EUA vão punir uso de internet para violação de direitos humanos

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai baixar nesta segunda-feira uma portaria permitindo a imposição de sanções a cidadãos estrangeiros que usem novas tecnologias, como o monitoramento de celulares e internet, para promover violações de direitos humanos. A informação é do jornal The Washington Post.

Segundo o jornal, uma fonte de alto escalão afirmou que a portaria tem como alvo empresas e pessoas que ajudam o Irã e a Síria, mas que futuras normas poderão ampliar a lista. A medida será anunciada por Obama em um discurso no Museu Memorial do Holocausto, em Washington, de acordo com o Post.

Segundo o jornal, as mídias sociais e a tecnologia de celular têm sido amplamente utilizada para ajudar a organizar os defensores da democracia contra governos autoritários e para expor violações contra a população, como aconteceu recentemente no Norte da África e Oriente Médio.

Mas os governos autoritários, principalmente na Síria e no Irã, têm mostrado que os seus serviços de segurança também podem aproveitar a tecnologia para ajudar a reprimir a dissidência – através da realização de vigilância, bloqueando o acesso à internet ou a acompanhar os movimentos de figuras da oposição.

Como acrescenta a agência Reuters,o jornal acrescentou que o presidente informará ter pedido que a Estimativa Nacional de Inteligência, preparada pelas várias agências de informações do governo, avalie pela primeira vez o potencial para assassinatos em massa em outros países e suas implicações para os interesses dos EUA.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

para lembrar

Portadores de doença falciforme estão sem remédio há cinco meses

Secretaria de Saúde admite o problema e não dá...

#SerMãeNegra: “Enquanto fingimos que o racismo não existe, essas mulheres estão morrendo”

A pesquisadora Fernanda Lopes e a parteira Ariana Santos...

Mulher negra e miomas: Uma incursão na área de saúde, raça/etnia.

INTRODUÇÃO Por Vera Cristina de Souza Do SlideShare No Brasil, ainda são...
spot_imgspot_img

Caso Sônia é desastroso para combater trabalho escravo, alerta auditor

A história de Sônia Maria de Jesus, de 50 anos – que foi resgatada em uma operação contra o trabalho análogo à escravidão da...

Quatro em cada 10 moradias do país têm alguma inadequação básica

Quatro em cada 10 domicílios (41,2%) em cidades brasileiras apresentam inadequações como falta de energia, saneamento básico, banheiro exclusivo e armazenamento de água, além...

Justiça determina que governo Tarcísio crie sistema de prevenção à tortura nas prisões

A Justiça Federal determinou, nesta quarta-feira (8), que o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) crie imediatamente o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura...
-+=