Marisa é punida por contestar lista do trabalho escravo

A grife de roupas Marisa foi suspensa do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo por defender a inconstitucionalidade da “lista suja” de empregadores envolvidos em casos de explorção de mão de obra escrava. A suspensão foi determinada pelo Comitê de Coordenação e Monitoramento do pacto, composto pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, pelo Instituto Observatório Social, pela ONG Repórter Brasil e pela Organização Internacional do Trabalho.

Segundo comunicado assinado pelos membros do Comitê, o comportamento da Marisa ao contestar o cadastro da Justiça do Trabalho “afronta” e “enseja a violação” dos princípios Pacto Nacional, em atividade desde 2005. Após pedido prévio de esclarecimento feito pelo Comitê, a empresa informou que está convicta na manutenção de sua posição.

A empresa se posicionou por meio de nota, na qual afirma ser favorável à existência da “lista suja”, mas não aos critérios adotados para a inclusão de empresas.

A suspensão da Marisa teve início nesta quarta-feira (10/10) e está condicionada, segundo o Comitê, “à existência e tramitação do processo e às eventuais decisões judiciais sobre os pedidos constantes da Ação Anulatória”.

Em março de 2010, uma fiscalização coordenada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) encontrou escravidão na produção de peças da empresa.

Além da Marisa, a Zara também foi excluída o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo por questionar na Justiça a “lista negra” feita pelo Ministério do Trabalho. Com informações da Assessoria de Imprensa da OIT.

Fonte: Revista Consultor Jurídico

+ sobre o tema

Pesquisa da UFMG identifica mais de 71 bebês com anticorpos para a Covid-19 em Minas Gerais

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)...

Curso de Extensão População Negra e Direitos Humanos: história, educação e cultura

Inscrições de 26/04 a 30/04 Vagas Limitadas Início: 06 de maio...

Apoio a dona Jane Camilo: nota pública do fórum social de Manguinhos

NOTA PÚBLICA DO FÓRUM SOCIAL DE MANGUINHOS EM APOIO A...

Médica brasileira: “Revalida é feito para não aprovar ninguém”

  O Revalida, ou Exame Nacional de Revalidação...

para lembrar

Honrar a morte de Rieli Franciscato

A Comissão Arns acaba de receber notícias altamente preocupantes...

Índios proibidos de comer na escola

Vários casos de racismo e intolerância envolvendo alunos...

O jornalismo publicitário

Por Marcos Fabrício Lopes da Silva O poema “Relato”, que...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=