Daniel Alves diz que se habituou a racismo na Europa

“Aprendi a conviver com isso”, afirma o lateral Daniel Alves, que é xingado em “todas as partidas”

 

O lateral-direito Daniel Alves afirmou que é vítima de atos racistas de torcedores em todas as partidas que disputa com a camisa do Barcelona, e que se habituou a isso para poder levar sua vida normalmente.Em entrevista publicada nesta terça-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo, o jogador, que defende a seleção brasileira contra a França na quarta-feira (9), diz que deixou de dar bola ao ser chamado de “macaco”.

– Infelizmente, aprendi a conviver com isso. Eu me chocava bastante no começo. Mas agora não dou importância a essas reações. Eu acredito que as coisas só ofendem se você dá importância a elas. (…) Eles me insultam, me chamam de macaco. Todo jogo a torcida me enche.

Daniel Alves isentou de culpa qualquer jogador, ressaltando que as manifestações se restringem a torcedores adversários, e diz que já comunicou isso várias vezes a dirigentes do clube e da liga espanhola, sem sucesso.

– Os clubes e a liga espanhola tentam fazer alguma coisa contra. Chegam a punir o clube, mas é incontrolável. Isso não vai acabar nunca.

Recordando sua infância pobre no interior da Bahia, o lateral afirmou que as reclamações dos jogadores de que há “excesso de pressão” não o pegam.

– Pressão sentia quando tinha que acordar às 5h da manhã para trabalhar e depois rodar mais de dez quilômetros para chegar ao colégio preocupado para se a plantação estava dando certo. (…) Tento fazer o melhor que posso e estou em um jogo em que se pode vencer, empatar e perder. Futebol é isso.

Renovação

O Barcelona deve procurar empresas parceiras para conseguir renovar o contrato de Daniel Alves, que vence em junho de 2012 – no fim deste ano, ele já pode assinar um pré-contrato com outro clube, e o Manchester City já manifestou interesse.

Considerado um dos coadjuvantes mais importantes para o espetacular time do Barça, Daniel quer um gosto reajuste, hoje fora das finanças possíveis do clube, que negocia com empresas uma verba que seria direcionada ao aumento de seu salário.

O Chelsea é outro clube que já disse ter vontade de contar com o lateral da seleção brasileira, que tem 27 anos e está no Barcelona desde 2008.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=