Um dos ativistas mais importantes na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, Ben Jealous, que já foi presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, sigla em inglês), ofereceu formalmente nesta sexta-feira seu apoio ao pré-candidato do Partido Democrata para as eleições presidenciais de novembro no país, o senador Bernie Sanders.
do UOL Notícias
Em uma conferência telefônica com a imprensa, Jealous, que em 2008 se transformou no presidente mais jovem da NAACP, defendeu o pré-candidato socialista e disse que Sanders se encaixa com perfeição na definição de Martin Luther King de “um verdadeiro líder”.
“Bernie Sanders foi um lutador com princípios, coragem e coerência contra os demônios aos quais o doutor King se referia como os gigantes gêmeos do racismo: o militarismo e o materialismo”, disse Jealous.
O ex-presidente da NAACP lembrou que o senador por Vermont foi detido em 1960 quando se manifestava em frente ao Congresso em favor da igualdade racial e destacou que “muito poucos homens brancos eram corajosos assim naquela época”.
O apoio de Jealous é essencial para a campanha de Sanders, que tem especial dificuldade para atrair a simpatia das minorias negra e latina, dois grupos entre os quais o pré-candidato é superado por sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, por ampla margem.
Além disso, o apoio do líder negro acontece em um momento-chave, já que, após o caucus de Iowa da última segunda-feira e das primárias que acontecerão na terça-feira em New Hampshire, dois Estados de população majoritariamente branca, a corrida pela indicação se transferirá para Nevada e Carolina do Sul, onde as minorias têm muito mais peso.
O apoio de Jealous pode ser especialmente útil a Sanders na Carolina do Sul, um estado com quase 30% de população negra e o mais populoso entre os primeiros quatro estados onde acontecem as prévias eleitorais.