Para 1ª vez, USP irá distribuir kit oficial voltado para calouras

Material foi solicitado às universitárias integrantes da Marcha Mundial das Mulheres

Por Mariana Queen,  do R7

Pala primeira vez em sua história, a USP (Universidade de São Paulo) irá distribuir um material oficial e exclusivamente voltado para as alunas ingressantes. Ao todo, 15 mil exemplares de um manual de oito páginas intitulado “Mulheres na Universidade” será distribuído aos estudantes a partir de amanhã (11), primeiro dia da matrícula presencial dos aprovados.

Segundo estudantes, a elaboração do conteúdo foi solicitada às alunas que compõem a Marcha Mundial das Mulheres na USP junto ao grupo feminista Núcleo Helenira Resende.

Interesse foi manifestado pelo pró-reitor de graduação da universidade, Antonio Carlos Hernandes, no dia 21 de janeiro, durante uma das audiências da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Trotes, instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para investigar atos de violências nas universidades.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a universidade informou que o material foi impresso e será distribuído “a pedido de alguns coletivos femininos da Universidade”.

— Será incluído no material distribuído aos novos alunos desse ano um texto de autoria desses grupos sobre as mulheres na Universidade. Foram impressos 15 mil exemplares deste texto, pois a distribuição será feita junto com outros materiais que já estavam prontos.

Uma das integrantes do Núcleo Helenira Resende que ajudou na confecção do manual, Helena Zelic, estudante de letras na USP, avalia que a ação é uma conquista do movimento.

— Só conseguimos fazer essa ação [de distribuir os manuais para alunas], porque tivemos um primeiro canal de conversa com a reitoria durante CPI. Achamos incrível as novas ingressantes receberem o material. É algo novo que trará novos frutos.

Outro grupo feminista da universidade, a Frente Feminista, também irá distribuir uma material voltado para as alunas, o chamado “Manual da Caloura”, durante a recepção dos alunos.

Semana 

Segundo a assessoria de imprensa da USP, a 17ª Semana de Recepção aos Calouros, que marcará o início do ano letivo de 2015, acontecerá em todos os campi da instituição, entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por palestras, oficinas, bate-papos com egressos, campanhas educativas e ações sociais.

Com o tema “Feliz Veterano Novo”, a campanha deste ano enfatiza a ideia de que o calouro já é parte da instituição e será o próximo veterano.

O slogan está estampado em cartazes e cartões, que serão distribuídos aos novos alunos no dia da matrícula, junto com um questionário elaborado pela Liga Atlética Acadêmica da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, para colher informações sobre práticas esportivas dos calouros e convidá-los a participar dos campeonatos esportivos.

O material distribuído também contém o Código de Ética da Universidade e dois marcadores de livro que trazem destacados o artigo 21º do Código de Ética e o artigo 2º da Portaria GR nº 3.154, reforçando a ideia de que a USP não tolera nenhum tipo de violação aos direitos humanos.

 

+ sobre o tema

Governo de Alagoas cria Juizado de Violência contra Mulher em Arapiraca

Cargos serão efetivos e preenchidos através de concurso público. Projeto...

Após morte, campanha tenta proteger mulheres de falsos motoristas de aplicativo

A #Whatsmyname, criada nos EUA, pede que passageiras verifiquem...

Onde estão Jandira e Elizângela? Por Tony Bellotto

É inaceitável a crueldade com que tratamos as brasileiras...

para lembrar

Mônica Custódio: A luta das mulheres negras por igualdade e justiça

O Brasil, é a segunda maior população negra fora...

Número de mulheres que adotam sobrenome do marido caiu 24% desde 2002

Por Manoela Alcântara, do Metrópoles O número de mulheres que...

Estudante é assaltado e agredido em crime de homofobia e racismo no Rio

Horas após um “beijaço” contra a homofobia no Rio,...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=