Martinho da Vila lança Opera Negra em Paris

Enviado por / FonteDo RFI 

Ao contar a epopéia das favelas brasileiras, cantor e compositor Martinho da Vila é recebido no Salão do Livro de Paris pela segunda vez. No sábado, 23 de março de 2013, ele apresenta a tradução em francês do livro Opera Negra, publicado pela editora Divine e transformado na língua de Molière em Opéra Noir du Brésil.

Na 33ª edição do Salão do Livro de Paris, o brasileiríssimo Martinho da Vila mostra que não é apenas bom de samba. Autor de 11 livros, “Opera Negra” é sua segunda obra traduzida na França, e também sua segunda participação no evento. A primeira foi em 2012, quando apresentou ao público francês “Joana et Joanes, Romance dans l’état de Rio”.

Passando da música à literatura com naturalidade, a “Opéra Noir” mistura os dois gêneros para contar a história da formação das favelas no Rio de Janeiro logo após a abolição da escravatura. Em entrevista exclusiva à RFI, Martinho contou que o livro foi a concretização de um sonho. “Eu tive o sonho de um dia fazer um concerto, pois sempre se falou do negro nas artes, especialmente na música popular, mas eu não tinha informações sobre o negro na música erudita, pouca gente tem.” Por isso, o texto não deixa de ter um tom militante, evocado logo na introdução, que cita Martin Luther King.

Apesar dos mais de dez livros publicados, Martinho da Vila não se considera um escritor. A literatura veio por acaso. “Um escritor só se torna cohecido quando escreve um best seller, e isso anda não aconteceu “, brinca. Na França, ele diz ser bem recebido mas sabe que não é conhecido pelo grande público. ” Para isso é preciso sempre vir aqui e marcar presença, mas eu venho, faço apresentações, e vou embora”, disse.

Sua próxima investida no mundo das letras é voltada para as crianças. Um livro sobre o nascimento do samba que já está às vésperas de ir para o prelo. “Fazer livros infantis não é mole, eu procuro fazer livros em que o texto seja mais importante do que as ilustrações”, afirma Martinho, que tem editadas duas obras infanto-juvenis.

“Opéra Noir du Brésil” é publicado na França pela editora Divine Edition, traduzido por Hélène Bardeau.

 

 

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Kim Kardashian mostra pela primeira vez o rosto do filho Saint

Finalmente o mundo conheceu o rostinho de Saint Kardashian...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=