O abismo social que separa mundos, pessoas e valores Brasil afora

Branca. Filha de um médico com uma professora. Estudei a maior parte de minha vida em colégios e universidade particulares. Aulas de música, línguas, esportes. Nunca precisei trabalhar, pois a prioridade eram os estudos e os livros. Para mim e para os meus dois irmãos. Nunca faltou nada em casa. Família estruturada, infância e adolescências sem perrengues. Saneamento básico, rua asfaltada, geladeira farta, roupas novas, material escolar sempre em dia. Uma privilegiada? Sim, muito. Só não fui mais porque nasci mulher e passei pelo o que a maioria já enfrentou. Vítima de assédio no trabalho, passadas de mão na rua e rotulada das mais diversas maneiras. Mas, cresci numa bolha, é verdade. Uma bolha ilusória que nos faz crer que dar certo na vida é estudar, acumular dinheiro e ter bens. Na escola onde estudei, poucos negros, mas eu só fui me dar conta de como isso era uma questão a ser combatida bem mais tarde. Diversidade era coisa rara.

Por Maria Fernanda Ribeiro, do Estadão 

Imagem retirada do site do Estadão

Quando comecei a trabalhar, com um salário mísero, se faltava algum dinheiro para pagar as contas meus pais mandavam o complemento. Uma privilegiada? Sim, eu sou, agradeço e não renego, mas também só fui dar conta disso mais tarde, assim como me dei conta do machismo e da misoginia que nos cercam o tempo todo e que também era, digamos, normal.

Ao pisar na Amazônia pela primeira vez, em novembro de 2015, me dei conta da minha ignorância e mediocridade em relação ao país. Aos 35 anos, foi duro o choque. Mas, foi só então que passei a entender que é muito mais difícil para quem nasce na favela do que para mim, prosperar. Não é impossível, mas a meritocracia vale mais – e talvez somente – entre iguais. E eu não sou igual a quem vive num ambiente hostil, com a comida que falta, a roupa que falta, a escola que falta, a saúde que nunca chegou e nem chegará porque sempre continuarão a ser invisíveis aos governos e, principalmente, à sociedade. E isso não é uma questão de escolha. É contexto histórico. Eu afirmo por mim que mesmo com todas as oportunidades que tive e mesmo cercada de valores éticos e morais sólidos, por alguns momentos foi tênue a linha que separou o que a sociedade considera o que é dar certo de o que é dar errado.

Indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Deles eu extraí o significado de luta, resistência, dignidade e generosidade e obtive ensinamentos que nenhuma apostila voltada para o vestibular foi capaz de sequer chegar perto. Em uma entrevista com uma mulher quilombola, no Pará, fiz a pergunta mais óbvia que uma jornalista pode fazer: O que é ser uma mulher negra no Brasil? E ela me respondeu que era ser abordada no supermercado por uma mulher branca perguntando qual o preço da faxina. Foi uma porrada no meu peito. Preconceito, racismo. Eu, branca, não sei o que é passar por isso só por causa da cor da minha pele. Mas Casa Grande & Senzala e Gilberto Freyre têm muito a dizer sobre isso. É história. É contexto.

Depois de anos rodando por esse Brasil, sinto que continuo a ser privilegiada, agora não apenas por tudo acima que já citei, mas sim por entender que o abismo social separa mundos e pessoas, valores e compreensões. Isso não me faz melhor do que ninguém, mas me faz melhor do que eu mesma já fui um dia, pois compreender o lugar em que ocupo nesse país desigual e desumano onde o rico cada vez fica mais rico mudou tudo no meu pequeno, mas mais do que nunca, vasto mundo.

*

Eu na Floresta

Email: [email protected]

Facebook: Eu na Floresta

Instagram: eunafloresta

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Família Obama participa de concerto beneficente de Natal

A família Obama participou no domingo, 15, do concerto...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Brasil quer levar desigualdade e impostos para a mesa de discussão do G20

O governo brasileiro pretende levar para a mesa de discussão do G20 os efeitos da desigualdade e sua relação como a política econômica e...
-+=