Polícia do Rio ocupa favela mais antiga da cidade

Rio de Janeiro – A polícia começou nesta segunda-feira (22/3) a ocupação do Complexo da Providência, na área central do Rio de Janeiro, naquela que é considerada a favela mais antiga da cidade.

A operação começou às 8h30 e teve a participação de 95 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o apoio de 150 homens do Batalhão de Choque. Essa é a primeira etapa para a implementação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade. Além do morro da Providência, a ocupação se estenderá também ao morro da Pedra Lisa e ao morro Moreira Pinto.

Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, não houve resistência na favela. “Tudo ocorreu como planejado, pois os bandidos estão divididos entre facções rivais. Sendo assim, já esperávamos que não ocorresse confronto”, avaliou.

Segundo Moraes, o batalhão vai buscar armamentos na área. “Iremos fazer uma minuciosa busca na comunidade para tentar encontrar armas ou drogas na favela”, afirmou.

Moraes disse que existem aproximadamente 40 novas localidades mapeadas para receber a polícia pacificadora, porém a ordem de ocupação, ainda não está decidida. “Temos aproximadamente 40 regiões na cidade para implantar as Unidades de Polícia Pacificadora, porém, a ordem de qual região será a próxima, vai depender do planejamento, pois cada uma tem sua particularidade”, disse.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que serão implementadas mais oito Unidades de Polícia Pacificadora até o final do ano. Sendo assim, a expectativa é de que 120 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela ocupação dessas comunidades neste ano. Segundo Beltrame, o principal benefício da implementação das UPPs é a garantia que se possa implantar projetos sociais do estado com segurança nas comunidades que antes eram dominadas pelo tráfico de drogas.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Vamos crucificar a negra?

A versão que caiu em domínio público foi que...

Coronavírus avança 250% em três meses na Terra Yanomami e relatório cita ‘total descontrole’

Relatório inédito produzido por uma rede de pesquisadores e...

Bullying, esse velho conhecido

Esta semana, dia 15, o presidente da República, Luiz...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=