Justiça espanhola condena jogadores por agressões e racismo

Fonte: LanceNet –

Seis atletas do Bada Bing agrediram e insultaram integrantes do Rosario Central, da Argentina

 

A Justiça de Barcelona condenou a até seis anos e nove meses de prisão um grupo de seis jogadores do time regional Bada Bing, da Terceira Divisão, por agredir e proferir insultos racistas contra integrantes do Rosario Central, uma equipe de origem sul-americana.

 

A sentença reservou as penas mais duras aos dois principais acusados: os irmãos Israel Moreno Gómez e Valentín Moreno, condenados a seis anos e seis anos e nove meses de prisão, respectivamente.

 

Ambos os irmãos, que estão presos preventivamente, têm ficha na Polícia. Em dezembro de 2001, quando ainda era menor de idade, Valentín Moreno chegou a ser condenado a oito anos de internação em um reformatório e a outros três sob liberdade vigiada pelo assassinato de um jovem na Vila Olímpica de Barcelona.

 

Segundo o juiz do caso que teve a setença anunciada nesta sexta, em janeiro deste ano, os jogadores do Bada Bing proferiram insultos e ameaças racistas aos integrantes do Rosario, que depois da expulsão de um membro do time adversário passaram a ser perseguidos e agredidos fisicamente em campo.

 

Durante a partida, os jogadores do Bada Bing zombaram da nacionalidade dos adversários e os insultaram com frases como “Sudaca de m…, vou te matar”, “Se Franco estivesse vivo, você estaria em seu país” e “Vou cortar sua cabeça, colocá-la em uma caixa e mandá-la para seu país”.

 

Ao todo, cinco jogadores do Rosario Central, seu presidente e a secretária do time, que tentava fotografar os agressores quando um dos condenados arrancou-lhe violentamente a câmera, foram chutados e socados, motivo pelo qual sofreram politraumatismos e várias contusões.

Além dos irmãos Moreno, o juiz condenou Jonatan Padilla Fernández (três anos e três meses), José Luis Espada Sánchez (três anos e três meses), Carlos Raia González (dois anos e 11 meses) e Efrem Simón Suárez (dois anos e um mês).

Matéria original

+ sobre o tema

Lei de Cotas que contempla quilombolas ficou mais inclusiva, diz pesquisador

A renovação da Lei de Cotas, aprovada pela Câmara dos...

Para brasileiro vencedor do ‘Oscar dos Quadrinhos’, negros vivem história de apagamento

Poucos brasileiros ganharam o Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos norte-americanos. O...

Polícia analisa acusação de racismo sobre adeptos do Chelsea

Fonte :Falamos de Futebol     A polícia...

para lembrar

Cotas raciais são mais efetivas que as sociais

Por: Rafael Moraes Moura   BRASÍLIA - Pesquisa feita em 2010...

BBB 21: desserviço e contribuição ao ódio racial

O BBB 21 nos trouxe uma série de armadilhas....

Mulher enfrenta protestos em Londres e pede luta por uma causa ‘justa

por Guilherme Ribeiro A morte do homem que...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=