Longa vida aos pesquisadores negros

Associação que completa 23 anos auxilia o Brasil a enfrentar o racismo e o preconceito

Seguindo uma tradição que vem desde 1980, lideranças e pesquisadores(as) negros se reuniram em Maceió e em União dos Palmares (AL), em novembro, e subiram a Serra da Barriga como parte das ações do 4º Copene Nordeste (Congresso de Pesquisadores Negros), que trouxe, em 2023, o tema “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas”.

A Ufal (Universidade Federal de Alagoas), a Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) e o Ifal (Instituto Federal de Alagoas) receberam durante cinco dias, entre 11 e 15 de novembro, aproximadamente 2.000 pesquisadores(as), professores(as), estudantes universitários(as) e do ensino básico, técnico e tecnológico federal, além de professores(as) e estudantes das redes de educação básica para refletir sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste, avaliando os desafios e avanços de tais políticas para a população negra na região.

Apresentação de trabalho durante o 4° Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste, em Maceió – Copene 2023

Longa vida à ABPN (Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros), que em 2023 completa 23 anos e vem fomentando esse aquilombamento, que acontece nas cinco regiões do país. A ABPN, instituição fundamental para o avanço da democracia no Brasil, vem defendendo a pesquisa acadêmico-científica e congregando pesquisadores(as) que se debruçam sobre temas que envolvem as populações negras no Brasil, em particular os pesquisadores negros. Sem dúvida, é uma instituição que auxilia o Brasil a enfrentar o racismo, o preconceito e a discriminação racial, priorizando a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime.

Também neste novembro de 2023, num evento em Brasília, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou um pacote de ações do governo federal focado em igualdade racial, destacando 13 ações, entre elas:

– Tombamento de quilombos e a regularização fundiária de áreas quilombolas;

– Qualificação do atendimento psicossocial para familiares de vítimas de violência;

– Reconhecimento do hip-hop como referência cultural brasileira;

– Investimento em pesquisa, monitoramento e avaliação de dados sobre ciganos, quilombolas, povos de terreiro com foco em políticas públicas para esses grupos.

São esforços da sociedade civil organizada, dos governos e das universidades no sentido de assegurar que a democracia se fortaleça, uma vez que não há democracia onde impera a discriminação econômica, política, social, religiosa, de identidade de gênero e tantas outras.

Na contramão de tantos esforços para tornar o Brasil mais equânime e democrático, em 2023, o governo do estado de São Paulo reduziu o orçamento de câmeras corporais da Polícia Militar e realocou parte dos recursos destinados à implementação do Programa Olho Vivo para ações de polícia ostensiva, impossibilitando a aquisição de novos equipamentos, o que resultou em aumento da violência. O Programa Olho Vivo, implementado pela PM do estado em 2020, objetivava reduzir os níveis de letalidade e vitimização policial e foi bem-sucedido nesse sentido.

Alguns batalhões militares passaram a utilizar as câmeras operacionais portáteis (COPs), acopladas às fardas dos agentes, e foi constatado que houve redução de 76,2% da letalidade nesses batalhões que utilizaram o equipamento, entre 2021 e 2022, segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número de adolescentes mortos em intervenções de policiais militares em serviço caiu 66,7%, e o número de PMs mortos em serviço também foi reduzido, passando de 18, em 2020, para 4, em 2021, e 6, em 2022.

Fica difícil compreender a justificativa do governo paulista para não investir nesse programa, já que a segurança pública é um dos maiores problemas apontados pela população brasileira.

Num estado onde 4 em cada 10 pessoas são negras, por que não interessaria ao governo fomentar um programa que interrompe uma letalidade focalizada nessa população?

+ sobre o tema

USP discute a presença negra no Ensino Superior

Estudantes, ativistas, professores, futuros universitários se reúnem para discutir...

Um debate sobre o Homem Negro Periférico

Essa reflexão é escrita para todos e ninguém. Ninguém...

De como nasce o racismo

Ku Klux Klan executava negros nos EUA no...

Hotel de Copacabana é condenado a indenizar hóspede vítima de racismo

Mulher foi a única num grupo de quatro pessoas...

para lembrar

A hora da reação nacional contra um Estado genocida

As conclusões do jurista Luiz Flávio Gomes são da...

“Desigualdade tem relação com passado escravocrata”, diz vencedor do Eisner

Quadrinista brasileiro ganha prêmio internacional com obra “Cumbe”, sobre...

Pioneira, Uerj vira “Congo” depois de implantar cotas

MORRIS KACHANI ENVIADO ESPECIAL AO RIO Até dez anos...

Ato Contra o Racismo em Campinas pede Exoneração do Capitão Ubiratan da PM

Por: Oluandeji     Hoje em Campinas reuniu vários movimentos negros,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=