FHC falta com respeito a Dilma, diz Lula

Para presidente, antecessor está prejulgando a ministra ao fazer ataques sem conhecê-la e sem esperar o debate de campanha
Apesar de Lula afirmar ter sugerido a Dilma que não respondesse às críticas, ela fez ataques indiretos ao tucano em evento em Goiás


O presidente Lula chamou ontem de “falta de respeito” os recentes ataques de seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, à pré-candidata petista à Presidência da República, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Segundo o presidente, o tucano não conhece a ministra para criticá-la e deveria usar a sua formação intelectual para respeitá-la. “Acho uma falta de respeito do ex-presidente da República ficar criticando a Dilma. Primeiro, porque ele não a conhece, segundo porque seria extremamente importante que ele esperasse começar a campanha, para ele poder vê-la fazer os debates e para poder fazer julgamento”, disse Lula, ao lado da ministra, durante entrevista a rádios em Goiânia.

O tucano iniciou uma série de críticas ao governo Lula e à ministra em um artigo no final da semana passada no qual afirmou que Lula “enuncia inverdades” e desafiou os petistas a fazerem comparações “sem mentir” e “sem descontextualizar”. Depois, dia 8, em evento em São Paulo, disse que Dilma “pode até vir a ser, mas por enquanto ela não é líder. Por enquanto, é reflexo de um líder”, afirmou, referindo-se a Lula.

Anteontem, o jornal americano “Miami Herald” publicou entrevista na qual FHC chama Dilma de “autoritária”, “dogmática”, uma radical esquerdista que “vai ter dificuldades” para vencer José Serra (PSDB).

Para Lula, os ataques têm a motivação do “medo de cair no esquecimento”. “Então, uma forma de você voltar a ser [lembrado] na política é você arrumar um inimigo para criticar.”

Questionado se a formação de FHC deveria influenciá-lo neste momento, o presidente afirmou: “Acho que [a formação] deveria contar, pelo menos para a educação, ou seja, para respeitar as pessoas”.

Na entrevista de meia hora a duas rádios locais, Lula disse ter sugerido à ministra que não responda aos ataques do tucano. “Não tem por que responder, deixa ele fazer as críticas, porque eu acho que ele está baixando muito o nível para um homem que tem a formação intelectual que ele tem.”

No entanto, em discurso de improviso na cerimônia de inauguração de parte das obras de uma barragem (restam ainda adutoras e estação de tratamento de água), Dilma atacou indiretamente FHC.

Numa referência aos governos anteriores, disse que a população “não tinha infraestrutura social” e “luz elétrica”.

Segundo ela, foram décadas de “abandono, descaso e desinteresse”. Ao iniciar sua fala, a ministra petista foi saudada aos gritos de “um, dois, três, quatro, cinco, mil, Dilma presidente socialismo no Brasil”.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Zygmunt Bauman: somos aquilo que podemos comprar

Zygmunt Bauman é um sociólogo e filósofo polonês que...

A ideia de que há gente descartável é a verdadeira violação de direitos

Sociólogo Boaventura de Sousa Santos estabelece o capitalismo, o...

Hipótese de 3º mandato de Lula divide o eleitorado, aponta Datafolha

Fonte: Folha Online Pesquisa Datafolha feita entre a terça-feira (26)...

Obama se explicará pessoalmente a Dilma sobre espionagem, diz assessor da Casa Branca

Washington – O vice-assessor de Segurança para Comunicações Estratégicas...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=