Foram anunciados nesta quarta-feira, 23 de agosto, os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O grande destaque da noite foi Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, laureado com oito troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som. A cerimônia – que é realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Silvio Guindane e Cláudia Abreu.
Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, Marte Um estreou no Festival de Sundance e foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. É o segundo longa do cineasta mineiro Gabriel Martins e é centrado no cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais.
O troféu Grande Otelo de Melhor Atriz foi para Dira Paes (Pureza) e o de Melhor Ator, para Carlos Francisco (Marte Um). Os melhores coadjuvantes foram Adriana Esteves e Cícero Lucas, respectivamente por Medida Provisória e Marte Um. Entre os indicados a melhor filme, apenas Paloma ficou sem prêmio; Eduardo e Mônica ficou com melhor trilha sonora, e A Viagem de Pedro, com figurino, direção de arte e maquiagem.
A Academia Brasileira de Cinema cometeu várias ousadias esse ano, grande parte delas positivas. A consagração absoluta do longa de Gabriel Martins foi uma delas, assim como o prêmio de cineasta revelação para Carolina Markowicz, por Carvão, um filme que parecia esquecido pelo prêmio. Além disso, fez com que Dira Paes ganhasse prêmio por dois anos consecutivos (ano passado, a atriz venceu por Veneza) e decidiu que o indicado com o maior número de indicações do ano ficasse apenas com o prêmio de Adriana Esteves.
Abaixo, a lista dos vencedores em todas as categorias:
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
- MARTE UM – Gabriel Martins
Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico
MELHOR FILME JÚRI POPULAR
- BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes
Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento
MELHOR DIREÇÃO
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
- CAROLINA MARKOWICZ – Carvão
MELHOR ATRIZ
- DIRA PAES como PUREZA – Pureza
MELHOR ATOR
- CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON – Marte Um
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- ADRIANA ESTEVES como ISABEL – Medida Provisória
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- CÍCERO LUCAS como DEIVINHO – Marte Um
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- ELVIS (EUA) – Baz Luhrmann.
Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
- ARGENTINA, 1985 (Argentina) – Santiago Mitre
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- KOBRA AUTO RETRATO – Lina Chamie.
Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- TARSILINHA – Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
- PLUFT, O FANTASMINHA – Rosane Svartman.
Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- ANGELO DEFANTI – O Clube dos Anjos
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
- A MENINA ATRÁS DO ESPELHO – Iuri Moreno
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
- BIG BANG – Carlos Segundo
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
- TERRITÓRIO PEQUI – Takumã Kuikuro
MELHOR MONTAGEM
- THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- LEONARDO FELICIANO – Marte Um
MELHOR EFEITO VISUAL
- SANDRO DI SEGNI – Pluft, O Fantasminha
MELHOR SOM
- MARCOS LOPES e TIAGO BELLO – Marte Um
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
- ADRIAN COOPER – A Viagem de Pedro
MELHOR MAQUIAGEM
- TAYCE VALE e BLUE – A Viagem de Pedro
MELHOR FIGURINO
- MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DORIA – A Viagem de Pedro
MELHOR TRILHA SONORA
- PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER – Eduardo e Mônica
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra.
Escrita por Guto Barra.
Produção: Producing Partners.
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUTORA INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT
- VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA –
Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi.
Escrita por Belise Moffoli.
Produção: Mauricio de Sousa Editora
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE PARA TV ABERTA, TV PAGA/OTT
- MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA – Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.
Produção: O2 Filmes