Exclusão social do negro não pode ser ignorada no Brasil

Nesta edição do “Diversidade em Ciência”, Rosângela Malachias fala sobre diversidade étnico-racial e mídia

No Jornal da USP

Foto: US Air Force/Wikimedia Commons – Arte: Caio Vinícius Bonifácio/Jornal da USP

Ouça a parte 1 abaixo:

Ouça a parte 2 abaixo:

Ouça a parte 3 abaixo:

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rosângela Malachias, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e professora adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com pós-doutorado na Cátedra Unesco, na Universidade Metodista de São Paulo, ela fala nesta edição do Diversidade em Ciência sobre mídia e etnia.

Atualmente, ela desenvolve também a pesquisa Escravidão Negra no Brasil: representações midiáticas, racismos e resistências transculturais, na UERJ. Em seu doutorado, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisou Os sonhos podem acontecer, teorias e práticas à ampliação do discurso preventivo ao abuso de drogas com a inclusão de jovens negros e mulheres.

Foi pesquisadora da Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program, na University of Maryland, nos Estados Unidos. É também pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (Neinb-USP), e do Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA-USP (NCE). Também é docente dos cursos do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404

+ sobre o tema

Concorrente do ‘MasterChef’ critica falta de diversidade no programa

"As pessoas que entendiam a minha linguagem foram embora:...

Beyoncé vai continuar a falar nos direitos humanos dos Negros

Parece que Beyoncé vai manter o novo registo político-social...

Diretora de escola que chamou professora de macaca é condenada em SP

Francisca Teixeira foi julgada por racismo por uma...

Em dois vídeos, retrato da segregação social brasileira

Por: Antonio Martins O Brasil é o país que limita...

para lembrar

O racismo e o sofrimento psíquico

O Banzo é o sofrimento psíquico de quem não...

O que o racismo tem a ver com a violência policial?

Por: Monique evelle Preciso reforçar o quanto 2014 começou f*da!...
spot_imgspot_img

Cinco mulheres quilombolas foram mortas desde caso Mãe Bernadete, diz pesquisa

Cinco mulheres quilombolas foram mortas no Brasil desde o assassinato de Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, em agosto do ano passado. Ela era uma das...

Independência forjou nação, mas Brasil mantém lugares sociais de quem manda

Em pleno dia em que celebramos a independência do Brasil, vale questionarmos: quem somos enquanto nação? A quem cabe algum direito de fazer do...

Os outros

O que caracteriza um movimento identitário é a negação de princípios universais somada à afirmação de um grupo de identidade como essencialmente diferente dos "outros" e...
-+=