Obama diz que os seus objetivos no Afeganistão são “modestos”

Jornal afirma que a estratégia falhou e foco é matar insurgentes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que seus objetivos para a Guerra do Afeganistão são “modestos” e alcançáveis. O objetivo, afirmou, é “impedir que os terroristas operem na região”.
“O que queremos fazer é difícil, muito difícil, mas é um objetivo modesto; é impedir que os terroristas operem na região. Impedir que criem grandes acampamentos de treinamento e de planejar ataques contra os EUA com impunidade”, disse Obama na TV.
As afirmações do presidente saem no mesmo dia em que o “New York Times” publicou uma matéria dizendo que a estratégia traçada pela Casa Branca há oito meses não está funcionado.
Segundo a reportagem, a estratégia de contrainsurgência (ganhar confiança dos afegãos protegendo-os do Taleban e ajudando a estruturar um bom governo) está perdendo lugar para a de contraterrorismo, que consiste em missões para assassinar líderes do grupo.
Segundo a matéria, a eliminação de líderes do Taleban e o contato de alto nível do governo afegão com essa organização devem trazer o grupo para uma negociação sobre o fim da guerra.
Além do enfraquecimento das lideranças, EUA e aliados disponibilizaram US$ 300 milhões para comprar aqueles que desistirem de se aliar com o Taleban ou a Al Qaeda.

VITÓRIA TALEBAN
A Holanda anunciou a retirada de suas tropas no Afeganistão. O ministro das Relações Exteriores holandês disse que o país seguirá com relações diplomáticas com o Afeganistão e apoio financeiro para o desenvolvimento do país.
No ano que vem, Canadá, Alemanha e EUA devem começar a retirar suas tropas. O plano anunciado pelos aliados é de que todas as tropas estrangeiras saiam do país até 2014, entregando o controle da segurança para o governo local.
Os líderes do Taleban, que elogiaram a retirada holandesa, dizem que as saídas de tropas e o anúncio de que serão chamados para negociar são uma prova de que estão vencendo a guerra, iniciada em 2001 por George W. Bush.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

São Paulo: Deputados criam CPI do Lixo para investigar acidente no aterro de Itaquá

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)...

Instituto Ethos abandona o Senado depois da votação que salvou Aécio

Não. Não é o Sensacionalista que você está lendo....

Racismo ambiental em tempos do COVID-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dá o nome...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=