FIDA doa 1,75 milhão de dólares para afrodescendentes na América Latina

Roma – O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) aprovou uma doação de 1,75 milhão de dólares para o programa da Fundação ACUA para aumentar a visibilidade e fortalecer o espírito empresarial das Comunidades Afrodescendentes das Zonas Rurais na América Latina, em particular de Brasil e Colômbia, indicou a entidade nesta quarta-feira em Roma.

A doação tem por objectivo “combater a desigualdade tão profundamente arraigada” que afecta as comunidades afrodescendentes da América Latina, explicou em uma nota.

O programa tem dois anos e meio de duração e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.

As populações mais beneficiadas encontram-se, sobretudo, no Brasil e Colômbia, onde residem 73 por cento das comunidades afrodescendentes da região.

“O programa espera aumentar a renda, criar mais oportunidades de emprego, financiar novas empresas rurais e melhorar as oportunidades dos programas de responsabilidade social empresarial”, afirmou Roberto Haudry, representante do programa do FIDA para a Colômbia.

“Os afrodescendentes são invisíveis na América Latina”, lamentou o especialista, que espera romper “o ciclo da pobreza endémica”.

A Fundação ACUA, beneficiária da doação, é uma organização regional sem fins lucrativos que trabalha para abrir possibilidades de desenvolvimento aos afrodescendentes que vivem na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

A entidade financiou cerca de 17 iniciativas económicas bem sucedidas, promoveu e supervisionou a implementação da lei de restituição de terras para comunidades afrodescendentes, assim como as novas leis de protecção contra a discriminação racial em Bolívia e Colômbia.

O custo total do programa é de 2,76 milhões de dólares com uma contribuição de 1 milhão de dólares da Fundação ACUA.

 

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=