Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

Artigo produzido por Redação de Geledés

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!, os 40 anos de Hip Hop no Brasil e os 50 anos de Cultura Hip Hop no mundo. Comandado por Sharylaine e Clodoaldo Arruda, o programa revive o espírito da revista que foi um instrumento de conscientização de jovens negros nos anos 90.

No primeiro episódio, os ouvintes são levados a uma viagem nostálgica pelas memórias e pela importância cultural da PodeCrê!. Com destaque de suas seções icônicas, como os editoriais que abordavam temas relevantes para a juventude, colunas históricas sobre a trajetória do Hip Hop e biografias inspiradoras de lideranças negras.

DJ Cortecertu/Foto: Natália Carneiro

No segundo episódio, os apresentadores Sharylaine e Clodoaldo Arruda levam os ouvintes a uma viagem pela história da mídia independente no cenário do Hip Hop brasileiro pós-PodeCrê. Discutindo a influência da revista e explorando a ascensão de veículos como Revistas Raça, Rap Brasil, Rap Nacional, Agito Geral, e sites como Bocada Forte e Real Hip Hop, eles trazem à tona o impacto da mídia independente na cultura e na política, com participação do DJ Cortecertu, beatmaker e editor do Bocada Forte.

Panikinho/ Foto: Natália Carneiro

No terceiro episódio, o foco se volta para o universo das posses do Hip Hop brasileiro, trazendo o papel desses grupos culturais, sociais e políticos nas comunidades periféricas. Com o convidado Panikinho, do Aliança Negra, o podcast trata da relevância das posses, destacando sua resistência à repressão policial e seu diálogo com outras formas de eventos frutos de coletividade nas periferias.

No penúltimo episódio da temporada, o PodeCrê Podcast recebe Elaine Nunes Andrade, a primeira acadêmica a apresentar uma tese sobre Hip Hop no Brasil, para discutir os desafios do pioneirismo, as transformações e a importância do Hip Hop na academia e na sociedade.

Sharylaine e Rubia/ Foto: Natália Carneiro

No quinto e último episódio, convidamos Rubia, rapper do lendário grupo RPW, cientista social e educadora popular, para discutir as parcerias do Hip Hop com a sociedade civil e o Estado.

Produção: Clodoaldo Arruda e Sharylaine

Direção: Natália Carneiro

Roteiro: Clodoaldo Arruda

Revisão: Sharylaine

Áudio: Natália Carneiro

Trilha Sonora: Clodoaldo Arruda

Sonoplastia e edição: Brisas Project 

+ sobre o tema

Mãe-solo, Inaihe se torna empreendedora na pandemia

Em fevereiro de 2021, em plena pandemia, Inaihe Nainhana...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

para lembrar

Negros no mundo corporativo

A Gerente de Negócios Camila Ramos fala sobre sua...

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural,...

“Há um racismo velado, naturalizado, e por muitas vezes explícito na escola”, diz Elenir Fagundes Freitas

Assim como milhares de crianças negras, Elenir Fagundes Freitas, enfrentou situações de racismo no ambiente escolar. Logo na primeira série, na hora da fila,...

“Muitos jovens negros da luta não sabem que suas pautas são as mesmas de Abdias há 40 anos”, diz André Rodrigues

A escolha de um dos maiores ativistas negros da história do Brasil, Abdias do Nascimento, para ser tema do enredo da Mocidade Unida da...

Casa Amarela – cultura e resistência

A Casa Amarela Quilombo Afroguarany é uma ocupação-sociocultural, voltada para cultura negra e indígena, localizada na rua da Consolação, em São Paulo. Conheça mais sobre...
-+=