EUA vão punir uso de internet para violação de direitos humanos

 

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai baixar nesta segunda-feira uma portaria permitindo a imposição de sanções a cidadãos estrangeiros que usem novas tecnologias, como o monitoramento de celulares e internet, para promover violações de direitos humanos. A informação é do jornal The Washington Post.

Segundo o jornal, uma fonte de alto escalão afirmou que a portaria tem como alvo empresas e pessoas que ajudam o Irã e a Síria, mas que futuras normas poderão ampliar a lista. A medida será anunciada por Obama em um discurso no Museu Memorial do Holocausto, em Washington, de acordo com o Post.

Segundo o jornal, as mídias sociais e a tecnologia de celular têm sido amplamente utilizada para ajudar a organizar os defensores da democracia contra governos autoritários e para expor violações contra a população, como aconteceu recentemente no Norte da África e Oriente Médio.

Mas os governos autoritários, principalmente na Síria e no Irã, têm mostrado que os seus serviços de segurança também podem aproveitar a tecnologia para ajudar a reprimir a dissidência – através da realização de vigilância, bloqueando o acesso à internet ou a acompanhar os movimentos de figuras da oposição.

Como acrescenta a agência Reuters,o jornal acrescentou que o presidente informará ter pedido que a Estimativa Nacional de Inteligência, preparada pelas várias agências de informações do governo, avalie pela primeira vez o potencial para assassinatos em massa em outros países e suas implicações para os interesses dos EUA.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Maior desafio do próximo presidente do Brasil é resposta a milhões no desemprego

Com 27,6 milhões de pessoas sem ocupação no país,...

Câncer de mama: 6 fatores que aumentam o risco da doença

Estima-se que cerca de uma em cada 12 mulheres...

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar...

Em novo protesto contra Feliciano, marcha de 20 mil tem 4 detidos

Cerca de 20 mil membros de sindicatos, grupos estudantis...

para lembrar

Ex-presos estão céticos com apuração do Exército

São Paulo – Ex-presos políticos e familiares de...

Brasil vive apagão de políticas públicas para enfrentar as sequelas da covid

“Eu perdi a maior parte do meu olfato, e...

Desculpe, Chico

Quando nossa desilusão voltava diante de tantas perdas, censura,...

Juíza tira WhatsApp do ar com base no Marco Civil da Internet

Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 48 horas em...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=