Marina diz em NY que não mudará a economia

Por: CRISTINA FIBE

Candidata do PV pede fim de taxação a etanol

Candidata do PV à Presidência, Marina Silva defendeu ontem, em Nova York, a manutenção da política macroeconômica atual. Pediu, porém, mais investimentos em infraestrutura e redução de gastos públicos.

Em almoço com empresários brasileiros e americanos, no Council of the Americas, a senadora afirmou que o Brasil “vive momento privilegiado” e precisa “transformar essa janela de oportunidade em uma grande porta”.

Acompanhada do economista Eduardo Giannetti da Fonseca, Marina disse que “o Brasil passou por essa crise [iniciada em 2008] sem grandes sobressaltos, e o que nós queremos é manter o tripé da política econômica”.

Ela prometeu manter “o controle de inflação, o câmbio flutuante e as nossas reservas, o superavit primário”. Disse ainda que o país precisa reduzir gastos públicos, mas sem diminuir investimentos em “áreas estratégicas, como saúde e educação”, e sim “evitando o desperdício de recursos”.

No encontro com cerca de 40 empresários, Marina foi questionada sobre a infraestrutura do Brasil para investimentos externos.

A candidata respondeu que é preciso investir “na infraestrutura física, planejando, e na humana, investindo muito forte em educação”.

Marina pediu ainda o fim da taxação americana ao etanol brasileiro e afirmou que “o Brasil tem dado uma contribuição importante [aos EUA], inclusive no processo de recuperação americana, porque o nosso país importa mais do que exporta”.

 

POLÍTICA EXTERNA
Sobre outra questão que opõe Brasil e Estados Unidos, o Irã, a candidata fez duras críticas ao apoio do governo Lula ao regime de Mahmoud Ahmadinejad.

“Conversar não é proibido, mas eles [iranianos], infelizmente, têm uma tradição de tentar construir a bomba atômica, e o tempo todo estão perseguindo esse objetivo”, afirmou Marina a jornalistas.

O governo brasileiro defende o direito de o Irã enriquecer urânio com fins pacíficos. Para os EUA, o país persa busca armas nucleares.

Marina inaugurou ontem a primeira Casa de Marina no exterior. Hoje, ela volta a se reunir com empresários, em encontro promovido pela Bovespa que já levou Dilma Rousseff (PT) a Nova York.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Geração canguru. O ninho está cheio, mas eles não querem sair

A psicoterapeuta paulista Tereza Kawall examina o fenômeno da...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem...

Leci Brandão: ‘A Cultura salva vidas’

Cantora, compositora e atriz, Leci Brandão, é umas das...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=