Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA

Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos afro-estadunidenses pronunciou em 1961, com apenas 35 anos, na Brown University de Providence, em Rhode Island, para um público de estudantes, em sua maioria brancos.

A Brown University é um dos oito ateneus universitários que compõem a “Ivy League”, prestigiosa associação à qual pertencem universidades com conotações acadêmicas de excelência. Naquela época Malcolm X era partidário do movimento separatista negro Nation of Islam (Nação do Islã). O ativista foi assassinado quatro anos depois em Nova Iorque durante a Semana Nacional da Irmandade.

Na gravação recuperada de seu discurso em Providence, o ativista afro-estadunidense disse: “A herança da escravidão e do racismo converteu 20 milhões de negros neste país em um povo morto. Morto economicamente, mentalmente, espiritualmente e moralmente. A integração não trará à vida sequer um só homem”.

“Ninguém escutou esta fita nos últimos 50 anos”, explicou Malcolm Burnley, o estudante que a encontrou. “Há muitas gravações de antes de 1962, mas o discurso de 1961 é algo único”, acrescentou.

A descoberta revelou também outros detalhes daquela jornada, como a presença de um jovem estudante que se havia se convertido em um dos diplomatas mais importantes dos Estados Unidos. Entre o público se encontrava Richard Holbrooke, então joven de 19 anos, que mais tarde se converteu em enviado especial dos Estados Unidos no Paquistão e no Afeganistão, última de suas atribuições antes de morrer em dezembro de 2010.

Holbrooke foi o artífice da visita de Malcolm X à Brown University, onde entre outras coisas trabalhava como diretor de um jornal interno, Brown University Herald.

 

+ sobre o tema

Chico Science ganha homenagem no site do Itaú Cultural 

Em 2 de fevereiro (quarta-feira), o site do Itaú...

para lembrar

13 de maio: da Lei Áurea à essência escravocrata da direita

No ano de 1983, uma foto estampada na primeira...

“Brasil: 12(6) anos de escravidão”

Diante do sucesso do filme de Steve McQueen, que...

Em entrevista, cantor Seal diz que público brasileiro é o mais sexy do planeta

O cantor inglês Seal esteve no Brasil para uma...
spot_imgspot_img

No dia de Cosme e Damião nossa fartura está no caruru, patrimônio imaterial da Bahia 

"São Cosme mandou fazer duas camisinhas azul, no dia da festa dele, São Cosme quer caruru" São Cosme E São Damião - Mariene De Castro Com...

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...
-+=