Obama diz que os seus objetivos no Afeganistão são “modestos”

Jornal afirma que a estratégia falhou e foco é matar insurgentes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que seus objetivos para a Guerra do Afeganistão são “modestos” e alcançáveis. O objetivo, afirmou, é “impedir que os terroristas operem na região”.
“O que queremos fazer é difícil, muito difícil, mas é um objetivo modesto; é impedir que os terroristas operem na região. Impedir que criem grandes acampamentos de treinamento e de planejar ataques contra os EUA com impunidade”, disse Obama na TV.
As afirmações do presidente saem no mesmo dia em que o “New York Times” publicou uma matéria dizendo que a estratégia traçada pela Casa Branca há oito meses não está funcionado.
Segundo a reportagem, a estratégia de contrainsurgência (ganhar confiança dos afegãos protegendo-os do Taleban e ajudando a estruturar um bom governo) está perdendo lugar para a de contraterrorismo, que consiste em missões para assassinar líderes do grupo.
Segundo a matéria, a eliminação de líderes do Taleban e o contato de alto nível do governo afegão com essa organização devem trazer o grupo para uma negociação sobre o fim da guerra.
Além do enfraquecimento das lideranças, EUA e aliados disponibilizaram US$ 300 milhões para comprar aqueles que desistirem de se aliar com o Taleban ou a Al Qaeda.

VITÓRIA TALEBAN
A Holanda anunciou a retirada de suas tropas no Afeganistão. O ministro das Relações Exteriores holandês disse que o país seguirá com relações diplomáticas com o Afeganistão e apoio financeiro para o desenvolvimento do país.
No ano que vem, Canadá, Alemanha e EUA devem começar a retirar suas tropas. O plano anunciado pelos aliados é de que todas as tropas estrangeiras saiam do país até 2014, entregando o controle da segurança para o governo local.
Os líderes do Taleban, que elogiaram a retirada holandesa, dizem que as saídas de tropas e o anúncio de que serão chamados para negociar são uma prova de que estão vencendo a guerra, iniciada em 2001 por George W. Bush.

+ sobre o tema

Manifesto dos sem palco

Do que gostam os que odeiam a arte e...

Negros fizeram dos Estados Unidos uma democracia, diz autora

Especial do New York Times mostra como luta por...

Eleições: Lula, Kassab e Eduardo Campos saem vitoriosos, diz professor da UnB

Se há partidos e personas vitoriosas, Leonardo Barreto...

Está perto o dia em que embaixador vai ser negro, diz Lula no Itamaraty

Presidente afirma que país tem conseguido reduzir desigualdades e...

para lembrar

Marta Suplicy rebate Maria Rita Khel em polêmica sobre verba para moda

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, rebateu nesta quarta-feira...

Terceiro encontro de Cinema Negro une Brasil, África e Américas

Fonte:Jornal do Brasil- RIO - Consolidando cada vez mais...

STF precisa consolidar uma cultura de direitos humanos

Por César Augusto Baldi   Desde o início...

Luto das atrizes globais. Medo do Fisco? Por Altamiro Borges

Altamiro Borges comenta protesto de artistas da Globo e...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...
-+=