Equador reconhece casamento civil entre pessoas do mesmo sexo

Por cinco votos contra quatro, a corte mais alta do país aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo

Da Veja 

O Equador se soma assim a Brasil, Argentina, Costa Rica e Colômbia no reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo na América Latina (Tyrone Siu/Reuters)

Equador passou a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesta quarta-feira 12, após decisão da Corte Constitucional do país. Por cinco votos contra quatro, o tribunal aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

“A decisão é obrigatória porque as sentenças da Corte Constitucional submetem às autoridades equatorianas”, disse o constitucionalista Gustavo Medina.

A resolução “é vinculante e obrigatória”, o que significa que deverá ser aplicada em todo o país, destacou Medina, ex-presidente da Suprema Corte de Justiça e ex-procurador do Estado.

O Equador se soma assim a Brasil, Argentina, Costa Rica e Colômbia no reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo na América Latina.

A Corte Constitucional se pronunciou a favor do casamento gay ao examinar um recurso de dois casais de homens que alegavam o direito de união diante das autoridades civis. Um dos casais era formado por Efraín Soria e Javier Benalcázar.

“Quero cumprimentar Javier, está em Guayaquil. Minha vida, te amo”, disse Soria a jornalistas em Quito. Soria se disse alegre por “poder obter a igualdade” e incentivou os homossexuais a não se esconder mais e a “aproveitar” a igualdade.

A Constituição de 2008 define o casamento como a união entre um homem e uma mulher, dando continuidade à versão precedente da Carta Magna. Também proíbe a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, mas os juízes se basearam nos princípios “favoráveis à igualdade da pessoa” e à rejeição a “todo tipo de discriminação”.

+ sobre o tema

As diásporas da b¡cha preta

A descoberta da sexualidade pelos homens negros, e aqui...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Jovens indígenas incluem pauta LGBT no debate

Juventude discute a questão LGBT e pretende levar o...

Argentina tem primeira condenação por crime de ódio contra transexual

Gabriel David Marino foi condenado à prisão perpétua por...

para lembrar

Centenas de milhares protestam contra casamento gay em Paris

Centenas de milhares de manifestantes saíram às ruas de...

Cuba aprova casamento e adoção para casais LGBTQIAP+ no país

Cuba votou a favor de legalizar o casamento entre pessoas...

Nova Zelândia torna-se o 13º país a legalizar o casamento gay

As uniões civis entre homossexuais já eram autorizadas desde...

Senado dos EUA aprova proteção ao casamento gay

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (29/11),...
spot_imgspot_img

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou, por 12 votos a 5, nesta terça-feira (10) um projeto que...

Casamentos homoafetivos quadriplicam em 10 anos no Brasil

Os registros de casamentos homoafetivos no Brasil cresceram quatro vezes desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a união entre pessoas do mesmo sexo (relembre...

Congresso dos EUA aprova projeto de lei que protege casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (8) uma lei que prevê o reconhecimento federal de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2015, a Suprema...
-+=