Haitianos em Manaus são recrutados para trabalharem no Sul e Sudeste

Igreja Católica e SRTE-AM registraram a saída de cerca de 200 haitianos. 
Maioria seguiu para São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Se o ano de 2010 foi marcado pela chegada dos primeiros haitianos no Amazonas, 2012 é o ano em que centenas deles deixaram Manaus, recrutados por empresários das regiões Norte, Sudeste e Sul do país para trabalhar nos setores da construção civil, petróleo e gás, mineração e outras áreas.

Segundo o superintendente regional de Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE-AM), Dermílson Chagas, cerca de cem haitianos foram embora de Manaus para trabalhar em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, a convite de empresários que vieram à capital amazonense para recrutá-los. Os selecionados terão, além de salário, auxílio transporte e alojamento para morar.

As empresas que os recrutaram tiveram que assinar termos de compromissos na SRTE-AM para garantir a segurança deles no transporte de Manaus até as cidades onde irão trabalhar.

“Nós registramos a saída de cerca de cem haitianos, mas sabemos que o número é maior. Muitos deixaram a cidade sem informar o poder público. Quando há o registro legal de saída, podemos assegurar um transporte seguro e um emprego digno, já que as empresas interessadas são sérias e tiveram a aprovação do Ministério do Trabalho. Quando não há essa garantia, há o risco de alguns trabalharem em ambientes insalubres e até sob regime de semiescravidão”, afirmou.

O padre Valdecir Mayer Molinari, que é pároco da Igreja de São Geraldo, na Zona Centro-Sul de Manaus, onde foi recebida a maioria dos haitianos em Manaus, informou que cerca de 200 já deixaram a capital, para trabalhar em outras grandes cidades.

Segundo ele, o trabalho realizado pelos haitianos tem sido elogiado pelos empregadores amazonenses, o que rendeu boas referências lá fora. “Eles vieram ao Brasil com o objetivo de reconstruir suas vidas, por isso, são muito determinados, obstinados. Nunca ninguém reclamou para nós, da Igreja, do trabalho ou do comportamento deles”, disse.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Mulheres de Terreiro se encontram para discutir temas sociais no Recife

Abertura do evento é nesta segunda (23), no Cinema...

Culturas de matrizes africanas: Ostracismo e estigma e seus efeitos psicopatológicos

Resumo: O artigo discute questões como o Ostracismo e o...

Grace Jones critica popstars atuais como Beyoncé, Rihanna, Nicki e Miley em livro

Trechos do livro inédito de Grace Jones, I’ll Never Write My...

Serena Williams

Serena Jameka Ross Evelyn Williams (Saginaw, Michigan, 26 de setembro de 1981) é uma tenista norte-americana....

para lembrar

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

Chimurenga – a reinvenção da mídia africana

Em entrevista ao Projeto Afreaka, Graeme Arendse, diretor...

Culturas Negras, Civilização Brasileira

Gilberto Freire escreveu em algum lugar que o...

Blaise Musipere: do Congo para as telinhas brasileiras

O simpático ator Blaise Musipere, de 28 anos, nasceu...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=