Justiça espanhola condena jogadores por agressões e racismo

Fonte: LanceNet –

Seis atletas do Bada Bing agrediram e insultaram integrantes do Rosario Central, da Argentina

 

A Justiça de Barcelona condenou a até seis anos e nove meses de prisão um grupo de seis jogadores do time regional Bada Bing, da Terceira Divisão, por agredir e proferir insultos racistas contra integrantes do Rosario Central, uma equipe de origem sul-americana.

 

A sentença reservou as penas mais duras aos dois principais acusados: os irmãos Israel Moreno Gómez e Valentín Moreno, condenados a seis anos e seis anos e nove meses de prisão, respectivamente.

 

Ambos os irmãos, que estão presos preventivamente, têm ficha na Polícia. Em dezembro de 2001, quando ainda era menor de idade, Valentín Moreno chegou a ser condenado a oito anos de internação em um reformatório e a outros três sob liberdade vigiada pelo assassinato de um jovem na Vila Olímpica de Barcelona.

 

Segundo o juiz do caso que teve a setença anunciada nesta sexta, em janeiro deste ano, os jogadores do Bada Bing proferiram insultos e ameaças racistas aos integrantes do Rosario, que depois da expulsão de um membro do time adversário passaram a ser perseguidos e agredidos fisicamente em campo.

 

Durante a partida, os jogadores do Bada Bing zombaram da nacionalidade dos adversários e os insultaram com frases como “Sudaca de m…, vou te matar”, “Se Franco estivesse vivo, você estaria em seu país” e “Vou cortar sua cabeça, colocá-la em uma caixa e mandá-la para seu país”.

 

Ao todo, cinco jogadores do Rosario Central, seu presidente e a secretária do time, que tentava fotografar os agressores quando um dos condenados arrancou-lhe violentamente a câmera, foram chutados e socados, motivo pelo qual sofreram politraumatismos e várias contusões.

Além dos irmãos Moreno, o juiz condenou Jonatan Padilla Fernández (três anos e três meses), José Luis Espada Sánchez (três anos e três meses), Carlos Raia González (dois anos e 11 meses) e Efrem Simón Suárez (dois anos e um mês).

Matéria original

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...