FIDA doa 1,75 milhão de dólares para afrodescendentes na América Latina

Roma – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou uma doação de 1,75 milhão de dólares para o programa da Fundação ACUA para aumentar a visibilidade e fortalecer o espírito empresarial das Comunidades Afrodescendentes das Zonas Rurais na América Latina, em particular de Brasil e Colômbia, indicou a entidade nesta quarta-feira em Roma.

A doação tem por objectivo “combater a desigualdade tão profundamente arraigada” que afecta as comunidades afrodescendentes da América Latina, explicou em uma nota.

O programa tem dois anos e meio de duração e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.

As populações mais beneficiadas encontram-se, sobretudo, no Brasil e Colômbia, onde residem 73 por cento das comunidades afrodescendentes da região.

“O programa espera aumentar a renda, criar mais oportunidades de emprego, financiar novas empresas rurais e melhorar as oportunidades dos programas de responsabilidade social empresarial”, afirmou Roberto Haudry, representante do programa do FIDA para a Colômbia.

“Os afrodescendentes são invisíveis na América Latina”, lamentou o especialista, que espera romper “o ciclo da pobreza endémica”.

A Fundação ACUA, beneficiária da doação, é uma organização regional sem fins lucrativos que trabalha para abrir possibilidades de desenvolvimento aos afrodescendentes que vivem na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

A entidade financiou cerca de 17 iniciativas económicas bem sucedidas, promoveu e supervisionou a implementação da lei de restituição de terras para comunidades afrodescendentes, assim como as novas leis de protecção contra a discriminação racial em Bolívia e Colômbia.

O custo total do programa é de 2,76 milhões de dólares com uma contribuição de 1 milhão de dólares da Fundação ACUA.

 

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

para lembrar

Um lugar chamado Notting Hill: os distúrbios raciais de 1958

Distúrbios raciais em famoso bairro de Londres tornaram evidentes...

Curso IIDH

Estimados amigos y amigas El Instituto Interamericano de...

NILÓPOLIS: Semana da Consciência Negra

Fonte: Nilopólis Online -   A Semana da...
spot_imgspot_img

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=