Consulesa da França no Brasil confirma visita a comunidade tradicional de matriz africana

Visita proporcionará encontro de povos e comunidades tradicionais

Do Inzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana objetiva identificar desafios e ações de enfrentamento ao racismo, considerado inimigo comum e refletir sobre a necessidade de se estabelecer estratégias articuladas de resistência frente a tanta violência sofrida por povos e comunidades tradicionais de matriz africana, os povos de terreiros. Este encontro será realizado dia 12 de dezembro deste ano, a partir das13h00, na sede do ILABANTU/Nzo Tumbansi, a Rodovia Armando Salles, 5205, Recreio Campestre, Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo.

“Nos organizamos em torno da luta pela garantia de nossos territórios e em defesa do direito de continuarmos vivendo de acordo com o modo que escolhemos para viver que busca promover o desenvolvimento sustentável, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia de direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à nossa identidade, formas de organização e instituições”, disse o Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno.

O evento que ocorrerá em função do projeto do Ilabantu, organização de fortalecimento político-institucional de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, e contará com a participação de lideranças do “povo-de-santo”, o Terreiro de Candomblé, espaço onde acontecerá o encontro, receberá uma visita especial, a consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, que confirmou presença e prepara-se para visitar pela primeira vez uma Comunidade Tradicional de Matriz Africana, conhecida por Terreiro de Candomblé.

A visita de Alexandra Loras se dá em virtude de seu destacado engajamento em projetos sociais, Alexandra será a responsável por uma fala magistral aos povos de terreiros presentes ao evento.

Alexandra vai dividir sua história de experiências extremas com o público. Na revista Marie Claire de outubro, a consulesa conta como é ser a única filha negra, entre cinco filhos, de uma mãe de família parisiense, aristocrata, milionária e com valores conservadores; e a perda de dois filhos na gravidez antes de dar à luz um menino loiro. Ela também fala sobre a vida no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, o preconceito sofrido pelas socialites e as visitas que faz às presidiárias francesas nas cadeias paulistanas.

Alexandra Baldeh Loras, cônsul-geral da França no Brasil, Damien Loras e Rafael, de 2 anos e meio
Alexandra Baldeh Loras, cônsul-geral da França no
Brasil, Damien Loras e Rafael, de 2 anos e meio

SERVIÇO:

Dia 12/12/2015
Horário: das 13:00 às 20:00 horas
Local: Rodovia Armando Salles, 5205 – Recreio Campestre – Itapecerica da Serra/SP
Informações:
(11) 9 9339.1977 – (11) 9 4701.2106 – (11) 4321.6572 – (11) 4165.4333

ASCOM/ILABANTU

+ sobre o tema

‘O pequeno príncipe preto’ traz menino negro ao protagonismo da narrativa

Obra literária infantil, de Rodrigo França, coloca a criança...

Samba-Rock

Clodoaldo Arruda - escrito para o Portal Geledés O samba-rock...

Teresa Cristina, que já era imensa, saiu ainda maior do programa Roda Viva

Poucas vezes ou quase nenhuma na vida vi uma...

para lembrar

Primeiras imagens de Andre 3000 como Jimi Hendrix são divulgadas

Foram divulgadas nesta terça-feira (29) as primeiras imagens de...

Obrigado, Muhammad Ali-Haj

Professor Juarez Xavier homenageia Muhammad Ali, um dos maiores...

FOPIR – Uma ideia que se materializa

O FOPIR – Fórum Permanente pela Igualdade Racial é...

Nilze Carvalho

Albenise de Carvalho Ricardo, conhecida como Nilze Carvalho, (Nova...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...
-+=