Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

Artigo produzido por Redação de Geledés

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!, os 40 anos de Hip Hop no Brasil e os 50 anos de Cultura Hip Hop no mundo. Comandado por Sharylaine e Clodoaldo Arruda, o programa revive o espírito da revista que foi um instrumento de conscientização de jovens negros nos anos 90.

No primeiro episódio, os ouvintes são levados a uma viagem nostálgica pelas memórias e pela importância cultural da PodeCrê!. Com destaque de suas seções icônicas, como os editoriais que abordavam temas relevantes para a juventude, colunas históricas sobre a trajetória do Hip Hop e biografias inspiradoras de lideranças negras.

DJ Cortecertu/Foto: Natália Carneiro

No segundo episódio, os apresentadores Sharylaine e Clodoaldo Arruda levam os ouvintes a uma viagem pela história da mídia independente no cenário do Hip Hop brasileiro pós-PodeCrê. Discutindo a influência da revista e explorando a ascensão de veículos como Revistas Raça, Rap Brasil, Rap Nacional, Agito Geral, e sites como Bocada Forte e Real Hip Hop, eles trazem à tona o impacto da mídia independente na cultura e na política, com participação do DJ Cortecertu, beatmaker e editor do Bocada Forte.

Panikinho/ Foto: Natália Carneiro

No terceiro episódio, o foco se volta para o universo das posses do Hip Hop brasileiro, trazendo o papel desses grupos culturais, sociais e políticos nas comunidades periféricas. Com o convidado Panikinho, do Aliança Negra, o podcast trata da relevância das posses, destacando sua resistência à repressão policial e seu diálogo com outras formas de eventos frutos de coletividade nas periferias.

No penúltimo episódio da temporada, o PodeCrê Podcast recebe Elaine Nunes Andrade, a primeira acadêmica a apresentar uma tese sobre Hip Hop no Brasil, para discutir os desafios do pioneirismo, as transformações e a importância do Hip Hop na academia e na sociedade.

Sharylaine e Rubia/ Foto: Natália Carneiro

No quinto e último episódio, convidamos Rubia, rapper do lendário grupo RPW, cientista social e educadora popular, para discutir as parcerias do Hip Hop com a sociedade civil e o Estado.

Produção: Clodoaldo Arruda e Sharylaine

Direção: Natália Carneiro

Roteiro: Clodoaldo Arruda

Revisão: Sharylaine

Áudio: Natália Carneiro

Trilha Sonora: Clodoaldo Arruda

Sonoplastia e edição: Brisas Project 

+ sobre o tema

“Há uma lógica racista do Estado brasileiro com as comunidades quilombolas” diz Danilo Serejo

Uma terrível ameaça de despejo acontece contra 800 famílias...

Uma escola de afrodescendentes

por Kátia Mello Há 28 anos, um grupo de mulheres...

África ou França ???

Quem disputará a final da copa da Rússia neste...

para lembrar

O samba que virou cesta básica

A reportagem abaixo faz parte da série Geledés- Retratos...

Em São Paulo, mulheres pretas são as mais impactadas pela fome

Na cidade mais rica do Brasil, as mulheres pretas...

“A poesia nos une pela cor, pela dor e pelo amor”, diz o poeta Sérgio Vaz

Mineiro de Ladainha, o aclamado poeta da periferia, Sérgio...

Geledés no Setembro Amarelo

Geledés -Instituto da mulher Negra entra na campanha do Setembro Amarelo para a prevenção ao suicídio e pela saúde mental da população negra.   De acordo...

O despertar da consciência de uma catadora

Michele da Silva Candido, de 37 anos, foi catadora por três anos na região de Ferraz de Vasconcelos, município paulista, sempre com muito orgulho...

Na pandemia, Viviani descobriu sua vocação de professora

Antes da pandemia, Viviani de Sousa Gomes, de 41 anos, acumulava uma série de trabalhos: assistente de loja freelancer em uma loja de departamento,...
-+=