Movimento Negro pede apoio de ministra para aprovação da lei de promoção da igualdade racial

Organizações do Movimento Negro do estado do Espírito Santo realizaram, na última segunda-feira (4), reunião com a ministra de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Barros. As entidades solicitaram o apoio da ministra para a aprovação da lei estadual (7.729/04) que institui políticas de promoção da igualdade racial.

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) denunciou a postura intransigente do governador Renato Casagrande (PSB). Ele é criticado por não dialogar com o Movimento Negro capixaba sobre suas reivindicações. Os ativistas também cobraram da ministra soluções para o combate ao genocídio da população negra nacionalmente.

O Mapa da Violência 2011 – produzido pelo Instituto Sangari – aponta que Vitória é a terceira capital mais violenta no país. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo mostra que dos 391 jovens assassinados de janeiro a maio deste ano no estado, 77% eram negros. Movimentos sociais do Espírito Santo promovem há três anos a “Campanha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra”.

+ sobre o tema

para lembrar

Universidade Federal de Roraima tem primeiro reitor indígena do Brasil

Criada em 1989, a Universidade Federal de Roraima (UFRR)...

100 sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer

Olá, pessoal! por Carolina Pignatari Do Canal do Ensino Quando você...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

No Brasil, 18% dos jovens entre 16 e 17 anos já estavam sem estudar em 2019

A educação brasileira ainda deve sofrer fortes impactos negativos...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=