Idosa fica 50 anos em trabalho análogo à escravidão e sem ver família em SP

Enviado por / FonteUOL

Yolanda, hoje com 89 anos, passou cinco décadas de sua vida em situação de trabalho análogo à escravidão em Santos (SP). Nesses 50 anos, a mulher não pode ter contato com a família, sofreu abusos físicos e psicológicos, não recebeu salário ou dias de folga. As informações são do programa “Fantástico”, da Rede Globo.

Uma vizinha, Zilmara de Souza Dantas, notou algo estranho e denunciou à polícia. “Ela estava trabalhando ainda com uma idade tão avançada. A roupa dela era muito gasta, muito puída, sempre de chinelo, muito humilde e um machucado na perna que não sarava nunca”, falou.

“Dava bom dia para ela, boa noite, mas ela não me respondia. Olhava sempre para baixo. Parecia coagida a não se comunicar”, contou a vizinha, que fez a denúncia em 2020. O caso, no entanto, só veio a público agora.

Recentemente, Ministério Público do Trabalho pediu que a Justiça reconheça Yolanda como vítima de situação de trabalho análogo à escravidão e que a família da patroa, Nirce, arque com R$ 1 milhão por danos morais coletivos, já que Nirce e duas de suas filhas morreram durante as investigações.

“Limpava, fazia faxina… serviço familiar; lavar, passar, cozinhar. Ela não me pagava ordenado. A filha dela, Rosana, queria me bater toda hora, berrava muito comigo”, falou Yolanda sobre sua situação.

Por ter passado 50 anos reclusa, os parentes da idosa achavam que ela já tinha morrido, até que uma de suas netas, Viviane, recebeu uma ligação da polícia contando que a avó estava viva.

“Só conseguia lembrar da minha mãe. Porque até o último dia da vida dela, ela acreditava que a mãe dela [Yoland] estava viva. Só que ela não teve a oportunidade de poder reencontrá-la”, contou Viviane.

+ sobre o tema

para lembrar

De 2010 a 2013, ninguém cumpriu pena por trabalho escravo

Enviado por Demarchi Da Agência Brasil Mariana Tokarnia - Repórter da Agência...

Domésticas das Filipinas são escravizadas em São Paulo

Trabalhando por meses sem descanso e sem alimentação suficiente,...

Escravidão persiste porque Brasil ainda aceita servidão na sala de casa

Escravidão persiste porque Brasil ainda aceita servidão na sala...

Fornecedoras da Renner terão de pagar R$ 1 milhão por uso de trabalho escravo

As empresas também terão de readmitir os trabalhadores a...
spot_imgspot_img

Mulher é resgatada de trabalho análogo à escravidão após 47 anos no RS

Uma força-tarefa conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal...

Mais de 1,2 mil pessoas foram resgatadas de trabalho escravo em 2023

Somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão. A informação foi destacada neste sábado (13) em postagem publicada nas redes...

Brasil ainda está libertando a ‘doméstica da casa’ 135 anos após Lei Áurea

Dos 61.459 resgatados da escravidão no Brasil desde 1995, 77 estavam no trabalho doméstico. O número, pequeno, não representa a real dimensão do problema...
-+=