Miles Morales o Homem-Aranha negro é lançado hoje nos EUA

Enviado por / FonteDo O Jornal de Alagoas

A conhecida figura de um rapaz com uniforme de aranha balançando com sua teia pelos prédios de Nova York estará novamente nas bancas e livrarias dos EUA hoje, nas páginas de um gibi inédito.

Mas, quando o Homem-Aranha tirar sua máscara no primeiro exemplar de “Ultimate Comics Spider-Man”, os leitores não verão o rosto familiar de Peter Parker, e sim o do desconhecido Miles Morales, um garoto negro e de ascendência hispânica.

Parker morreu em uma HQ de junho –que, assim como a que traz seu sucessor, só chega ao Brasil em meados de 2012–, mas mais comentada do que a sua morte foi a notícia de que seu substituto seria negro.

Não é a primeira vez que um super-herói troca de cor, mas isso nunca havia acontecido, da forma permanente que se anuncia agora, com um protagonista tão destacado.

“Quando decidimos que o Homem-Aranha morreria, discutimos muitas opções para substituí-lo e sentimos que era importante que o novo personagem refletisse a nova cara dos EUA”, disse à Folha Mark Paniccia, editor da HQ.

Paniccia se refere não apenas à vasta população de imigrantes e seus filhos (leitores que nunca se viram representados entre os maiores super-heróis, todos brancos) mas à eleição de Barack Obama, prestes a se confirmar quando o novo Aranha estava sendo pensado.

Axel Alonso, editor-chefe da Marvel –a maior editora da quadrinhos do mundo, que publica o Aranha e foi comprada pela Disney em 2009–, foi mais explícito em entrevista a um site de HQs.

“O presidente tem origem mista, eu próprio tenho origem mista. Minha mãe é inglesa, meu pai, mexicano. É o mundo em que vivemos.”

 

+ sobre o tema

2010: Copa do Mundo, eleições e o Censo do IBGE

César Martins* Em 2010, o território e a sociedade...

BANDO DE TEATRO OLODUM no Sesc Vila Mariana 9 a 18 de abril

De Salvador/BA no SESC Vila Mariana / SP IMPERDÍVEL  !!!! Cabaré da...

Pan-Africanismo

Pan-africanismo é o nome dado a uma ideologia que...

para lembrar

Jazz Sinfônica abre inscrições para novos músicos

A Orquestra Jazz Sinfônica, da Secretaria de Estado da...

Corpo de Nelson Mandela é enterrado na África do Sul

O corpo do ex-presidente da África do Sul e...

Papo Aberto: Xenia França – Sem definições e muito empoderamento

A cantora, que será uma das atrações principais do...

Documentário sobre bairro ‘japonês’ de São Paulo resgata memória negra

Com lançamento previsto para breve, na cidade de São...
spot_imgspot_img

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...
-+=