Educafro diz que bônus da USP é ‘mentira’

Para líder de ONG, universidade ‘chuta’ número de vagas necessárias para suprir déficit alunos negros

A Educafro, maior ONG da causa negra no Brasil, classificou como “mentira” a criação de um bônus de 5% nas notas aos vestibulandos da USP que se declararem pretos, pardos e indígenas. O anúncio foi feito no dia 2 pela universidade paulista. A medida já vale para o próximo vestibular da instituição.

Segundo o diretor executivo da ONG, frei David, a USP não tem critérios na hora de estipular a quantidade de vagas necessárias para suprir o déficit de negros e pardos na universidade. “Perguntei à USP quais foram os critérios para chegar aos 5% de bônus. Sabe qual foi a resposta? Nenhuma. Isso (os bônus) é uma mentira”, disse.

A USP foi uma das últimas universidades públicas de ponta a aderir ao sistema de bônus raciais. Para frei David, a USP é composta por “feudos”. “A Fuvest, que controla o vestibular, tem total autonomia. A USP é uma coisa, a Fuvest é outra. Isso é problema”, afirmou.

Em 2012, o governo federal regulamentou a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Porém, as universidades estaduais, que é o caso da USP, não são obrigadas a se enquadrar. “É um contrasenso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) sinalizou a aprovação de ações afirmativas nas universidades públicas em geral”, disse frei David.

Bônus extra/ A USP defende-se dizendo que somados todos os bônus a negros, pardos e indígenas, incluindo o tempo de estudo na rede pública, o aluno pode ter até 25% da nota no vestibular aumentada.

Incentivo aos negros não acirra preconceito, diz ativista
A decisão da USP pode ser uma forma de acirrar o preconceito, ao preterir o mérito intelectual pela cor da pele do aluno? 

Não é a resposta do professor da Faculdade Zumbi dos Palmares e ex-secretário de Justiça do estado de São Paulo, Hédio Silva Júnior. “Não existe professor negro na USP. Por aí já se tem o cenário racial atual.” Na opinião dele, a defasagem educacional entre brancos e negros justifica a existência das cotas e bônus. “O vestibular analisa uma situação de momento. Um aluno que vai bem no vestibular não necessariamente vai bem na faculdade ou no mercado de trabalho. Por outro lado, tem muito estudante que não vai tão bem no vestibular mas, graças ao esforço,  ele se supera, se torna um grande aluno e um ótimo profissional. É o que acontece com a maior parte dos cotistas porque eles dão valor à chance que tiveram, pois sabem como foi difícil chegar até ali.”

O estudante Felipe dos Santos, de 12 anos, é negro, estuda em escola pública  e disse gostar da medida. “Quero fazer TI (tecnologia da informação) ou algum outro curso voltado à informática. Tenho um sonho de estudar na USP”, afirmou. 

Fonte: Diario SP

+ sobre o tema

Sucesso mundial, clipe sobre racismo é a cara do Brasil

'This is America', de Childish Gambino, já tem 138...

Após protestar contra racismo, Kaepernick não consegue clube na NFL

Washington, 5 set (EFE).- O quarterback Colin Kaepernick, que...

Brincar no telhado? Não para jovens negros!

Em texto, deputado federal Jean Wyllys comenta o caso do...

Autora tira livro de circulação após polêmica sobre racismo

Peppa, de Silvana Rando, narra a história de uma...

para lembrar

O racismo é implacável: as diferenças entre privilégio e vantagem social

Estes dias, eu estava participando de um diálogo sobre...

Nem tiro, nem enchentes, o povo negro quer viver!

Iniciamos a semana passada com a triste notícia do...

Violência: guerra aos jovens, negros e pobres das periferias

O resultado do Atlas da Violência 2017 divulgado nesta...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=