‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Esta é a primeira prova do modelo unificado de seleção para cargos federais no Brasil

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado ‘Enem dos concursos”, será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, com chances para os níveis médio e superior. 

As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades, em dois turnos: pela manhã, os portões abrem às 07h30 e fecham às 08h30, com duração de 2h30. No turno da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, com duração de 3h30. 

Os candidatos inscritos para o nível superior vão responder a uma prova objetiva, com 70 questões e prova discursiva. Já para quem se inscreveu para cargos de nível médio, precisará responder uma prova objetiva com 60 questões e escrever uma redação. 

As vagas são distribuídas por oito blocos temáticos. Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Intermediário

O Cartão de Confirmação de Inscrição foi divulgado na última quinta-feira (25), pelo Ministério de Gestão e Inovação. Neste documento, o candidato ou candidata poderá checar a data correta do exame, o local da prova e os horários. 

Esse cartão está disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, onde a inscrição foi realizada. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br. 

É necessário levar no dia da prova o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento com foto e caneta de tinta preta em material transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma caneta. É permitido levar comida e água no dia da prova. As embalagens precisam estar lacradas e as garrafas transparentes. 

Não será permitido levar para casa os cadernos de questões. O tempo mínimo de permanência na sala onde a prova será aplicada é de 2h. Caso o candidato termina antes desse tempo estipulado, ele precisará aguardar. Quem sair da sala antes do horário mínimo determinado pela banca, corre o risco de ser eliminado. 

gabarito preliminar será divulgado no dia sete de maio. O resultado, em definitivo, está previsto para ser revelado no dia 30 de de julho. 

+ sobre o tema

Risco de morte de adolescente negro é 3,7 vezes maior em relação ao branco, diz estudo

Por: Mônica Ribeiro e Ribeiro Pesquisa foi feita pelo Observatório...

Facebook fecha parceria com Brasil para ampliar conexão gratuita no país

O Facebook e o governo do Brasil anunciaram uma...

Blogueiros de 23 países aprovam Carta de Foz do Iguaçu

Documento defende luta por liberdade de expressão, contra qualquer...

Batalha campal de Pinheirinho se transforma em chuva de processos contra Alckmin

O governo do Estado de São Paulo tornou-se alvo...

para lembrar

“Liberdade de expressão” é como self-service: você come o que lhe convém

Leonardo Sakamoto Liberdade de expressão começa em casa, ou melhor...

A impunidade nas terras do Paraná

A realização do Júri do assassinato de Eduardo...

Nascida duas vezes: bebê é retirada de útero, operada, e colocada de volta por mais três meses

Nascer costuma ser uma experiência única e irreplicável, mas...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=