Gravação perdida de Malcom X é encontrada por estudante nos EUA

Trata-se do discurso que o ativista pelos direitos dos afro-estadunidenses pronunciou em 1961, com apenas 35 anos, na Brown University de Providence, em Rhode Island, para um público de estudantes, em sua maioria brancos.

A Brown University é um dos oito ateneus universitários que compõem a “Ivy League”, prestigiosa associação à qual pertencem universidades com conotações acadêmicas de excelência. Naquela época Malcolm X era partidário do movimento separatista negro Nation of Islam (Nação do Islã). O ativista foi assassinado quatro anos depois em Nova Iorque durante a Semana Nacional da Irmandade.

Na gravação recuperada de seu discurso em Providence, o ativista afro-estadunidense disse: “A herança da escravidão e do racismo converteu 20 milhões de negros neste país em um povo morto. Morto economicamente, mentalmente, espiritualmente e moralmente. A integração não trará à vida sequer um só homem”.

“Ninguém escutou esta fita nos últimos 50 anos”, explicou Malcolm Burnley, o estudante que a encontrou. “Há muitas gravações de antes de 1962, mas o discurso de 1961 é algo único”, acrescentou.

A descoberta revelou também outros detalhes daquela jornada, como a presença de um jovem estudante que se havia se convertido em um dos diplomatas mais importantes dos Estados Unidos. Entre o público se encontrava Richard Holbrooke, então joven de 19 anos, que mais tarde se converteu em enviado especial dos Estados Unidos no Paquistão e no Afeganistão, última de suas atribuições antes de morrer em dezembro de 2010.

Holbrooke foi o artífice da visita de Malcolm X à Brown University, onde entre outras coisas trabalhava como diretor de um jornal interno, Brown University Herald.

 

+ sobre o tema

Lei proposta por Orlando Silva reconhece Luiz Gama como herói nacional

Luiz Gama é a partir desta quarta-feira (17) Patrono...

Intolerância religiosa será debatida por lideranças e educadores

Nesta quarta-feira (31), o Centro de Apoio Operacional das...

Espaço de fala da juventude da periferia, Slam BR reúne representantes de todo o país

Em sua sexta edição, edição será realizado no Sesc...

para lembrar

Maracatu se prepara para a folia após recuperar calunga perdida por 30 anos

'Dona Júlia' vai desfilar com a Nação Porto Rico,...

Halle Berry: “Não é porque virei mãe que só vou fazer filmes da Disney”

Ao contrário de sua primeira experiência como mãe, em...

Hilton Cobra retorna aos palcos com o espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”

Os atores Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo...
spot_imgspot_img

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

Álbum de Lauryn Hill é considerado melhor da história em lista da Apple Music; veja ranking

Uma lista publicada pela Apple Music elegeu os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em primeiro lugar, a escolha foi para 'The Miseducation...

Inéditos de Joel Rufino dos Santos trazem de volta a sua grandeza criativa

Quando faleceu, em 2015, Joel Rufino dos Santos deixou pelo menos dois romances inéditos, prontos para publicação. Historiador arguto e professor de grandes méritos, com...
-+=