Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

Artigo produzido por Redação de Geledés

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!, os 40 anos de Hip Hop no Brasil e os 50 anos de Cultura Hip Hop no mundo. Comandado por Sharylaine e Clodoaldo Arruda, o programa revive o espírito da revista que foi um instrumento de conscientização de jovens negros nos anos 90.

No primeiro episódio, os ouvintes são levados a uma viagem nostálgica pelas memórias e pela importância cultural da PodeCrê!. Com destaque de suas seções icônicas, como os editoriais que abordavam temas relevantes para a juventude, colunas históricas sobre a trajetória do Hip Hop e biografias inspiradoras de lideranças negras.

DJ Cortecertu/Foto: Natália Carneiro

No segundo episódio, os apresentadores Sharylaine e Clodoaldo Arruda levam os ouvintes a uma viagem pela história da mídia independente no cenário do Hip Hop brasileiro pós-PodeCrê. Discutindo a influência da revista e explorando a ascensão de veículos como Revistas Raça, Rap Brasil, Rap Nacional, Agito Geral, e sites como Bocada Forte e Real Hip Hop, eles trazem à tona o impacto da mídia independente na cultura e na política, com participação do DJ Cortecertu, beatmaker e editor do Bocada Forte.

Panikinho/ Foto: Natália Carneiro

No terceiro episódio, o foco se volta para o universo das posses do Hip Hop brasileiro, trazendo o papel desses grupos culturais, sociais e políticos nas comunidades periféricas. Com o convidado Panikinho, do Aliança Negra, o podcast trata da relevância das posses, destacando sua resistência à repressão policial e seu diálogo com outras formas de eventos frutos de coletividade nas periferias.

No penúltimo episódio da temporada, o PodeCrê Podcast recebe Elaine Nunes Andrade, a primeira acadêmica a apresentar uma tese sobre Hip Hop no Brasil, para discutir os desafios do pioneirismo, as transformações e a importância do Hip Hop na academia e na sociedade.

Sharylaine e Rubia/ Foto: Natália Carneiro

No quinto e último episódio, convidamos Rubia, rapper do lendário grupo RPW, cientista social e educadora popular, para discutir as parcerias do Hip Hop com a sociedade civil e o Estado.

Produção: Clodoaldo Arruda e Sharylaine

Direção: Natália Carneiro

Roteiro: Clodoaldo Arruda

Revisão: Sharylaine

Áudio: Natália Carneiro

Trilha Sonora: Clodoaldo Arruda

Sonoplastia e edição: Brisas Project 

+ sobre o tema

PL 1904/24 – A legalização da violência do Estado

O projeto de Lei 1904/24 é mais uma da...

Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Conversamos com a pedagoga Clélia Rosa, sobre como as...

para lembrar

8 de março: os desafios por justiça racial e de gênero

Ao refletirmos sobre a situação das mulheres negras na...

“Precisamos repensar a escravidão, porque o que aprendemos nos livros são mentiras” diz Sheila S Walker

Por Kátia Mello A antropóloga afro-americana e diretora executiva da...

Quilombolas do Rio Grande do Sul pedem socorro para receber alimentos

“Os alimentos não estão chegando às comunidades quilombolas. Estamos numa corrente de solidariedade dentro do Estado em razão da condição das estradas. Além disso,...

O ministro, a estudante e a democracia que desejamos

O discurso do ministro Alexandre de Moraes realizado em momento de sua posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira 16, e...

“Eu condeno a violência que há contra as mulheres, sejam as africanas ou não”, diz Oumou Sangaré

Oumou Sangaré é uma das maiores vozes africanas na luta contra o sexismo e o racismo. Originária da região Wassoulou, no Mali, Oumou canta...
-+=