Lideranças negras de todo país lançam candidatura para a câmara federal

Douglas Belchior, ativista do movimento antirracista há 20 anos, reúne centenas de ativistas do movimento negro e dos direitos humanos para tentar um cargo como deputado federal. Nomes como Sueli Carneiro, Hélio Santos, Edson Cardoso, Cida Bento, Milton Barbosa, Wagner Moura, Ailton Graça, Áurea Carolina apoiam a candidatura

Texto / Pedro Borges Imagem / Divulgação

O lançamento da pré-campanha para deputado federal (PSOL-SP) do ativista do movimento negro, Douglas Belchior, ocorre neste sábado, dia 9 de junho, das 17h às 20h, no Teatro Oficina, Rua Jaceguai, número 520.

Liderança de longa trajetória, Douglas iniciou a militância na pastoral de juventude e no movimento estudantil secundarista. Depois, passou a atuar na construção de cursinhos populares, como a Educafro e a Uneafro-Brasil. No campo dos direitos humanos, destacou-se pela luta contra o genocídio do povo negro, a violência policial e o encarceramento em massa.

O ator Lázaro Ramos apoia a candidatura de Douglas Belchior (Foto: Pedro Borges/Alma Preta)

Para a atividade deste sábado, convida a todos, negros e brancos, para a construção de um projeto que busque uma sociedade menos desigual e que combata o racismo estrutural. Ele também reitera que o encontro terá um caráter positivo, de comemoração da luta do movimento negro no Brasil.

“O nosso lançamento de pré-candidatura será uma celebração à luta do povo negro. Em São Paulo, eu tenho a honra de ter a confiança das principais lideranças negras, de ativistas, coletivos, grupos e movimentos que constroem a luta antirracista historicamente, para representa-los nesta conjuntura tão difícil e numa disputa eleitoral injusta, que tende a deixar de fora os grupos que de fato representam o Brasil, como é o caso da população negra”, afirma.

Sueli Carneiro, uma das principais referências do movimento negro, apoia a candidatura (Foto: Marcus Steinmayer/Revista Cult)

Uma prévia da campanha e do que pretende fazer, caso ocupe uma cadeira como deputado federal, está no manifesto, divulgado pela primeira vez no dia 6 de Junho, pelo Facebook. Interessadas e interessados podem assinar o manifesto da campanha.

O documento recorda a construção de lideranças históricas do movimento negro, que por conta das barreiras raciais, não conseguiram alcançar espaços políticos institucionais.

“Ao longo da história foram forjadas importantes lideranças políticas negras. Mas poucas vezes foi possível superar a barreira do racismo estrutural que os e as impede de ocupar espaços de poder e representação”.

Wagner Moura Alessandro Dantas Corpo
Wagner Moura é outro que demonstrou apoio (Foto: Alessandro Dantas)

Outro aspecto ressaltado é a centralidade do debate racial na construção do país e a necessidade de candidaturas negras, que se coloquem no campo da esquerda, e reflitam a diversidade brasileira.

“É preciso reafirmar que o racismo é elemento estrutural a partir do qual se organizam as desigualdades sociais, de gênero e classe no Brasil. Falseando o debate sobre quem é minoria, o Brasil dá as costas para seu povo, majoritariamente composto por negros, pobres e mulheres (cis e trans)”, diz o documento.

A jornalista Bianca Santana apoia a candidatura de Douglas Belchior (Foto: Caroline Lima)

Ao final do manifesto, é possível ver as centenas de assinaturas que demonstram apoio à candidatura.

Dentro do movimento negro, apoiam a campanha nomes como Sueli Carneiro, filósofa e militante, Hélio Santos, Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade, Edson Cardoso, Coordenador do Irohin – Centro de Documentação e Memória Afro-Brasileira, Edna Roland, psicóloga especialista independente da ONU, Cida Bento, doutora em psicologia social, Ivair Augusto Alves dos Santos, cientista político da ABPN, Salloma Salomão Jovino da Silva, artista, professor e pesquisador público, Jupiara Gonçalves de Castro, Fundadora do Núcleo de Consciência Negra, Silvio Luiz de Almeida, advogado, professor Makenzie e presidente do Instituto Luiz Gama, Márcia Lima, Socióloga, professora da USP, Bianca Santana, jornalista e feminista, Juliana Gonçalves, jornalista e militante do movimento Negro, Joel Zito Araújo, cinesta, Rosane da Silva Borges, professora e jornalista, Ariovaldo Ramos, pastor e professor de teologia, Muryatan S Barbosa, historiador, professor da UFABC, Winnie de Campos Bueno, Iyalorixa e mestranda em direito público, Renata Prado, produtora da Batekoo, Preta Rara, rapper, Érica Malunguinho, Aparelha Luzia, Jéssica Moreira e Semayat Oliveira, ambas do Nós, Mulheres da Periferia, e Deivison Nkosi, professor da UFABC.

Lideranças políticas nacionais também apoiam a campanha. Entre os nomes, destaque para figuras como Guilherme Boulos, MTST e Pré-Candidato à Presidente da República PSOL, Áurea Carolina, vereadora de BH e pré Candidata a deputada federal em MG – PSOL, Talíria Petrone, vereadora de Niterói e pré candidata à deputada federal no Rio de Janeiro – PSOL, Marcelo Freixo, pré candidato a deputado federal no Rio de Janeiro – PSOL, Edilson Silva, pré candidato à deputado estadual por Pernambuco – PSOL, Julita Lemgruber,  socióloga e coordenadora do SESeC/UCAM,
João Paulo Rodrigues, MST, e Paulo Sérgio Pinheiro, ex-Ministro de Direitos Humanos.

Artistas como Wagner Moura, Ailton Graça, Lázaro Ramos, Bruno Gagliasso Marques, Sérgio Vaz, Xenia Eric Estrela França, Érico Brás de Oliveira também apoiam a candidatura.

Serviço:

Para saber mais informações sobre a campanha

Email: [email protected]
Telefone: (11) 95208-3901
Site: www.douglasbelchior.org
Facebook; Instagram; Twitter: negrobelchior

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Polícia do Rio ocupa favela mais antiga da cidade

Rio de Janeiro - A polícia começou nesta segunda-feira...

Dilma diz que Brasil virava as costas para a África antes do governo Lula

Em encontro de negros do PT, ex-ministra defendeu cotas...

Regina Duarte também tem medo de índio

- Fonte: Blog do Sakamoto - A atriz global e...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=