Filhas de Obama se vacinam contra gripe A

Enviado por / FontePor EFE, no UOL

Washington, 27 out (EFE).- As filhas do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Sasha e Malia, já foram vacinadas contra a gripe A, mas seus pais não serão vacinados contra a doença até que os grupos de risco estejam protegidos, informou hoje a Casa Branca.

Catherine McCormick-Lelyveld, porta-voz da primeira-dama, Michelle Obama, publicou hoje no site da Casa Branca quais são os planos de vacinação dos Obama diante do vírus A(H1N1).

Na sexta-feira, o presidente americano declarou emergência nacional por causa da gripe A.

Segundo a nota postada por McCormick-Lelyveld, Sasha e Malia foram imunizadas na semana passada, “quando a vacina chegou às escolas da área de Washington”, enquanto Barack e Michelle Obama aguardarão os grupos considerados de risco pelo Governo receberem suas doses.

Sasha e Malia fazem parte dos grupos de risco por serem menores de 24 anos. As duas meninas foram vacinadas por um médico da Casa Branca.

Segundo o comunicado, as doses ministradas às filhas do casal Obama foram obtida por meio do mesmo processo utilizado por qualquer outro posto ou centro de saúde do Distrito de Columbia, onde fica Washington.

A notícia contrasta com a situação de escassez de vacinas vivida nos EUA. As autoridades de saúde justificaram o ocorrido ao alegar um atraso no processo produtivo.

As previsões mais otimistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos no início da campanha de vacinação, no começo de outubro, estimavam que os hospitais e clínicas do país teriam quase 120 milhões de doses disponíveis atualmente.

Segundo os dados oficiais atualizados hoje pelo CDC, o número total de doses distribuídas até agora não passa dos 22 milhões, embora as autoridades assegurem que a situação está melhorando.

“Estamos começando a conseguir aumentos significativos na disponibilidade de vacinas”, disse hoje em entrevista coletiva Thomas Frieden, diretor do CDC.

O objetivo atual do Governo é ter ao redor de 50 milhões de vacinas contra a gripe A disponíveis em meados de novembro, e 150 milhões em dezembro, mas Frieden disse hoje que, caso necessário, a margem de produção pode ser ampliada para 225 milhões de doses.

A gripe A já matou mais de mil pessoas nos Estados Unidos, entre elas mais de 100 crianças, segundo o CDC.

 

+ sobre o tema

Exposição, lançamentos de livros e filme em homenagens a Abdias Nascimento

Exposição, lançamentos de livros e filme em homenagens a...

Avô da literatura africana, Chinua Achebe morre aos 82 anos

Reportagem de Tim Cocks O romancista e poeta...

Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

A edição brasileira de Torto arado, de Itamar Vieira...

Depois de Ludmilla, Rihanna toca Karol Conka em evento da Fenty Beauty

Rihanna é fã de artistas brasileiras e já deixou...

para lembrar

Dicas sobre cabelo afro e make para negras por Maraisa Fidelis

A youtuber e blogueira Maraisa Fidelis, 28 anos, do...

Festival Summer Soul anuncia “afilhada” de Amy Winehouse

O Festival Summer Soul 2012 - que este...

Djavan

Djavan Caetano Viana   (Maceió, 27 de janeiro de...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=