Governo troca cultura por mais armas na favela

Em meio à violência que recrudesce nas favelas do Rio de Janeiro, e o discurso retrógrado do governador em colocar mais policias, como tentativa de pacificação, surge mais uma falha, aliás muito mais que uma falha, um desrespeito aos moradores. A Biblioteca Parque da Rocinha teve cortes de repasses e sofre com a falta de investimentos que fez com que o espaço tivesse, a partir do mês de abril, uma redução considerável no horário de funcionamento.

Por Davison Coutinho Do Jornal do Brasil

Um projeto construído pelo PAC 1, após anos de lutas e reivindicação dos moradores por um espaço dedicado à cultura, foi entregue ainda inacabado em 2011 pelo então governador Sérgio Cabral, lá funcionam diversas atividades artísticas e culturais. O espaço é usado por diversos grupos de música, dança e teatro que levam a arte às vidas de muitas crianças, jovens, adultos e idosos.

Com a redução do horário de funcionamento, muitos projetos culturais ficaram desabrigados. Os profissionais foram reduzidos e as atividades são cada vez menores. A biblioteca é administrada por uma OS – Organização Social chamada IDG e segundo funcionários da biblioteca a OS sempre ignorou as reivindicações para que o espaço pudesse de fato atender as necessidades da comunidade.

A Secretaria de Cultura, por sua vez, se omitiu de suas responsabilidades e os moradores é quem estão sofrendo com mais uma falta de respeito.

A biblioteca, que funcionaria das 10h às 20h, de terça a domingo, passa a funcionar de 12h30 às 18h30, de terça a sexta, o que deixa os projetos sem espaço para realização das atividades com os moradores.

Segue trecho da carta publicada por diversas instituições da Rocinha:

“EM NOME DA “CRISE, MENOS CULTURA E MAIS ARMAS PARA A FAVELA.

Falta de respeito. Essa tem sido a tônica do tratamento que em nossa visão a cultura da favela tem sido tratada. Os grupos culturais que assinam essa carta, tem acompanhado um processo que com certeza não se restringe a nossa comunidade. Infelizmente, ainda não se entende a favela como potência, culturalmente falando. O que estamos vendo atualmente é um espaço cultural sendo fechado a comunidade aos finais de semana e um horário reduzido, funcionando de terça a sexta das 12h as 18:30…”

Assinam: Fórum de Cultura da Rocinha, Grupo de Valsa Noite de Encantos, GBCR,  Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, Portal Viva Rocinha,  Museu Sankofa,  Grupo de Teatro Roça Caça Cultura, Grupo de Teatro Pé Sujo, Intervém Favela,  FavelaDaRocinha.com.

“Atenção Governador Pezão e secretária de Cultura, Eva Rosental, os moradores aguardam uma solução. Ou nos dê uma resposta, quando vai fechar de vez o espaço da biblioteca, pois a cada tempo é menor o horário de funcionamento. Os senhores podem fazer as contas que é muito mais barato e produtivo investir na cultura do que comprar fuzil. A arma mata, já a cultura e educação dão vida e geram sonhos na vida de toda essa gente que viveu e vive com o descaso e a falta de serviços públicos.

Manifesto meu apoio ao movimento  “EM NOME DA “CRISE, MENOS CULTURA E MAIS ARMAS PARA A FAVELA”.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Dilma diz que tucanos são “lobos em pele de cordeiro”

Em primeiro evento após deixar o governo, petista afirma...

Post-Manifesto pela Transparência nas Eleições

A lei eleitoral brasileira permite que partidos e candidatos...

Dia Internacional dos Direitos Humanos: Por uma educação com equidade racial

De onde são perpetuadas imagens estereotipadas e discriminatórias da...

Parlamentares evangélicos esclarecem aos fiéis sobre campanha rasteira contra Dilma

A tropa de choque evangélica da campanha Dilma...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=