FIDA doa 1,75 milhão de dólares para afrodescendentes na América Latina

Roma – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou uma doação de 1,75 milhão de dólares para o programa da Fundação ACUA para aumentar a visibilidade e fortalecer o espírito empresarial das Comunidades Afrodescendentes das Zonas Rurais na América Latina, em particular de Brasil e Colômbia, indicou a entidade nesta quarta-feira em Roma.

A doação tem por objectivo “combater a desigualdade tão profundamente arraigada” que afecta as comunidades afrodescendentes da América Latina, explicou em uma nota.

O programa tem dois anos e meio de duração e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.

As populações mais beneficiadas encontram-se, sobretudo, no Brasil e Colômbia, onde residem 73 por cento das comunidades afrodescendentes da região.

“O programa espera aumentar a renda, criar mais oportunidades de emprego, financiar novas empresas rurais e melhorar as oportunidades dos programas de responsabilidade social empresarial”, afirmou Roberto Haudry, representante do programa do FIDA para a Colômbia.

“Os afrodescendentes são invisíveis na América Latina”, lamentou o especialista, que espera romper “o ciclo da pobreza endémica”.

A Fundação ACUA, beneficiária da doação, é uma organização regional sem fins lucrativos que trabalha para abrir possibilidades de desenvolvimento aos afrodescendentes que vivem na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

A entidade financiou cerca de 17 iniciativas económicas bem sucedidas, promoveu e supervisionou a implementação da lei de restituição de terras para comunidades afrodescendentes, assim como as novas leis de protecção contra a discriminação racial em Bolívia e Colômbia.

O custo total do programa é de 2,76 milhões de dólares com uma contribuição de 1 milhão de dólares da Fundação ACUA.

 

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Alice Walker vai muito além de A Cor Púrpura

A escritora e ativista norte-americana Alice Walker, autora de...

África elege o seu primeiro deputado assumidamente gay

Zakhele Mbhele é ativista do movimento LGBT e, há...

Rede social inovadora para a melhoria da saúde em África

No quinto ano do programa «Volunteer Achievement», a Fundação...

para lembrar

Alexandre Cerqueira, filho de uma brasileira com um africano, o modelo luta por espaço nas passarelas de moda

Alexandre Cerqueira vive um sonho da adolescência, de quan­do brincava...

O Candombe afro-uruguaio: “Por quem os tambores chamam”

Escravos Ngolas, Benguelas, Congos e Nganguelas chegaram ao Uruguai...
spot_imgspot_img

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...

Exposição com fotos de imigrantes africanos em SP escancara racismo brasileiro

Terminado o genocídio em Ruanda, as tensões políticas se espalharam pelo continente africano, no prenúncio de mais uma crise humanitária, a Segunda Guerra do Congo....

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes quanto os países do continente. Em um olhar sobre o setor de moda, encontram-se desde...
-+=