Para 83%, racismo e discriminação cresceram em São Paulo, diz pesquisa

Enviado por / FonteRede Brasil Atual

São Paulo – As declarações do presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão, negando existir racismo no Brasil, não condizem com o que pensa boa parte dos brasileiros. Sobretudo a população paulistana. Segundo a edição de 2020 da pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais”, da Rede Nossa São Paulo, o racismo existe e está em alta na capital paulista. De acordo com o levantamento, chega a 83% das pessoas entrevistadas a percepção de que discriminação contra a população negra aumentou nos últimos dez anos.

O estudo buscou identificar, além da percepção sobre discriminação em São Paulo, a opinião sobre medidas que possam ajudam a combater o racismo na cidade. E também a sensação em relação ao impacto dos protestos ocorridos em diferentes lugares do mundo – especialmente depois da morte do norte-americano George Floyd. A Rede Nossa São Paulo quis saber ainda qual o papel das pessoas brancas no combate ao racismo, entre outras questões. É importante ressalvar: a pesquisa, em parceria com o Ibope Inteligência, foi feita em setembro. Portanto, antes das repercussões desencadeadas pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas por seguranças do Carrefour na quinta-feira (19), em Porto Alegre.

Para 82% das paulistanas e paulistanos, declarações com conteúdo racista ou preconceituoso feitas por políticos – como costumeiramente faz Bolsonaro – estimulam o racismo ou o preconceito.

Onde está o racismo em São Paulo
Em sete de oito locais avaliados pela pesquisa prevalece a percepção de que existe diferença no tratamento de pessoas negras e pessoas brancas. E em todos eles houve crescimento em relação a 2019.

Shoppings e comércio: 81% (12% a mais do que 2019)
Ruas e espaços públicos:75% (11% a mais do que em 2019)
Escola/ faculdade: 77% (15% a mais do que em 2019)
Trabalho: 74% (14% a mais do que em 2019)
Transporte público: 70% (13% a mais do que em 2019)
Hospitais e postos de saúde: 65% (13% a mais do que em 2019)
Local onde mora: 57% (21% a mais do que em 2019)
Ambiente familiar: 37% (15% a mais do que em 2019)
Além disso, para 74% das pessoas entrevistadas, os negros têm menos oportunidade do que brancos no mercado de trabalho. Mas 21% ainda acreditam que as oportunidades são iguais.

Confira a pesquisa completa

Efeitos do racismo para São Paulo
De acordo com o levantamento, 75% da população paulistana vê o racismo como um problema central na cidade e deve ser enfrentado com políticas públicas específicas.

A grande maioria das pessoas entrevistadas (85%) concorda que o racismo prejudica o desenvolvimento local. E 84% dos paulistanos concordam que a violência policial afeta principalmente as pessoas negras. Além disso, para 83%, as mobilizações internacionais antirracismo foram importantes para combater o preconceito.

Para 80%, aumentar a representatividade das pessoas negras na política e nos cargos de poder contribui para diminuir as desigualdades estruturais. E para 77% os partidos devem dedicar fundos de forma proporcional às campanhas de candidatos brancos e negros.

Segundo as pessoas entrevistadas, o aumento da punição por injúria racial e racismo e punições mais severas para policiais são as medidas que mais contribuem para o combate ao racismo na cidade de São Paulo, sendo citadas por 48% e 41% respectivamente.

Já 33% acreditam que debater o tema em escolas e incluir no currículo escolar é a melhor medida; 22% mencionam ser uma maior conscientização nas contratações e promoção de pessoas negras nos diversos setores, e 20% apontam ações das empresas para combater racismo entre funcionários e clientes;. Já 18% defendem eliminar as cotas raciais nas universidade e em outras instituições; 14%, marcas e empresas se posicionarem em campanhas sobre o racismo; 13%, ampliar as cotas raciais nas universidades públicas, e 11% pontuam cotas raciais em cargos de poder de decisão.

+ sobre o tema

Racismo contra Carrillo indigna os peruanos

Por:ANTÓNIO ADÃO FARIAS E JOÃO LOPES Numa altura...

Fim dos autos de resistência: temos realmente o que comemorar?

Nos últimos dias, veicula-se nas redes sociais e meios...

para lembrar

Brasil tem 85 mil inquéritos de homicídio em aberto

Número diz respeito a inquéritos intaurados até 2007....

Dia Municipal das Ações Afirmativas

Criado via projeto de lei pelo vereador Sílvio Humberto...

Daniela Mercury faz post contra violência racial no Brasil

Seguidores apoiaram causa de Daniela e aproveitaram o post...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=