Documentário ‘Tyson’ radiografa ascensão e queda de boxeador

Premiado em Cannes, filme estreia em São Paulo nesta sexta (29).
No longa, Mike Tyson revela-se diante da câmera com franqueza rara.


Diretor de ficção conhecido por filmes como “Preto e branco”, embora sem nenhum grande sucesso em seu currículo, o norte-americano James Toback tem o grande momento de sua carreira em seu primeiro documentário, “Tyson”, que estreia apenas em São Paulo nesta sexta-feira (29).

 

Realizado em 2008, o filme recebeu o prêmio “Coup de Coeur” da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes naquele ano. E com razão. O documentário é um dos mais completos perfis do boxeador Mike Tyson, que conhece Toback há vários anos.

 

Por conta dessa proximidade, o lutador revela-se diante da câmera com uma franqueza raras vezes vista. Dispõe-se a falar mesmo dos momentos mais tristes e embaraçosos de sua vida sem qualquer censura.


Trajetória do boxeador

Fazendo bom uso de numerosas cenas de arquivo, o filme detalha a vertiginosa trajetória do menino pobre, nascido em Brownsville, no Brooklyn, em 1966, numa família pobre, dividida e instável. Ladrão e delinquente na juventude, tudo indicava que Tyson não sairia da vida do crime. Salvou-o o talento com os punhos, identificado por Cus D’Amato – que, além de ser seu primeiro treinador, transformou-se numa figura paterna, levando-o para viver em sua própria casa, com sua mulher e filhos.

 

Venerado por Tyson até hoje, D’Amato não viveu, porém, para ver a glória do pupilo, que se tornaria o mais jovem campeão dos pesos-pesados ao vencer Trevor Berbick em 1986 – um ano depois da morte do treinador.

 

Lutador agressivo, que extravasava sua fúria interior nocauteando os adversários, Tyson nunca resolveu seus problemas emocionais. Essa fragilidade, aliada à associação com empresários gananciosos – como o famoso Don King – terminaram por brecar o sucesso do boxeador.

 

Autocrítica

É com bastante sinceridade que ele mesmo examina os piores momentos de sua vida, como o casamento fracassado com a atriz e modelo Robin Givens; sua prisão depois de condenado por um estupro, em 1993; e o incidente da mordida na orelha de Evander Holyfield, em 1997, que lhe custou uma suspensão do esporte.

Num claro exercício de autocrítica, o lutador deixa claro que não culpa ninguém por seus desastres, nem pelo declínio em sua carreira, a não ser ele mesmo.

 

Seus depoimentos, que intercalam as imagens de arquivo, são tão fascinantes que mesmo quem não tem o menor interesse por boxe pode sentir-se atraído pela verdade humana que o filme registra.

 

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

 

As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

“Se a menina tem peito e bunda, está pronta para vender sexo” por Sakamoto

A Polícia Rodoviária Federal confirmou a existência de...

O horror e a opção preferencial contra os pobres

Nada mais precisa ser dito para descrever a operação...

Lula diz que pesquisas de popularidade refletem acertos de seu governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=