‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Esta é a primeira prova do modelo unificado de seleção para cargos federais no Brasil

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado ‘Enem dos concursos”, será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos federais, com chances para os níveis médio e superior. 

As provas serão aplicadas simultaneamente nas cidades, em dois turnos: pela manhã, os portões abrem às 07h30 e fecham às 08h30, com duração de 2h30. No turno da tarde, os portões abrem às 13h e fecham às 14h, com duração de 3h30. 

Os candidatos inscritos para o nível superior vão responder a uma prova objetiva, com 70 questões e prova discursiva. Já para quem se inscreveu para cargos de nível médio, precisará responder uma prova objetiva com 60 questões e escrever uma redação. 

As vagas são distribuídas por oito blocos temáticos. Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; Gestão Governamental e Administração Pública; e Intermediário

O Cartão de Confirmação de Inscrição foi divulgado na última quinta-feira (25), pelo Ministério de Gestão e Inovação. Neste documento, o candidato ou candidata poderá checar a data correta do exame, o local da prova e os horários. 

Esse cartão está disponível na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, onde a inscrição foi realizada. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal do governo federal, o Gov.br. 

É necessário levar no dia da prova o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento com foto e caneta de tinta preta em material transparente. É recomendável que o candidato leva mais de uma caneta. É permitido levar comida e água no dia da prova. As embalagens precisam estar lacradas e as garrafas transparentes. 

Não será permitido levar para casa os cadernos de questões. O tempo mínimo de permanência na sala onde a prova será aplicada é de 2h. Caso o candidato termina antes desse tempo estipulado, ele precisará aguardar. Quem sair da sala antes do horário mínimo determinado pela banca, corre o risco de ser eliminado. 

gabarito preliminar será divulgado no dia sete de maio. O resultado, em definitivo, está previsto para ser revelado no dia 30 de de julho. 

+ sobre o tema

Empresa abre 9.000 vagas de emprego pelo Brasil

As oportunidades oferecidas são para o cargo de operador...

Seleção para 123 mil trabalhos de fim de ano já começou; veja como se candidatar

Fonte: Globo.com Pelo menos 23.979 vagas temporárias já estão...

Mais de mil pessoas vivem como escravos em cidade do Amazonas

Por Agência Brasil Ministério Público do Trabalho estima em centenas...

Morte de criança indígena carbonizada no Maranhão ainda não está sendo investigada pela PF

Débora Zampier  Brasília - O assassinato de uma criança...

para lembrar

A promoção da igualdade racial pelas empresas – Por Reinaldo Bulgarelli

Neste artigo, o educador Reinaldo Bulgarelli, especialista em diversidade,...

Afroempreendedores revolucionam o ambiente de negócios brasileiro

Maior evento de empreendedorismo negro da América Latina acontece...

Composiçao do Conselho Nacional de Segurança Pública

  O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) foi eleito...

Durban +20: nova declaração reforça visão de mundo sem racismo e discriminação

Documento da Assembleia-Geral marca duas décadas da conferência internacional...
spot_imgspot_img

Impacto do clima nas religiões de matriz africana é tema de evento de Geledés em Bonn  

Um importante debate foi instaurado no evento “Comunidades afrodescendentes: caminhos possíveis para enfrentar a crise climática”, promovido por Geledés -Instituto da Mulher Negra em...

Comissão da Saúde aprova PL de garantia de direitos à pacientes falciformes

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.301/2023, que reconhece a doença falciforme como...

Comissão Arns recebe Prêmio Eny Moreira de Direitos Humanos

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns recebeu, na tarde da última quarta-feira (05/06), o Prêmio Eny...
-+=