Ex-ditador “Baby Doc” é interrogado no Haiti por desvio de verbas públicas.

 

Levado a interrogatório nesta quarta-feira, o ex-ditador haitiano Jean-Claude Duvalier, o “Baby Doc”, será possivelmente processado pelo desvio de verbas públicas durante seu governo (1971-86).

Policiais armados escoltaram Duvalier, de 59 anos, nesta terça-feira para tirá-lo do hotel de luxo onde se instalou desde seu surpreendente regresso a Porto Príncipe, no domingo, após 25 anos de exílio na França. Ele foi levado em um veículo policial com os vidros escuros.

O ex-ditador, apontado por grupos de direitos humanos como responsável pela morte e tortura de opositores durante seus 15 anos no poder, seria levado para a sede do Ministério Público haitiano, segundo autoridades.

– O sr. Duvalier está sob controle do Judiciário. Ele não está livre, está indo para o meu gabinete -, disse o procurador-chefe Aristidas Auguste.

Duvalier, que fugiu de uma rebelião popular no Haiti em 1986, voltou ao país mais pobre das Américas num momento de incerteza política por causa das eleições presidenciais de 28 de novembro. Além disso, o Haiti ainda sofre as consequências do devastador terremoto de janeiro de 2010, além de enfrentar uma epidemia de cólera.

Quando descia a escadaria do hotel, acompanhado da sua esposa, ele acenou para jornalistas e para alguns seguidores que se reuniram em frente ao edifício.

Aos gritos de “Soltem Duvalier!”, os partidários dele perseguiram o veículo policial que o levava, e alguns chegaram a queimar pneus para tentar barrar o comboio, que no entanto conseguiu burlar o grupo.

Antes, uma fonte de alto escalão do governo disse à Reuters que Duvalier poderá ser processado pelo desvio de recursos na época em que foi “presidente vitalício”, e que outros crimes também podem ser investigados.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mãe Stella será homenageada na Academia de Letras da Bahia

Se estivese viva, nesta quinta-feira (2), Mãe Stella de...

Comuns na web, comunidades que expressam ódio a nordestinos são alvo da PF e do MP

Por: Carlos Madeiro A propagação de comunidades na internet...

Livro Um Defeito de Cor inspira enredo da Portela de 2024

A Escola de Samba Portela gosta de levar para...

para lembrar

spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=