Em vitória de Obama, Justiça dos EUA mantém reforma da saúde

Apesar de vitória inicial, ainda há outras contestações legais pendentes para as próximas semanas

 

WASHINGTON – Um tribunal de recursos dos EUA manteve em vigor nesta quarta-feira, 29, a reforma da saúde aprovada pelo presidente Barack Obama, decidindo que o Congresso tinha o direito de exigir que os americanos adquiram planos de saúde.

A sentença, uma vitória para a Casa Branca, foi a primeira decisão tomada por um tribunal de recursos a respeito da questão, e juristas dizem que o caso deve chegar à Suprema Corte ainda neste ano ou no ano que vem – um momento crítico para Obama, candidato à reeleição em 2012.

A Corte de Recursos do 6o Circuito, com sede em Cincinnati, decidiu na quarta-feira que “a regra da cobertura mínima é um exercício válido de autoridade legislativa por parte do Congresso, sob a Cláusula Comercial (da Constituição dos EUA)”.

A reforma, com o objetivo de dar assistência médica a 30 milhões de americanos que estavam descobertos, tem amplas consequências para seguradoras, laboratórios farmacêuticos e hospitais, entre outros.

Multa

A medida prevê uma multa, a partir de 2014, para pessoas que não adquiram planos de saúde. Os republicanos vêm tentando derrubar a medida no Congresso, nas assembleias estaduais e em tribunais federais.

Embora a decisão de quarta-feira, por 2 votos a 1, seja uma vitória inicial para o governo, ainda há outras contestações legais pendentes para as próximas semanas, inclusive dois recursos sobre decisões de juízes federais considerando a regra inconstitucional.

A decisão de quarta-feira deriva de uma ação judicial aberta pelo Centro Jurídico Thomas More, de Michigan, no dia em que Obama sancionou a reforma. A ação argumentava que o Congresso não poderia regulamentar a forma como os norte-americanos pagam seus seguros e serviços de saúde. Um juiz federal de Michigan decidiu que a lei era válida, e a entidade recorreu.

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

SP adota turno extra para entregar obras

Por: CATIA SEABRA, MOACYR LOPES JÚNIOR   Desde o...

Luisito, el vampi, ataca outra vez, por Cidinha da Silva

por Cidinha da Silva Existem formas e formas de dar...

Temer acaba com o Minha Casa, Minha Vida

Com novo nome e sem subsídios para famílias de...

Divulgação Científica: Brasileiros não reconhecem sua identidade racial

Tese de doutorado da UnB revela que a população...

para lembrar

Transmissão do HIV está fora de controle entre gays da França

Por Kate Kelland LONDRES (Reuters) - A transmissão do...

Obama pede aos hispânicos que votem para preservar um aliado-chave

O presidente Barack Obama fez um último apelo aos...

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado em Berlim

Documentário que mostra a farsa do impeachment é premiado...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...
-+=