massacre

A Conib (Confederação Israelita do Brasil), em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia (Sib), promoverá no dia 30 de janeiro em Salvador a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU.

O evento terá a presença de autoridades políticas federais, estaduais e municipais, líderes comunitários e religiosos. A presidenta Dilma Rousseff, que participou da cerimônia em 2011, foi convidada.

A homenagem, criada há sete anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.

A Conib realiza uma alternância entre cidades brasileiras para receber a cerimônia, que em anos anteriores ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em Salvador, cidade com a maior população de afrodescendentes fora da África, a cerimônia lembrará também os negros que foram vítimas do Holocausto.

Havia cerca de 20 mil negros na Alemanha quando os nazistas tomaram o poder, em 1933.

De acordo com o Museu do Holocausto, em Washington. D.C., seu destino variou desde o isolamento até perseguições, prisão, experiências médicas e morte. Segundo a pesquisadora Terese Pencak Schwartz, 400 crianças negras foram esterilizadas.

 

Fonte: Web Judaica

+ sobre o tema

F1 e FIA condenam termo racista usado por Piquet sobre Hamilton

Em repercussão a um termo racista adotado pelo tricampeão...

Arauto de um novo tempo: A negritude revolucionária de Hamilton Cardoso!

Quero ostentar minha pele negra, meu nariz chato e...

Pesquisa revela que acusados brancos têm acesso a penas mais leves

Dados apontam que 57,6% dos acusados são negros e...

para lembrar

Como a polícia brasileira mata tanto num país em tempos de paz?

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga nesta terça-feira...

Norte-americanos brancos se unem aos protestos contra o racismo

Cada dia mais americanos brancos se unem aos protestos...

Crianças enforcam menina com corda na escola por ela ser negra

Família processará escola depois que a filha passou por...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=