Dona Canô vai pedir desculpas a Lula após Caetano chamá-lo de analfabeto

Fonte: Uol-

Dona Canô Veloso, 102 anos, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, decidiu fazer valer o seu posto de matriarca e tentar colocar um ponto final nos ataques do filho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela disse que vai telefonar nesta segunda-feira (16) para o presidente para pedir desculpas.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, publicada no dia 5 de novembro, Caetano, ao demonstrar predileção pela pré-candidatura de Marina da Silva (PPV) à Presidência da República, disse que Marina não é “analfabeta nem grosseira como o presidente”.

O fato desagradou a família de Caetano. Na sexta-feira (13), o irmão do cantor e compositor, Rodrigo Veloso, secretário de Cultura da prefeitura de Santo Amaro da Purificação, cidade na Região Metropolitana de Salvador, onde mora Canô, já havia feito um pedido de desculpas público, durante um evento na praça central da cidade, com a presença de secretários do governador Jaques Wagner (PT), em nome da família.

“Achei que um pedido de desculpas seria de bom tom. Vou inclusive enviar para Brasília as reportagens que saírem a respeito para endossar as nossas desculpas. Gostamos do presidente”, disse Rodrigo.

“Ele (Lula) sempre me tratou muito bem, como se eu fosse uma pessoa dele. Quando vem a uma cidade aqui perto, manda recado que quer me ver, e eu vou. Acho que ele vai me atender”, afirmou Dona Canô.

Mas ela reconhece que Lula “é um homem muito ocupado” e, por isso, diz que entederá caso não obtenha sucesso na iniciativa. “Se ele não puder me atender, deixo recado com a secretária. Ela já conhece a minha voz”, comentou.

A mãe de Caetano não conseguiu ser atendida, por exemplo, quando ligou no dia 27 de outubro, para parabenizar o presidente pelo aniversário.
Ela ainda não sabe dizer com exatidão o vai falar com o presidente. “Não vou dizer nada em especial, apenas o que vier do coração. Vou me desculpar e dizer que, pelo que conheço de Caetano, sei que ele não quis ofender o presidente. Não é possível que ele chamasse Lula de analfabeto, aliás, ele nem teria o direito de falar assim. Ele é apenas um cantor”, afirmou.

D. Canô ainda não conseguiu conversar com o filho a respeito do assunto. “Nem sei por onde anda Caetano”. Para a mãe, Caetano fala sem pensar, e acaba sendo mal interpretado.

“Tudo o que Caetano diz vira notícia, ele precisa entender isso. Não pode sair por aí falando o que quer, ele não é doido”, observou. “Vou esperar Rodrigo chegar do trabalho para telefonarmos e findar esse assunto”, emendou.

Procurado, Rodrigo disse que estava em uma reunião na secretaria de Santo Amaro, mas, assim que chegar à casa da mãe, fará a ligação. Lula está em Roma, onde participa de reunião da FAO, braço da ONU para alimentação.


Matéria original

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Hispânicos podem evitar eleições por causa da questão imigratória

Por Marc Lacey Pesquisa revela que, apesar de os latinos...

Obama inicia visita à Inglaterra

Presidente norte-americano Barack Obama brinca com primeiro-ministro inglês, David...

Dilma e Temer oficializam chapa PT-PMDB ao governo de Minas

PT, PMDB e PC do B oficializaram na noite...

Conselho de Ética quer julgar Demóstenes antes do recesso

Por: Luciana Lima     Brasília – O processo de quebra de...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=