O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!, os 40 anos de Hip Hop no Brasil e os 50 anos de Cultura Hip Hop no mundo. Comandado por Sharylaine e Clodoaldo Arruda, o programa revive o espírito da revista que foi um instrumento de conscientização de jovens negros nos anos 90.
No primeiro episódio, os ouvintes são levados a uma viagem nostálgica pelas memórias e pela importância cultural da PodeCrê!. Com destaque de suas seções icônicas, como os editoriais que abordavam temas relevantes para a juventude, colunas históricas sobre a trajetória do Hip Hop e biografias inspiradoras de lideranças negras.
No segundo episódio, os apresentadores Sharylaine e Clodoaldo Arruda levam os ouvintes a uma viagem pela história da mídia independente no cenário do Hip Hop brasileiro pós-PodeCrê. Discutindo a influência da revista e explorando a ascensão de veículos como Revistas Raça, Rap Brasil, Rap Nacional, Agito Geral, e sites como Bocada Forte e Real Hip Hop, eles trazem à tona o impacto da mídia independente na cultura e na política, com participação do DJ Cortecertu, beatmaker e editor do Bocada Forte.
No terceiro episódio, o foco se volta para o universo das posses do Hip Hop brasileiro, trazendo o papel desses grupos culturais, sociais e políticos nas comunidades periféricas. Com o convidado Panikinho, do Aliança Negra, o podcast trata da relevância das posses, destacando sua resistência à repressão policial e seu diálogo com outras formas de eventos frutos de coletividade nas periferias.
No penúltimo episódio da temporada, o PodeCrê Podcast recebe Elaine Nunes Andrade, a primeira acadêmica a apresentar uma tese sobre Hip Hop no Brasil, para discutir os desafios do pioneirismo, as transformações e a importância do Hip Hop na academia e na sociedade.
No quinto e último episódio, convidamos Rubia, rapper do lendário grupo RPW, cientista social e educadora popular, para discutir as parcerias do Hip Hop com a sociedade civil e o Estado.
Produção: Clodoaldo Arruda e Sharylaine
Direção: Natália Carneiro
Roteiro: Clodoaldo Arruda
Revisão: Sharylaine
Áudio: Natália Carneiro
Trilha Sonora: Clodoaldo Arruda
Sonoplastia e edição: Brisas Project