A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou na manhã desta quarta-feira (28) o pedido de reconsideração sobre o título de doutor honoris causa ao compositor, escritor e intelectual Nei Lopes. O pedido foi acolhido por unanimidade. Isto significa que a instituição cumpriu o primeiro passo para a aprovação do título.
Com a aprovação nesta quarta-feira na Congregação da Faculdade de Direito, o processo seguirá para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e, sendo aprovado, irá para validação final pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ. O título só será concedido com a aprovação em todas as etapas.
A faculdade havia negado a concessão do título de doutor honoris causa– há uma semana. Na ocasião, a instituição afirmou que, em nenhum momento, a relatora do caso, professora Ana Lúcia Sabadell, afirmou que ele não fariam jus ao título, apenas apontou questões específicas referentes à Faculdade de Direito, “por não atuação nesta área do conhecimento, mas à cultura e à brasilidade”.