ONU denuncia que escravidão moderna afeta 21 milhões de pessoas

A escravidão moderna, uma violação “atroz” dos direitos humanos que ainda afeta 21 milhões de pessoas ao redor do mundo, denunciou nesta segunda-feira a ONU por causa do Dia Internacional para a Abolição da Escravidão.

“É vital acabar com a escravidão moderna e a servidão que afeta os mais pobres e os mais excluídos socialmente, incluídos aí os imigrantes, as mulheres, as minorias e os indígenas”, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Ban destacou os importantes progressos feitos no último ano, já que vários países atuaram para combater a escravidão através de legislações nacionais mais contundentes e uma maior coordenação de esforços.

“Mais e mais empresas estão trabalhando para garantir que suas atividades não causem ou contribuam para formas contemporâneas de escravidão nos centros de trabalho e suas cadeias de produção”, acrescentou Ban.

Por último, cobrou que os Estados-membros que ainda não o fizeram ratifiquem a Convenção suplementar sobre a abolição da escravidão, o tráfico de escravos e as práticas análogas à escravidão.

“Mais de 20 milhões de pessoas são vítimas da escravidão moderna e enfrentam sofrimentos diários que jamais poderemos imaginar”, disse o presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe.

Para o diplomata, da mesma forma que ocorreu com seus antepassados históricos, as formas de escravidão que se dão hoje são uma violação das garantias fundamentais dos grupos mais vulneráveis.

E lembrou que o tráfico humano, a exploração sexual, o trabalho infantil, o recrutamento de crianças em conflitos armados e o casamento forçado são “as piores formas de escravidão moderna”.

A cada ano, centenas de milhares de homens, mulheres e crianças são raptados por redes internacionais de crime organizado e vendidos em outro país, lembrou a ONU por causa do Dia Internacional para a Abolição da Escravidão.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Quando a religião é o ódio do povo

São extremamente graves os relatos recentes sobre imposição de...

Nova Lei do Estágio obrigou empresas a respeitarem estudantes

Há cinco anos em vigor, legislação regulamentou atividade vista...

A amamentação imperfeita

Já que estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno,...

para lembrar

Usina não será obrigada a dar comida a cortadores de cana

Fonte: Folha de São Paulo - Acordo diz que será...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Amnistia Internacional: Angola está a viver “retrocesso” de direitos fundamentais

Angola está a viver um "retrocesso" dos direitos humanos...

A saúde da mulher negra

Saiba quais são as doenças que mais acometem a...
spot_imgspot_img

“É o momento de se discutir Justiça Reparatória”

Como organização da sociedade civil, Geledés - Instituto da Mulher Negra participa nesta semana, entre os dias 13 e 17 de janeiro, da 23ª...

Governo pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Em medida provisória publicada nesta quinta-feira...

Denúncias de violações aos direitos humanos aumentam 22% em um ano

Em 2024, o Disque 100 recebeu mais de 657,2 mil denúncias de violações aos direitos humanos. O número é 22,6% superior ao registrado em...
-+=