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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

      O Sol de Cada Um

      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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              Hoje na História, 13 de maio de 1950, nascia Stevie Wonder

              13/05/2014
              em Patrimônio Cultural
              Tempo de leitura: 26 min.

              Stevie Wonder

              Stevie Wonder

              Stevie Wonder

              Nome artístico de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13 de maio de 1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense.

              Assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records aos onze anos e continua com a mesma até hoje. Gravou mais de trinta sucessos que alcançaram o top ten e ganhou vinte e cinco Grammy Awards, o maior número já ganho por um artista masculino.1 Ao nascer foi-lhe dado o nome Stevland Hardaway Judkins, depois alterado paraStevland Hardaway Morris.

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              Infância

              Stevie Wonder nasceu em Saginaw, Michigan em 1950; sendo o terceiro dos seis filhos de Calvin Judkins e Lula Mae Hardaway. Devido ao nascimento prematuro, em seis semanas os vasos sanguíneos da parte de trás de seus olhos ainda não tinham chegado na parte frontal e seu crescimento abortado causou o descolamento das retinas.2 O termo médico para esta condição é retinopatia da prematuridade, e ela pode ter sido agravada pelo oxigênio bombeado para sua incubadora, mas não foi a principal causa de cegueira.

              Quando Stevie Wonder tinha quatro anos, sua mãe deixou seu pai e se mudou com seus filhos para Detroit. Voltou a ter o nome de solteira, Lula Hardaway e mais tarde mudou o sobrenome de seus filhos para Morris. Morris permanece como o nome legal de Stevie Wonder desde então. Começou a tocar instrumentos muito cedo, incluindo piano, gaita, bateria e baixo. Durante sua infância foi ativo em um coral de igreja.

              Descoberta e as primeiras gravações na Motown

              Ronnie White do grupo The Miracles dá crédito a seu irmão Gerald White por persistentemente insistir que ele ouvisse o pequeno Stevie em 1961.3 Após isso, White levou Stevie e sua mãe até a Motown Records. Impressionado com o jovem músico, o CEO da Motown, Berry Gordy assinou contrato através de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder. Gravou o single, “I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues”, que foi lançado pela Tamla no fim de 1961. Wonder lançou seus dois primeiros álbuns, The Jazz Soul of Little Stevie e Tribute to Uncle Ray, em 1962, com pequeno sucesso.

              Carreira Musical

              Início: 1963–71

              Aos 13 anos, Wonder alcançou grande sucesso com “Fingertips (Pt. 2)”, um single de 1963 gravada ao vivo durante apresentação da turnê Motor Town Revue, lançada no álbum Recorded Live: The 12 Year Old Genius. A canção que apresentava Wonder nos vocais, bongôs e gaita e um jovem Marvin Gaye na bateria, atingiu número 1 na parada Pop & R&B e fez com que Stevie atingisse o grande público..

              Em 1964, Stevie Wonder fez sua estreia no cinema com Muscle Beach Party fazendo o papel dele próprio, creditado como “Little Stevie Wonder”. Retornou na sequência do filme, lançada cinco meses depois, Bikini Beach. Ele se apresenta em ambos filmes, cantando “Happy Street” e “Happy Feelin’ (Dance and Shout)”, respectivamente.

              Após tirar o “Little” do nome, Wonder teve vários sucessos na metade dos anos 60, incluindo “Uptight (Everything’s Alright)”, “With a Child’s Heart” e “Blowin’ in the Wind”, uma cover da canção de Bob Dylan que foi uma das primeiras que refletem a consciência social de Stevie, e que conta com a participação de seu mentor, o produtor Clarence Paul. Stevie também começou a trabalhar como letrista da Motown, compondo músicas para ele próprio assim como seus companheiros de gravadora, incluindo “Tears of a Clown”, sucesso cantado por Smokey Robinson & the Miracles.

              Em 1968 Stevie gravou um álbum de faixas instrumentais de soul/jazz, a maioria com solos de gaita, sob o pseudônimo de Eivets Rednow (que também é o título do disco), que nada mais é que “Stevie Wonder” ao contrário. O álbum fracassou e não teve muita atenção, e seu único single, uma cover de “Alfie”, atingiu apenas o número 66 na parada Pop estadunidense e número 11 na parada “Adult Contemporary”. Apesar disso, teve vários sucessos entre 1968 e 1970 como “I Was Made to Love Her”; “For Once in My Life” e “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours”. Em Setembro de 1970, aos 20 anos de idade, Wonder se casou com Syreeta Wright, uma ex secretária da Motown e compositora. No álbum seguinte Where I’m Coming From, sua esposa o ajudou compondo e produzindo, com a permissão de Gordy. O álbum não obteve sucesso. Com vinte e um anos, Stevie não renovou seu contrato com a Motown que expirou em 21 de maio de 1971.4

              Em 1970, Wonder co-escreveu e tocou diversos instrumentos no sucesso “It’s a Shame” para o grupo The Spinners. Sua contribuição foi uma demonstração de seu talento e uma arma para as negociações com o presidente da Motown, Gordy, sobre a autonomia criativa de Stevie.

              Período clássico: 1972–76

              De maneira independente Wonder gravou dois álbuns, que foram usados como ferramentas de barganha enquanto negociava com a Motown. Eventualmente o selo concordou com seus pedidos de total controle criativo e direitos de suas próprias canções; o contrato de 120 páginas deu a Stevie royalties muito mais altos. Wonder retornou a Motown em Março de 1972 com Music of My Mind. Ao contrário da maioria dos LPs dos artistas da Motown, que normalmente consistiam de uma coletânea de singles, lados-B e covers, Music of My Mind foi de fato um LP, com canções que fluiam juntas tematicamente. As letras de Stevie falavam de aspectos sociais, políticos e temas místicos bem como as canções românticas, enquanto musicalmente Wonder começava a explorar o overdubbing e gravar, ele próprio, a maioria das partes instrumentais. Este foi o chamado de “período clássico” durante os anos 70. Music of My Mind marcou o início de uma longa colaboração com os pioneiros dos sintetizadores Tonto’s Expanding Head Band, (Robert Margouleff e Malcolm Cecil).5

              Lançado no fim de 1972, Talking Book apresentava o sucesso “Superstition”, que é um mais distintivos e famosos exemplos do som do clavinet Hohner.6 A canção, inicialmente prevista para o guitarrista Jeff Beck, fez com que Stevie também atingisse as rádios de rock. Talking Book também apresentava “You Are the Sunshine of My Life”, que também alcançou o número um. Na mesma época do lançamento do álbum, Stevie Wonder iniciou uma turnê com os Rolling Stones. A turnê The Rolling Stones American Tour 1972 foi também um fator de sucesso tanto de “Superstition” como “You Are the Sunshine of My Life”.7 As duas canções ganharam três Grammy Awards. Em um episódio de Sesame Street que foi ao ar em abril de 1973,8 Wonder e sua banda apresentam “Superstition”, bem como a canção “Sesame Street Song”, que demonstrava suas habilidades com o “talk box”.

              Considerações políticas tomaram maior foco no álbum seguinte, Innervisions, lançado em 1973. O álbum apresentava “Higher Ground” (#4 na parada pop) assim como “Living for the City” (#8). Ambas canções alcançaram número 1 na parada R&B. Baladas populares como “Golden Lady” e “All in Love Is Fair” também estavam presentes. Innervisions ganhou três Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano. O álbum ficou na 23ª posição da lista da revista Rolling Stone 500 melhores álbuns.9Wonder se tornou o mais influente e aclamado músico negro do começo dos anos 70.

              Em 6 de Agosto de 1973, Stevie se envolveu em um grave acidente de carro durante sua turnê na Carolina do Norte,10 11 deixando o artista em coma por quatro dias. Como resultado do acidente, Stevie teve perda parcial do olfato (Anosmia) e uma temporária perda do paladar.12

              Apesar deste revés, Wonder recobrou todas suas faculdades musicais, e reapareceu em concerto no Madison Square Garden em Março de 1974. O álbum Fulfillingness’ First Finale foi lançado em Julho de 1974 e duas músicas alcançaram sucesso na parada pop: “You Haven’t Done Nothin'” (#1) (um protesto político que tinha como alvoRichard Nixon) e “Boogie On Reggae Woman”. Este álbum também ganhou mais três Grammys, incluindo Álbum do Ano.

              Neste mesmo ano Wonder fez parte de uma jam session em Los Angeles que se tornaria o álbum pirata A Toot and a Snore in ’74, contendo, provavelmente a única gravação conhecida da era pós-Beatles de John Lennon e Paul McCartney tocando juntos.13 14 Ele também co-escreveu e produziu o álbum de Syreeta Wright Stevie Wonder Presents: Syreeta.15 16

              Em 4 de Outubro de 1975, Wonder se apresentou no histórico “Wonder Dream Concert” em Kingston, Jamaica, durante show beneficente para um instituto para cegos. Além de Stevie Wonder, os três membros originais do The Wailers — Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer — se apresentaram juntos pela última vez.17

              Ainda em 1975, em seu 25º aniversário, Stevie Wonder ganhou mais dois Grammy Awards: em 1974 por Innervisions e em 1975 por Fulfillingness’ First Finale. No ano seguinte, o cantor e compositor Paul Simon venceu o Grammy na categoria Álbum do Ano por Still Crazy After All These Years. Em seu discurso, Simon brincou agradecendo Stevie Wonder por não ter lançado nenhum álbum naquele ano,18 .

              O álbum duplo com um EP extra Songs in the Key of Life, foi lançado em Setembro de 1976. Cheio de diferentes estilos, ilimitado em ambição e às vezes liricamente complicado, o álbum foi de difícil assimilação para alguns ouvintes, ainda assim é considerado por muitos como o coroamento de Wonder e um dos álbuns mais conhecidos na história da música pop.19 O álbum se tornou o primeiro de um artista estadunidense a estrear direto no número 1 da parada Billboard, onde permaneceu por 14 semanas não consecutivas.20 Duas faixas foram número 1 na parada Pop/R&B “I Wish” e “Sir Duke”. E “Isn’t She Lovely” era sobre sua filha recém-nascida Aisha, enquanto canções como “Love’s in Need of Love Today” (que anos mais tarde seria apresentada no America: A Tribute to Heroes, um tributo às vítimas dos ataques do 11 de setembro de 2001) e “Village Ghetto Land” refletiam um estado de espírito muito mais pensativo. Songs in the Key of Life ganhou como Álbum do Ano e mais dois outros Grammys. O álbum ficou na posição de número 56 na lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.9

              Depois deste período de alta criatividade, Wonder parou de gravar por três anos, lançando apenas o álbum triplo Looking Back, uma antologia contemplando seu início na Motown. Os álbuns que Stevie lançou durante este período foram influentes no mundo musical; a revista Rolling Stone em seu guia de 1983 Rolling Stone Record Guide diz que estes álbuns foram “pioneiros no estilo que determinaria o jeito da música pop na próxima década”;21 A lista da revista Rolling Stone de 2003 dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos incluem três destes álbuns entre os top 90;9 enquanto em 2005 Kanye West diz de seu próprio trabalho: “Eu não estou tentando competir com o que tem por aí agora. Eu realmente estou tentando competir com Innervisions e Songs in the Key of Life. Parece uma blasfêmia, musicalmente, dizer uma coisa dessa, mas por que não definir isso como seu principal objetivo?”22

              Período comercial: 1979–90

              Foi em sua próxima fase que Stevie começou a colher (comercialmente falando) os frutos de seu período clássico. Os anos 80 viram Wonder alcançar seus maiores sucessos atingindo um nível sem precedentes de fama evidenciada pelo aumento das vendas de seus álbuns, participações em ações de caridade, colaborações com grandes artistas, impacto político e aparições na TV.

              Neste período, Stevie lançou a trilha-sonora Journey through the Secret Life of Plants (1979), presente no filme do mesmo nome. Na maior parte instrumental, o álbum foi muito criticado na época de seu lançamento, mas vem sendo considerado por alguns críticos como um clássico incomum. Ainda em 1979 Wonder também escreveu e produziu o sucesso dance “Let’s Get Serious”, de Jermaine Jackson e que atingiu o número 1 da para R&B Singles da Billboard em 1980). Hotter than July (1980) se tornou o primeiro álbum de Wonder a atingir platina, e o single “Happy Birthday” foi um veículo bem sucedido em sua campanha para estabelecer o aniversário do Dr.Martin Luther King como feriado nacional. O álbum também incluía “Master Blaster (Jammin’)”, seu tributo a Bob Marley, “All I Do”, e a balada “Lately”, que mais tarde teria covers dos grupos Jodeci e S Club 7.

              Em 1982, Wonder lançou uma retrospectiva de seu trabalho nos anos 80, Stevie Wonder’s Original Musiquarium, que incluía quatro canções novas: o clássico funk com 10 minutos “Do I Do” (que teve a participação do lendário trumpetista de jazz Dizzy Gillespie), “That Girl”, “Front Line”, uma narrativa sobre um soldado no Vietnã em que Stevie Wonder escreveu e cantou na primeira pessoa e “Ribbon in the Sky”, uma de muitas composições clássicas. Wonder também atingiu o número 1 em colaboração com Paul McCartney em seu hino à harmonia racial, “Ebony and Ivory”. Ainda no mesmo ano Stevie participou do álbum Luz, do cantor e compositor brasileiro Djavan, tocando gaita na música “Samurai”.

              Em 1983, Wonder gravou a canção “Stay Gold”, o tema para a adaptação de Francis Ford Coppola para o conto de Susan E. Hinton The Outsiders. Sempre incorretamente atribuído somente a Stevie Wonder, a música é de Carmine Coppola, enquanto Wonder escreveu a letra.

              Em 1983 Wonder programou um álbum que teria o título de “People Work, Human Play”. O álbum nunca ficou pronto e em 1984 Wonder lançou a trilha-sonora do filme A Dama de Vermelho. O “I Just Called to Say I Love You”, alcançou #1 nas paradas pop e R&B tanto nos EUA como no Reino Unido, e ficou em 13º lugar dos singles mais vendidos na lista publicada em 2002 no Reino Unido. Ganhou um Óscar como “Melhor Canção” em 1985. O álbum contava ainda com a participação de Dionne Warwick, cantando no dueto “It’s You”. O álbum seguinte In Square Circle (1986) teve o sucesso pop “Part-Time Lover”. O álbum ainda teve outro sucesso “Go Home”, além da balada “Overjoyed” que originalmente tinha sido escrito para o álbum Journey Through the Secret Life of Plants, mas não apareceu naquele álbum. Esteve também presente (tocando gaita) na cover de Chaka Khan para a música de Prince, “I Feel For You”, ao lado de Grandmaster Melle Mel, que foi um enorme sucesso. No mesmo período, tocou gaita no single dos Eurythmics, “There Must Be an Angel (Playing with My Heart)” e também no sucesso de Elton John “I Guess That’s Why They Call It The Blues”.

              Em 1985, Stevie Wonder era um ícone estadunidense, e tema de bem-humoradas piadas sobre cegueira contadas por Eddie Murphy no Saturday Night Live. O próprio Wonder, algumas vezes, participava das esquetes; na turnê The Motown Revue Smokey Robinson presenteou Wonder com uma placa, a qual Stevie fingiu ler para a plateia e ter percebido um erro de ortografia. Participou do projeto USA For Africa na canção “We Are the World”, assim como de outra campanha, desta vez para as vítimas da AIDS no single “That’s What Friends Are For” (1986).

              Em 1986, Stevie Wonder apareceu do programa The Cosby Show, como ele próprio, no episódio “A Touch of Wonder,” onde Theo e Denise Huxtable se envolvem em um acidente com a limosine do cantor e este os convida para ir até o estúdio.

              Em 1987, Wonder fez uma participação no álbum Bad de Michael Jackson no dueto “Just Good Friends”. Michael Jackson também faz dueto com Stevie na faixa “Get It” no álbum de Stevie de 1987 Characters. Em 1988, Wonder fez dueto com Julio Iglesias no sucesso “My Love”, faixa do álbum Non Stop.

              Período recente: 1991–2001

              Stevie Wonder
              Stevie Wonder

              Stevie Wonder no Grammy Awardsde 1990

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              Depois do álbum Characters, Wonder continuou a lançar material inédito, mas em ritmo mais lento. Gravou a trilha-sonora do filme Jungle Fever de Spike Lee em 1991. Deste álbum, singles e vídeos foram lançados para as canções “Gotta Have You” e “These Three Words”. O lado-B do single de “Gotta Have You” incluía uma gravação de “Feeding Off The Love Of The Land”. Uma versão com vocais e piano de “Feeding Off The Love Of The Land” na coletânea Nobody’s Child: Romanian Angel Appeal. Existem rumores que “Feeding Off The Love Of The Land” fosse originalmente incluída no álbum Fulfillingness’ First Finale Volume Two, um projeto que nunca foi confirmado.

              Conversation Peace e o álbum ao vivo Natural Wonder foram lançados nos anos 90. Em 1994, Wonder participou do álbum de covers do grupo Kiss, Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved, tocando gaita e fazendo os vocais de apoio na canção “Deuce”, cantada por Lenny Kravitz.

              Em 1996, o álbum Songs in the Key of Life foi selecionado como tema da série Classic Albums. Esta série dedica 60 minutos para desmembrar álbuns clássicos. No mesmo ano, se apresentou cantando o clássico de John Lennon “Imagine” na ceremônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta.23 .

              Em 1997, Wonder colaborou com Babyface na faixa “How Come, How Long”, que tratava de violência doméstica e concorreu ao Grammy.

              Em Dezembro de 1999, Wonder anunciou seu interesse em adquirir uma prótese intra ocular para, parcialmente, recuperar sua visão.24 .

              Em 2000, Stevie Wonder contribuiu com duas novas canções para a trilha-sonora do filme de Spike Lee, Bamboozled (A Hora do Show): “Misrepresented People” e “Some Years Ago”.25

              Carreira atual: 2002–presente

              Em Março de 2002, Wonder se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City.26

              O primeiro álbum com material inédito em dez anos foi A Time to Love, que foi lançado em 18 de Outubro de 2005. O álbum foi lançado eletronicamente em 27 de Setembro de 2005, exclusivamente na loja da Apple, iTunes Store. O primeiro single, “So What the Fuss”, foi lançado em Abril e tinha Prince tocando guitarra e vocais do grupo En Vogue. Um segundo single, “From the Bottom of My Heart” alcançou sucesso na parada R&B. O álbum ainda contava com a participação de India.Arie na faixa “A Time to Love”.

              Em Março de 2006, Wonder recebeu nova exposição nos EUA durante o programa American Idol. Foi pedido a cada um dos 12 concorrentes que cantassem uma canção de Stevie. Os concorrentes ainda se encontraram com ele. Wonder apareceu no programa cantando “My Love Is on Fire” (de A Time To Love) ao vivo. Em 2006, Stevie Wonder fez uma participação especial no álbum de Busta Rhymes, The Big Bang na faixa “Been through the Storm”. Ele canta o refrão e toca piano na faixa produzida por Dr. Dre e Sha Money XL. Também participou do álbum de Snoop Dogg, Tha Blue Carpet Treatment com “Conversations”. A canção é uma nova versão de “Have a Talk with God” do álbum Songs in the Key of Life.

              Ainda em 2006 Wonder fez um dueto com Andrea Bocelli em seu último álbum Amore, tocando gaita e fazendo os vocais na faixa “Canzoni Stonate”.

              Em 2 de Agosto de 2007, Stevie Wonder anunciou a turnê “A Wonder Summer’s Night” com um total de 13 concertos — sua primeira turnê estadunidense em mais de 10 anos. O diretor musical de Wonder durante este período foi o professor Henry Panion, um renomado arranjador, compositor e condutor, além de pioneiro no desenvolvimento de programas de tecnologia musical em faculdades.

              Em 28 de Agosto de 2008, no dia em que Barack Obama aceitou sua nomeação para concorrer às eleições estadunidenses, Wonder se apresentou na Convenção doPartido Democrata em Denver, Colorado. As canções incluídas foram uma canção inédita, “Fear Can’t Put Dreams to Sleep” e “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours”, música que foi usada regularmente durante a campanha presidencial de Barack Obama.

              Stevie Wonder e Barback Obama
              Stevie Wonder e Barback Obama

              Em 8 de Setembro de 2008, Wonder iniciou sua turnê Europeia (Wonder Summer’s Night), a primeira em mais de uma década. O show de abertura foi na National Indoor Arena em Birmingham, Inglaterra. Wonder tocou ainda em Londres e Manchester. Stevie Wonder fez ainda paradas em sua turnê europeia na Holanda (Roterdã), Suécia(Estocolmo), Alemanha (Colônia, Mannheim e Munique), Noruega (Hamar), França (Paris), Italia (Milão) e Dinamarca (Aalborg). Wonder passou também pela Austrália(Perth, Adelaide, Melbourne, Sydney e Brisbane) e Nova Zelândia (Christchurch, Auckland e New Plymouth) em Outubro de Novembro.28

              No ano de 2010, Stevie Wonder participou da maratona televisiva “Hope for Haiti Now”, que visava arrecadar fundos para ajudar as vítimas de um grande terremoto ocorrido no Haiti. Em sua apresentação, Stevie fez um medley de “A Time 2 Love” seguido de “Bridge Over Troubled Water”, tocando piano com acompanhamento de um coro gospel. Sua performance foi uma das mais emocionantes do evento. Este especial contou com a participação de dezenas de artistas e originou um disco ao vivo.

              Em 29 de Setembro de 2011, Wonder fez uma apresentação para mais de 100.000 pessoas, no 4º dia de shows do Rock in Rio 4, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

              Vida Pessoal

              Em 1973, ao ser conduzido a um concerto na Carolina do Norte, um grande tora de madeira caiu sobre o carro em que estava. Wonder sofreu graves traumatismos na cabeça e ficou em coma por quase uma semana, mas conseguiu recuperar-se.

              Wonder tem sete filhos de vários relacionamentos e foi casado duas vezes: em 1970, com uma cantora da gravadora Motown, Syreeta Wright, da qual se divorciou em 1972 e, desde 2001, é casado com a designer de moda Kai Milla Morris, tendo o rompimento em dezembro/2012.

              Sua filha, Aisha Morris, foi a inspiração para o seu grande sucesso “Isn’t she Lovely”. Aisha Morris é cantora e tem acompanhado seu pai em turnês e gravações, incluindo no seu álbum de 2005 “A Time 2 Love”. Wonder tem dois filhos com Kai Milla Morris, o mais velho é Kailand e o mais jovem, Mandla Kadjay Carl Stevland Morris, que nasceu em 13 de maio de 2005, exatamante no dia em que Wonder completava 55º aniversário.

              Wonder está envolvido em assuntos políticos. Ele é um ativista de direitos civis e apoiou o presidente dos Estados Unidos,Barack Obama durante sua campanha à presidência.

              Em 2006, em Los Angeles, Califórnia, morreu sua mãe, com 76 anos de idade.

              Filhos

              • Aisha Morris (nascida em Abril de 1975) (mãe: Yolanda Simmons)
              • Keita Morris (mãe: Yolanda Simmons)
              • Kwame Morris
              • Mumtaz Morris (mãe: Melody McCulley)
              • Sophia Morris
              • Kailand Morris (mãe: Kai Milla Morris)
              • Mandla Kadjay Carl Stevland Morris (nascida em 13 de Maio de 2005) (mãe: Kai Milla Morris)

              Impacto

              O sucesso de Stevie como músico socialmente consciente influenciou a música popular estadunidense. Alguns músicos e figuras públicas que citam Wonder como ídolo e influência são Michael Jackson, David Archuleta, Stevie Ray Vaughan, India.Arie, Barack Obama, Blackstreet, Bruno Mars, Gloria Estefan, Musiq Soulchild, George Michael, Cyndi Lauper, The Neptunes, Luciano Pavarotti, Tupac Shakur, Ivete Sangalo, Will Smith, Coolio, Snoop Dogg, Kirk Franklin, Mary J. Blige, Mariah Carey,Babyface, Kelis, Donnell Jones, Jermaine Jackson, Janet Jackson, Luther Vandross, N’Sync, Glenn Lewis, Dru Hill, Justin Bieber, Boyz II Men, Alicia Keys, Eric Hutchinson, Carrie Underwood, Elton John, John Legend, Prince, Anthony Kiedis (líder do Red Hot Chili Peppers), Sting, Beyoncé Knowles, Aaliyah, Brandy, Justin Timberlake, Ashanti, Shogo Hamada, Jason Kay (líder do Jamiroquai), Utada Hikaru, Ken Hirai, Whitney Houston, Wang Leehom, Lenny Kravitz, Glenn Hughes, Erykah Badu, Maroon 5 e Steve Perry.

              Wonder fez participações especiais em inúmeras gravações de outros artistas, incluindo Carly Simon, Busta Rhymes, Quincy Jones, Sting, The Pointer Sisters, Burt Bacharach, Barbra Streisand, Andrea Bocelli, Jeff Beck, Snoop Dogg, Elton John, Lenny Kravitz, Billy Preston, James Taylor, Roberta Flack, Smokey Robinson, Paul McCartney, Beyoncé Knowles, Tony Bennett, Frank Sinatra, Queen Latifah, The Supremes, Babyface, The Beach Boys, Chaka Khan, Herbie Hancock, Luther Vandross,The Temptations, Gloria Estefan, Andrae Crouch, Michael Jackson, Jermaine Jackson, John Denver, BeBe Winans, Julio Iglesias, Don Henley, Take 6, The Flying Burrito Brothers, Rod Stewart, The Gap Band, ‘NSYNC, The Manhattan Transfer, Donna Summer, Eurythmics, Cyndi Lauper, B.B. King, Sergio Mendes, Jon Gibson (“Have a Talk With God”), Paula Abdul, Whitney Houston e Djavan.

              As cantoras Deniece Williams, Carl Anderson e Angela Winbush começaram suas carreiras nos anos 70 e fizeram vocais de apoio para Wonder como parte do “Wonderlove”.30 Ao contrário da crença popular Minnie Riperton não começou sua carreira musical no “Wonderlove” mas como vocalista do grupo The Gems tendo alcançado sucesso no grupo soul Rotary Connection.

               

              Prêmios e reconhecimento

               

              Grammy Awards

              Wonder recebeu 25 Grammy Awards incluindo o prêmios “Lifetime Achievement Award”

              ‘AnoPrêmioTítulo
              1973Melhor Canção Rhythm & Blues“Superstition”
              1973Melhor Performance Vocal R&B, Masculina“Superstition”
              1973Melhor Performance Vocal Pop, Masculina“You are the Sunshine of My Life”
              1973Álbum do AnoInnervisions
              1973Melhor Produtor*Innervisions
              1974Melhor Canção Rhythm & Blues“Living for the City”
              1974Melhor Performance Vocal R&B, Masculina“Boogie On Reggae Woman”
              1974Melhor Performance Vocal Pop, MasculinaFulfillingness’ First Finale
              1974Álbum do AnoFulfillingness’ First Finale
              1974Melhor Produtor*Fulfillingness’ First Finale
              1976Melhor Performance Vocal R&B, Masculina“I Wish”
              1976Melhor Performance Vocal Pop, MasculinaSongs in the Key of Life31
              1976Produtor do Anor, Não-Clássico*N/A
              1976Álbum do AnoSongs in the Key of Life
              1985Melhor Performance Vocal R&B, MasculinaIn Square Circle
              1986Melhor Performance R&B por Duo ou Grupo com Vocais]
              (premiados: Dionne Warwick, Elton John, Gladys Knight e Wonder)
              “That’s What Friends Are For”
              1995Melhor Canção Rhythm & Blues“For Your Love”
              1995Melhor Performance Vocal R&B, Masculina“For Your Love”
              1996Grammy Lifetime Achievement AwardGeral
              1998Melhor Arranjo Instrumental Com Acompanhamento Vocal
              (premiados: Herbie Hancock, Robert Sadin e Wonder)
              “St. Louis Blues”
              1998Melhor Performance Vocal R&B, Masculina“St. Louis Blues”
              2002Melhor Performance R&B por Duo ou Grupo com Vocais
              (premiados: Wonder e Take 6)
              “Love’s in Need of Love Today”
              2005Melhor Performance Vocal Pop, Masculina“From the Bottom of My Heart”
              2005Melhor Performance R&B por Duo ou Grupo com Vocais
              (premiados: Beyoncé e Wonder)
              “So Amazing”
              2006Melhor Colaboração Pop com Vocais (premiados: Tony Bennett e Wonder)“For Once In My Life”
              • Entre 1965 e 1980, um artista que produzia suas próprias canções ganhava um Grammy adicional tanto como produtor como artista.

              Reconhecimentos

              • 2009 Library of Congress Gershwin Prize
              • 2008 Hall of Fame Award
              • 2006 Lifetime Achievement Freedom Award
              • 2006 National Artistic Achievement Award
              • 2005 Lifetime Achievement Award (city Detroit)
              • 2004 Billboard Century Award
              • 2002 ‘Songwriters’ Hall of Fame
              • 1999 MusiCares Person of the Year
              • 1998 United in Recovery’s Ambassador of Peace Award
              • 1996 NARAS Lifetime Achievement Award
              • 1989 Incluído en el Rock ‘N Roll Hall Of Fame
              • 1985 Oscar – Best Original Song (o filme The Woman In Red)
              • 1985 NARM Artist of the Decade
              • 1984 ASCAP Founders Award
              • 1974 NARM Presidential Award
              • 1969 US Distinguished Service Award
              • 1973-2006 Grammys 25

               

              Referências

              1. Ir para cima↑ Marian Tuin (2010-04-23). Music 101: Who has won the most grammys?. Examiner.com. Página visitada em 2010-04-27.
              2. Ir para cima↑ “Stevie Wonder: Blind faith“, The Independent, 2008-07-12. Página visitada em 2008-07-29.
              3. Ir para cima↑ Werner, Craig. Higher Ground. New York: Crown Publishers, 2004. Print.
              4. Ir para cima↑ Posner, Gerald Motown: Music, Money, Sex and Power p.254.
              5. Ir para cima↑ Tonto’s Expanding Head Band. Visitada em 18 de outubro de 2008.
              6. Ir para cima↑ A história do clavinet Höhner. Visitada em 18 de outubro de 2008.
              7. Ir para cima↑ Stevie Wonder – Biography. The Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll. Página visitada em 2008-10-13.
              8. Ir para cima↑ “Sesame Street” Episode #4.109 (1973) IMDb.com. Visitada em 13 de outubro de 2008
              9. ↑ Ir para:a b c The Rolling Stone’s 500 Greatest Albums of All Time.Rolling Stone (2003-11-18). Página visitada em 2008-10-05.
              10. Ir para cima↑ Rockwell, John, “Stevie Wonder”, in Miller, Jim (ed.), The Rolling Stone Illustrated History of Rock & Roll,Random House/Rolling Stone Press, Revised Edition, 1980, ISBN 0-394-73938-8 pp. 364–368.
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              15. Ir para cima↑ Stevie Wonder Presents Syreeta. allmusic. Página visitada em 2008-10-30.
              16. Ir para cima↑ Stevie Wonder Biography.filmreference.com. Página visitada em 2008-10-30.
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              28. Ir para cima↑ Stevie Wonder – Tours/Appearances.steviewonder.org.uk. Página visitada em 2008-11-17.
              29. Ir para cima↑ www.steviewonder.org.uk – The Session Man. Visitada em 10 de Setembro de 2008.
              30. Ir para cima↑ MySpace.com – Deniece Williams. Visitada em 24 de Setembro de 2008.
              31. Ir para cima↑ Grammy Awards Website
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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              Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

              Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

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