Lideranças negras de todo país lançam candidatura para a câmara federal

Douglas Belchior, ativista do movimento antirracista há 20 anos, reúne centenas de ativistas do movimento negro e dos direitos humanos para tentar um cargo como deputado federal. Nomes como Sueli Carneiro, Hélio Santos, Edson Cardoso, Cida Bento, Milton Barbosa, Wagner Moura, Ailton Graça, Áurea Carolina apoiam a candidatura

Texto / Pedro Borges Imagem / Divulgação

O lançamento da pré-campanha para deputado federal (PSOL-SP) do ativista do movimento negro, Douglas Belchior, ocorre neste sábado, dia 9 de junho, das 17h às 20h, no Teatro Oficina, Rua Jaceguai, número 520.

Liderança de longa trajetória, Douglas iniciou a militância na pastoral de juventude e no movimento estudantil secundarista. Depois, passou a atuar na construção de cursinhos populares, como a Educafro e a Uneafro-Brasil. No campo dos direitos humanos, destacou-se pela luta contra o genocídio do povo negro, a violência policial e o encarceramento em massa.

O ator Lázaro Ramos apoia a candidatura de Douglas Belchior (Foto: Pedro Borges/Alma Preta)

Para a atividade deste sábado, convida a todos, negros e brancos, para a construção de um projeto que busque uma sociedade menos desigual e que combata o racismo estrutural. Ele também reitera que o encontro terá um caráter positivo, de comemoração da luta do movimento negro no Brasil.

“O nosso lançamento de pré-candidatura será uma celebração à luta do povo negro. Em São Paulo, eu tenho a honra de ter a confiança das principais lideranças negras, de ativistas, coletivos, grupos e movimentos que constroem a luta antirracista historicamente, para representa-los nesta conjuntura tão difícil e numa disputa eleitoral injusta, que tende a deixar de fora os grupos que de fato representam o Brasil, como é o caso da população negra”, afirma.

Sueli Carneiro, uma das principais referências do movimento negro, apoia a candidatura (Foto: Marcus Steinmayer/Revista Cult)

Uma prévia da campanha e do que pretende fazer, caso ocupe uma cadeira como deputado federal, está no manifesto, divulgado pela primeira vez no dia 6 de Junho, pelo Facebook. Interessadas e interessados podem assinar o manifesto da campanha.

O documento recorda a construção de lideranças históricas do movimento negro, que por conta das barreiras raciais, não conseguiram alcançar espaços políticos institucionais.

“Ao longo da história foram forjadas importantes lideranças políticas negras. Mas poucas vezes foi possível superar a barreira do racismo estrutural que os e as impede de ocupar espaços de poder e representação”.

Wagner Moura Alessandro Dantas Corpo
Wagner Moura é outro que demonstrou apoio (Foto: Alessandro Dantas)

Outro aspecto ressaltado é a centralidade do debate racial na construção do país e a necessidade de candidaturas negras, que se coloquem no campo da esquerda, e reflitam a diversidade brasileira.

“É preciso reafirmar que o racismo é elemento estrutural a partir do qual se organizam as desigualdades sociais, de gênero e classe no Brasil. Falseando o debate sobre quem é minoria, o Brasil dá as costas para seu povo, majoritariamente composto por negros, pobres e mulheres (cis e trans)”, diz o documento.

A jornalista Bianca Santana apoia a candidatura de Douglas Belchior (Foto: Caroline Lima)

Ao final do manifesto, é possível ver as centenas de assinaturas que demonstram apoio à candidatura.

Dentro do movimento negro, apoiam a campanha nomes como Sueli Carneiro, filósofa e militante, Hélio Santos, Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade, Edson Cardoso, Coordenador do Irohin – Centro de Documentação e Memória Afro-Brasileira, Edna Roland, psicóloga especialista independente da ONU, Cida Bento, doutora em psicologia social, Ivair Augusto Alves dos Santos, cientista político da ABPN, Salloma Salomão Jovino da Silva, artista, professor e pesquisador público, Jupiara Gonçalves de Castro, Fundadora do Núcleo de Consciência Negra, Silvio Luiz de Almeida, advogado, professor Makenzie e presidente do Instituto Luiz Gama, Márcia Lima, Socióloga, professora da USP, Bianca Santana, jornalista e feminista, Juliana Gonçalves, jornalista e militante do movimento Negro, Joel Zito Araújo, cinesta, Rosane da Silva Borges, professora e jornalista, Ariovaldo Ramos, pastor e professor de teologia, Muryatan S Barbosa, historiador, professor da UFABC, Winnie de Campos Bueno, Iyalorixa e mestranda em direito público, Renata Prado, produtora da Batekoo, Preta Rara, rapper, Érica Malunguinho, Aparelha Luzia, Jéssica Moreira e Semayat Oliveira, ambas do Nós, Mulheres da Periferia, e Deivison Nkosi, professor da UFABC.

Lideranças políticas nacionais também apoiam a campanha. Entre os nomes, destaque para figuras como Guilherme Boulos, MTST e Pré-Candidato à Presidente da República PSOL, Áurea Carolina, vereadora de BH e pré Candidata a deputada federal em MG – PSOL, Talíria Petrone, vereadora de Niterói e pré candidata à deputada federal no Rio de Janeiro – PSOL, Marcelo Freixo, pré candidato a deputado federal no Rio de Janeiro – PSOL, Edilson Silva, pré candidato à deputado estadual por Pernambuco – PSOL, Julita Lemgruber,  socióloga e coordenadora do SESeC/UCAM,
João Paulo Rodrigues, MST, e Paulo Sérgio Pinheiro, ex-Ministro de Direitos Humanos.

Artistas como Wagner Moura, Ailton Graça, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso Marques, Sérgio Vaz, Xenia Eric Estrela França, Érico Brás de Oliveira também apoiam a candidatura.

Serviço:

Para saber mais informações sobre a campanha

Email: [email protected]
Telefone: (11) 95208-3901
Site: www.douglasbelchior.org
Facebook; Instagram; Twitter: negrobelchior

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

‘O modelo da boa sociedade não é a meritocracia’

Eduardo Febbro, de Paris No livro "A sociedade dos...

Poesia é boa aliada na era da pandemia, avalia Mia Couto

Mia Couto, em entrevista ao Correio, pende para um...

Duas histórias, faça sua escolha

No caderno dedicado a sua reforma gráfica, no último...

Mano Brown sugere o impeachment de Geraldo Alckmin em evento na Assembleia

Por: Leonardo Sakamoto   Mano Brown, líder do Racionais MC's, sugeriu...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=