Histórias Cruzadas´ (The Help) é um filme espetacular sobre a hipocrisia do racismo nos anos 1960 nos EUA.
Foi lançado um filme que ilustra lindamente o meu ponto de vista. É chamado The Help “A Ajuda” no Brasil com o possivel titulo “História Cruzada” como trailer no final do post, e é baseado no romance best-seller de Kathryn Stockett. A história se passa na década de 1960, em Jackson, Mississippi, quando a luta pelos direitos civis ganhava atenção internacional. O filme conta a história de uma jovem, menina socialmente proeminente, branca, chamada Skeeter que acabou de se formar na faculdade. Skeeter quer ser um escritora, e surge com uma ideia perigosa: Entrevistar o segredo das empregadas pretas que cuidam das crianças brancas de Jackson, Mississippi , e descobrir como eles realmente se sente sobre seus empregadores.
Suas respostas são uma revelação. Skeeter tem os olhos abertos para a ironia de empregadores brancos que dependem de seus empregadas para criar seus filhos – e ainda assim não lhes permitem nem usar os mesmos banheiros que eles usam . Se uma peça de prata faltar, a doméstica pode ser responsabilizada pelo sumiço da peça, e com base em qualquer evidência a empregada é acusada e presa. Quando uma empregada chamada de Maio Yule pede a seu empregador um empréstimo para ajudar seus filhos freqüentar a universidade, ela é tratada como uma criança simplória.
Embora os empregadores brancos são cristãos que vão a igreja, muitas vezes são cegos para a humanidade daqueles que trabalham para eles – cega ao seu direito de ser tratado com tanto respeito como seus vizinhos brancos.
Ironicamente, esses mesmos cristãos brancos arrecadam fundos para crianças pobres Africanas, mas não estão preocupados com as necessidades financeiras dos afro-americanos – domésticas e jardineiros que são mal pagos pelo seu trabalho árduo.
Vale a pena ver e se emocionar.