Miles Morales o Homem-Aranha negro é lançado hoje nos EUA

Enviado por / FonteDo O Jornal de Alagoas

A conhecida figura de um rapaz com uniforme de aranha balançando com sua teia pelos prédios de Nova York estará novamente nas bancas e livrarias dos EUA hoje, nas páginas de um gibi inédito.

Mas, quando o Homem-Aranha tirar sua máscara no primeiro exemplar de “Ultimate Comics Spider-Man”, os leitores não verão o rosto familiar de Peter Parker, e sim o do desconhecido Miles Morales, um garoto negro e de ascendência hispânica.

Parker morreu em uma HQ de junho –que, assim como a que traz seu sucessor, só chega ao Brasil em meados de 2012–, mas mais comentada do que a sua morte foi a notícia de que seu substituto seria negro.

Não é a primeira vez que um super-herói troca de cor, mas isso nunca havia acontecido, da forma permanente que se anuncia agora, com um protagonista tão destacado.

“Quando decidimos que o Homem-Aranha morreria, discutimos muitas opções para substituí-lo e sentimos que era importante que o novo personagem refletisse a nova cara dos EUA”, disse à Folha Mark Paniccia, editor da HQ.

Paniccia se refere não apenas à vasta população de imigrantes e seus filhos (leitores que nunca se viram representados entre os maiores super-heróis, todos brancos) mas à eleição de Barack Obama, prestes a se confirmar quando o novo Aranha estava sendo pensado.

Axel Alonso, editor-chefe da Marvel –a maior editora da quadrinhos do mundo, que publica o Aranha e foi comprada pela Disney em 2009–, foi mais explícito em entrevista a um site de HQs.

“O presidente tem origem mista, eu próprio tenho origem mista. Minha mãe é inglesa, meu pai, mexicano. É o mundo em que vivemos.”

 

+ sobre o tema

Hilton Cobra retorna aos palcos com o espetáculo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”

Os atores Lázaro Ramos, Caco Monteiro, Frank Menezes, Harildo...

Congresso de capoeira discute rumos para desenvolver esporte em Manaus

Congresso debate demandas referentes à prática esportiva e outras...

Jeniffer Nascimento é convidada para protagonizar musical “A Cor Púrpura”

Após cair nas graças dos jurados durante apresentação do...

A guerra suja do FBI contra Martin Luther King

O discurso “I have a dream”, de Martin Luther...

para lembrar

Do ensino público à Nasa, conheça a história de Julio Cosmo

Segundo a gigante tecnológica Oracle, o brasileiro é o...

Exposição “Diáspora” por Josafá Neves

No dia 25 de maio, data em que se...

São João do Piauí realizará Projeto Consciência Negra em escolas públicas

As ações do Projeto Consciência Negra são voltadas para...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=