Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA

Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos afro-estadunidenses pronunciou em 1961, com apenas 35 anos, na Brown University de Providence, em Rhode Island, para um público de estudantes, em sua maioria brancos.

A Brown University é um dos oito ateneus universitários que compõem a “Ivy League”, prestigiosa associação à qual pertencem universidades com conotações acadêmicas de excelência. Naquela época Malcolm X era partidário do movimento separatista negro Nation of Islam (Nação do Islã). O ativista foi assassinado quatro anos depois em Nova Iorque durante a Semana Nacional da Irmandade.

Na gravação recuperada de seu discurso em Providence, o ativista afro-estadunidense disse: “A herança da escravidão e do racismo converteu 20 milhões de negros neste país em um povo morto. Morto economicamente, mentalmente, espiritualmente e moralmente. A integração não trará à vida sequer um só homem”.

“Ninguém escutou esta fita nos últimos 50 anos”, explicou Malcolm Burnley, o estudante que a encontrou. “Há muitas gravações de antes de 1962, mas o discurso de 1961 é algo único”, acrescentou.

A descoberta revelou também outros detalhes daquela jornada, como a presença de um jovem estudante que se havia se convertido em um dos diplomatas mais importantes dos Estados Unidos. Entre o público se encontrava Richard Holbrooke, então joven de 19 anos, que mais tarde se converteu em enviado especial dos Estados Unidos no Paquistão e no Afeganistão, última de suas atribuições antes de morrer em dezembro de 2010.

Holbrooke foi o artífice da visita de Malcolm X à Brown University, onde entre outras coisas trabalhava como diretor de um jornal interno, Brown University Herald.

 

+ sobre o tema

Hilton Cobra retorna aos palcos com o espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”

Os atores Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo...

A memória africana bebe Cuba Libre

O incrível regresso de cubanos à África Quem...

Inventário lista 100 lugares de memória do tráfico de escravos no Brasil

Com informações do LABHOI O Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico...

“Black Panther” chega ao Smithsonian no outono..

Sucesso de bilheteira mundial, “Black Panther” conquista agora um...

para lembrar

Filme sobre o primeiro encontro do casal Obama começa a rodar em 2015

Dois sonhos: 1) Imagina seu primeiro date com o...

Dão – ‘Para embelezar a noite’

Por Anne Pinto. Com 05 anos de carreira, Dão...

Jay-Z cria coleção para Barney’s

As cores da cidade de Nova York ao anoitecer...

Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=