Onde o concreto armado toma café na sua sala – Por Fernanda Pompeu

O único que gosto ao congestionar no minhocão é xeretar salas e quartos alheios. Flagrar uma senhora bebendo seu chimarrão, uma garota tirando o sutiã, um rapaz vestindo a bermuda.

Para quem não conhece Sampa, uma explicação: o minhocão é uma excrescência arquitetônica. Trata-se de um elevado com 3 km e meio, distando cinco míseros metros dos prédios de apartamento. Ele está sobre as avenidas General Olímpio da Silveira, São João e Amaral Gurgel, na zona central.

Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1971, nos 417 anos da cidade, pelo então prefeito Paulo Maluf, aquele que rouba, mas faz. Seu nome oficial é Elevado Costa e Silva, mesmo nome da ponte Rio-Niterói. Mas os paulistanos, como os cariocas e fluminenses, ignoraram a homenagem ao ditador.

Todos os chamam de minhocão ou, no máximo, de elevado. E a maioria dos cidadãos não gosta do viaduto que tapou o sol das calçadas e das fachadas dos prédios, que segue desrespeitando moradores, comerciantes e transeuntes do entorno.

Hoje, com certeza, ele não seria erguido. Em 1971, estávamos no auge da ditadura militar. Com movimentos sociais reprimidos, imprensa conivente ou censurada, povo sem voz. Os governantes costuravam e bordavam o que bem entendiam.

A desculpa ideológica – sempre existe uma – para concretar o mostrengo se apoiava na ideia de progresso a qualquer custo. Sendo que progresso queria dizer vias expressas para automóveis particulares.

É claro que o elevado também pode ser visto como um exemplo de resistência. Faz alguns anos os moradores do entorno, e da cidade como um todo, conseguiram vitórias. Entre elas, restrição do horário de funcionamento e seu fechamento total nos domingos e feriados.
Fotografe-se, o minhocão aos domingos e feriados são histórias a parte. Caminhantes, ciclistas, crianças, cachorros, eventos ocupam seus quilômetros. Então a senhora do chimarrão, a moça do sutiã, o rapaz da bermuda trocam de papel. Se transformam em alegres observadores da vida alheia.

Leia Também:

Colunistas

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

PC do B oficializa na sexta-feira pré-candidatura de Netinho ao Senado

A pré-candidatura para o Senado de Netinho de Paula...

E o papa disse: Fui!

por Fernanda Pompeu A notícia já embrulha peixe, mas...

O câncer terminal de Oliver Sacks gerou sua belíssima carta de adeus

“A vida de um homem não é mais importante...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=