III CONAPIR debaterá democracia e desenvolvimento sem racismo

 

 

De 5 a 7 de novembro, em Brasília, será realizada a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). Nas etapas estaduais preparatórias surgiram diversas propostas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial também no que se refere à área de comunicação. Acompanhe, também, informações sobre prêmios com inscrições abertas.

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a III CONAPIR será no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A expectativa é de que o evento contará com mais de 1400 participantes, entre delegados, observadores, convidados e equipe de organização. Nas conferências regionais e estaduais preparatórias foram apresentadas mais de mil propostas, que serão debatidas em grupos de trabalho durante o evento em Brasília, nos subtemas “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”, “Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”, “Arranjos institucionais para a sustentabilidade das políticas de promoção da igualdade racial” e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão”.

O credenciamento de veículos e profissionais de imprensa para a cobertura do evento encerrou-se na quarta-feira (30/10). Os crachás deverão ser retirados a partir do primeiro dia da Conferência, no local do Credenciamento, localizado no foyer do Brasil 21. Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

A III CONAPIR tem o objetivo principal reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil. Na Conferência também serão avaliados os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Entre as propostas que estarão em debate na III CONAPIR constam a criação de um programa de enfrentamento ao racismo institucional com ações de comunicação e gestão do trabalho, a difusão pelos meios de comunicação de informações sobre legislações existentes para a promoção da igualdade racial como o Estatuto da Igualdade Racial e as leis 10.639/2003, 11.645/2008 e a promoção de campanhas para a eliminação da veiculação de estereótipos de gênero, raça/etnia, geracional e orientação sexual nos meios de comunicação (públicos e privados), fortalecendo a valorização das identidades étnicas que compõem a sociedade brasileira e assegurando a proteção e respeito aos direitos humanos, incluindo mecanismos de controle social de peças publicitárias/midiáticas.

Há proposições, também, para a criação de um plano nacional de políticas afirmativas para a cultura de matriz africana, incluindo os meios de comunicação, em especial televisão e rádio, de modo a garantir a diversidade na propaganda e na informação e a criação de um marco regulatório da comunicação que garanta na programação dos meios de comunicação social, a valorização e inserção da cultura e população negra, bem como a criação de órgão regulador com departamento específico de controle das políticas afirmativas na comunicação.

Prêmios com inscrições abertas
21º Prêmio CNH de Jornalismo Econômico. Inscrições até 31 de outubro de 2013.

7º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo. Inscrições até 11 de novembro de 2013.

Prêmio SESCAP-PR de Jornalismo. Inscrições até 30 de novembro de 2013.

4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Inscrições até20 de janeiro de 2014.

 

Fonte: Fenarj

+ sobre o tema

para lembrar

Ministro do STF, Barroso derruba lei que proibia discussões de gênero nas escolas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto...

Cursos a distância sobem 51% no ensino superior e número de vagas supera o de modalidade presencial

Modalidade avança na rede particular, mas taxa de alunos...

Conselheiro nacional de Educação defende revogação da reforma do ensino médio

Em webconferência da Apeoesp, César Callegari diz que 60%...

OS FARAÓS NEGROS: NO SUDÃO, O MISTÉRIO DA CIVILIZAÇÃO KUSH

    Uma civilização africana que rivalizou com os antigos egípcios...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=