Fórum de Segurança Pública aponta que violência contra mulher aumentou no Pará na pandemia

Enviado por / FonteG1

O isolamento social produziu um ambiental ainda mais hostil para as mulheres do Pará. Segundo dados de julho do Fórum de Segurança Pública, casos de feminicídio aumentaram 75% entre março e maio este ano, em comparação ao ano anterior. Por outro lado, o número de registro de violência doméstica caiu 15%. Para especialistas, os dados indicam que as mulheres morrem sem ao menos terem tido acesso a denúncia da violência ocorrida antes de culminar no assassinato doméstico.

De acordo com dados as Secretaria de Segurança do Pará (Segup), nos sete primeiros meses deste ano, o índice de feminicídio cresceu 118%. O assassinato de mulheres foi o único crime violento a registrar aumento no 1º semestre no Pará. “O isolamento social no processo dessa pandemia tem tornando visível as deficiências e as dificuldades que as mulheres enfrentam no cotidiano familiar, na circulação nas cidades, no trabalho, nas políticas públicas”, analisa Eunice Guedes, psicóloga professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenadora do projeto Saúde, Cidadania e Direitos Humanos.

14 anos da Lei Maria da Penha
O cenário do avanço da violência doméstica traz para a discussão os desafios do Estado em manter as mulheres seguras e vivas. Promulgada em 2006, a Lei Maria da Penha foi um marco nessa proteção. Na sexta-feira (7), a lei chega aos 14 anos de vigência em um contexto que acentua as dificuldades de ser plenamente desdobrada. “Até hoje, muitos dos operadores de direito, profissionais à frente das políticas públicas, equipes e profissionais da área de segurança pública ainda desconhecem o teor da Lei e não aplicam”, diz Eunice.

Resolução inédita
Sensibilizar as equipes que atuam no acolhimento a mulheres em risco é um esforço que deve ser continuado, defende a pesquisadora. Neste viés, um passo inédito será promovido pela psicologia, que lança na quarta-feira (5) uma resolução CFP nº 08/2020, que estabelece normas de atuação do exercício profissional em relação à violência de gênero.

A resolução afirma que a psicóloga e o psicólogo deverão acolher e cooperar com ações protetivas à mulher, seja ela cisgênero, transexual ou travesti, e à pessoa com expressões não binárias de gênero, dentre outras, considerados os aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, quando elas tiverem direitos violados.

A norma considera que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, deve contribuir para enfrentar as desigualdades e a violência que incidem sobre as mulheres, questionando o modo como as determinações de gênero impactam a vida das mulheres atendidas pelos profissionais da Psicologia.

Na sexta-feira (7), às 19h, haverá o lançamento regional da resolução, que reunirá especialistas para um debate que propõe fazer um histórico do processo de construção da normativa, o evento também debaterá os dilemas do exercício profissional com relação ao tema e orientações à categoria para auxiliar na eliminação das formas de violência de gênero.

Participam da live, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá (CRP 10), Crissia Cruz, doutoranda e mestra em Psicologia e especialista em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança; Lívia Arrelias, psicóloga e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), especialista em Psicologia Clínica, integrante dos núcleos Amapá da ANPSINEP e da Abrapso; Ingrid Costa, coordenadora do núcleo Abrapso Santarém, membra do Projeto Justiceira, integrante do Movimento de Mulheres Negras de Santarém e do MNU/Pará; e Luana Kumaruara, indígena da etnia Kumaruara do Baixo Amazonas.

+ sobre o tema

Google é processada por pagar menos a mulheres que a homens

Um trio de ex-funcionárias da Google entrou, nesta quinta-feira...

Cidinha da Silva lança ‘Um Exu em Nova York’ em São Paulo

A escritora Cidinha da Silva lançará nesta quarta-feira (10),...

Rimas sobre racismo, misoginia e miséria brotam em filme sobre slam de poesia

Co-dirigido por Roberta Estrela D'Alva, longa mostra a prática...

Noelia Presley, secretária de Suplicy: Pensava como mulher, tinha corpo de homem

Trans que assessora o secretário de direitos humanos da...

para lembrar

126 anos esperando pelas cenas do próximo capítulo

„Foi em julho de 1941, na rua dnej em...

Intolerância religiosa por Sueli Carneiro

Em diferentes partes do mundo, assiste-se ao crescimento da...

Essa alegria me basta

Em novembro de 2010, o jovem Luis Alberto Betonio...

Denúncias de LGBTfobia aumentam, e zona leste tem mais casos em São Paulo

A zona leste de São Paulo concentra a maior quantidade de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=