Ministério Público denuncia preparador físico por racismo e pede que ele continue preso

Enviado por / FonteGE, por Leonardo Lourenço

Sebastián Avellino Vargas, do Universitário, do Peru, teria imitado um macaco a torcedores do Corinthians em jogo da Sul-Americana

O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia, nesta quarta, contra o preparador físico Sebastián Avellino Vargas, do Universitário, do Peru, por racismo. Ele é acusado de imitar um macaco a torcedores do Corinthians em jogo da Copa Sul-Americana, há uma semana.

Vargas foi enquadrado em dois crimes: o de praticar ou incitar a discriminação ou preconceito de cor, raça ou etnia, com o agravante de ter sido num evento esportivo, que prevê pena de até cinco anos de prisão; e o de promover tumulto ou incitar a violência, com pena de até dois anos de prisão, esse último previsto na nova Lei Geral do Esporte.

O promotor Pedro Henrique Pavanelli Lima ainda pede que Vargas seja mantido preso preventivamente. Ele aponta que o preparador físico, que é uruguaio, não mantém vínculo com o Brasil e, por isso, quer mantê-lo preso para o andamento do processo.

Na denúncia, o Ministério Público cita imagens feitas das arquibancadas e pelas câmeras de monitoramento da Neo Química Arena para afirmar que Vargas “simulou gestos de macacos com os braços direcionando-os aos torcedores brasileiros”.

Um pouco antes, a defesa de Vargas apresentou pedido de revogação da prisão do preparador físico e incluiu ao processo declarações de clubes em que ele trabalhou anteriormente, como River Plate e Peñarol, ambos do Uruguai, como atestado de boa conduta.

A Justiça ainda não decidiu sobre nenhum dos dois pedidos apresentados nesta quarta-feira.

Na véspera, Corinthians e Universitário voltaram a se enfrentar no jogo de volta dos play-offs da Copa Sul-Americana, em Lima. Os brasileiros venceram por 2 a 1 e se classificaram, mas a partida terminou em confusão após o Ryan, do Corinthians, mostrar a camisa do clube a torcedores locais para comemorar seu gol.

O lance, que levou a quatro expulsões, foi alvo de um pedido de desculpas do técnico Vanderlei Luxemburgo e de ironia do técnico do Universitário, Jorge Fossati, que o comparou ao suposto gesto racista de seu auxiliar preso no Brasil.

+ sobre o tema

Promising Young Woman e a Blindagem dos Engravatados

Dificilmente, e é uma tristeza imensa reconhecer esse fato,...

Apresentadora do tempo vítima de racismo desabafa em vídeo na Bélgica

Apresentadora do tempo numa rede de televisão belga, Cécile...

Nota Pública #26 – Em apoio a políticas afirmativas

Nota Pública #26 Em apoio a políticas afirmativas, na...

Jogador negro não usa camisola anti-racismo

Jason Roberts do Reading, entende que a campanha...

para lembrar

Governo prepara pacote de ampliação de sistema de cotas para negros

O secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade...

Servílio de Oliveira vence ação contra Fundação Palmares e garante volta de homenagem

Servílio de Oliveira, primeiro pugilista brasileiro a conquistar uma...

Inter de Milão é multada em R$ 40 mil por racismo de torcedores

Mesmo sem a presença de Balotelli, torcida da Inter...

Ludmilla prestará queixa contra apresentador que a chamou de “macaca” na TV

Ludmilla prestará queixa contra o apresentador Marcão Chumbo Grosso,...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=