Jornalista italiano é demitido por comentário racista sobre Lukaku

Luciano Passirani disse que a única forma de parar o atacante da Inter de Milão é lhe dando dez bananas; emissora foi firme no combate ao preconceito

Na veja

Lukaku e o comentarista Luciano Passirani (Emilio Andreoli/Getty Images/Reprodução)

O futebol italiano vem registrando uma sequência de ofensas e atitudes racistas e neste domingo, 15, teve como protagonista um comentarista de televisão. Durante participação no programa Top Calcio 24, da Telelombardia, o jornalista Luciano Passirani afirmou que a única forma de parar o atacante belga Romelu Lukaku, da Inter de Milão, era lhe dando “dez bananas”. Horas depois, a emissora anunciou o desligamento de Passirani.

Ironicamente, o comentário racista complementou elogios rasgados ao atacante. “Não vejo na Itália atualmente nenhum jogador, em nenhuma outra equipe, melhor Lukaku, nem na Juventus, Milan, Roma, Lazio. Gosto muito dele, é forte, faz gols… No um contra um, ele é mortal. Para pará-lo, você tem de dar dez bananas”, afirmou Passirani, imediatamente repreendido pelo apresentador. “Foi uma piada”, se justificou o comentarista. “Mas saiu muito mal”, rebateu o apresentador, que pediu desculpas ao público.

Horas depois, em outro programa, o diretor da emissora, Fábio Ravezzani, anunciou o desligamento de Passirani com um discurso forte de combate ao racismo.

“Ocorreu um fato imprevisível. Seguramente sem intenção, mas nem por isso menos grave (…) Ao tentar definir a força de Lukaku, nosso comentarista escolheu uma imagem péssima que abre, legitimamente, a possibilidade de interpretações racistas. E o racismo é algo que combatemos e combateremos sempre. Por isso, não podemos tolerar este tipo de comentário. Lamentamos muito, mas não podemos mais convidar esta pessoa a nossos programas”, afirmou Ravezzani.

Lukaku, belga de ascendência congolesa, já foi vítima de racismo durante uma partida fora de casa contra o Cagliari, na qual a torcida rival imitou macacos a cada toque na bola do jogador. Um dia depois, a Curva Nord, uma torcida organizada da Inter de Milão, em vez de defender o seu jogador, publicou uma carta aberta negando que tenha havido racismo, relativizando a ofensas.

“Nós entendemos que posso ter parecido racismo para você, mas não é isso. Na Itália, nós fazemos algumas coisas só para ajudar os nossos times e fazer com que o adversário fique nervoso. Não por racismo, mas para desestabilizá-los”, dizia um trecho do comunicado.

Lukaku, então, reagiu nas redes sociais e cobrou que “federações de futebol de todo o mundo reajam firmemente contra qualquer caso de discriminação (…) Estamos em 2019 e em vez de andarmos para frente estamos indo para trás.” Esta temporada europeia já registrou outros casos marcantes de racismo (e de pouco combate por parte dos dirigentes e torcedores) em países como Rússia e Inglaterra.

+ sobre o tema

Emma Watson: ‘Mal posso esperar para ver Noma Dumezweni no palco’

Depois da bênção de J.K. Rowling, foi a vez de Emma...

De como nasce o racismo

Ku Klux Klan executava negros nos EUA no...

Justiça acusa governo Alckmin de mentir sobre ajuda em segurança

Em nota, governo federal diz que ofereceu cooperação...

‘Você não disse que era preta’, disse homem em encontro

Racismo estrutural e machismo levam mulheres negras brasileiras à...

para lembrar

spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=